Partilhar

Como cultivar abóboras

Como cultivar abóboras

A abóbora é um vegetal muito fácil de cultivar, com o qual pode fazer uma grande quantidade de pratos e sobremesas. Da mesma forma, existem muitas variedades de abóbora, de várias cores (laranjas, verdes, listradas...) e formas (redondas, alongadas, etc.), mas na hora de as plantar o processo a seguir é o mesmo para todas. A plantação da abóbora é feita no início da primavera, podendo-se atrasar um pouco caso hajam geadas e frio que as prejudicam. O terreno ótimo para cultivar abóboras deve ser solarengo e que mantenha a umidade. No entanto, é necessário uma extensão considerável de terra, uma vez que se desenvolvem horizontalmente. Para que o possa fazer você mesmo, em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como cultivar abóboras.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cultivar pepinos
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve escolher se quer plantar sementes ou então utilizar plântulas (plantas embrião) para acelerar o processo e adiantar a colheita. Se optar por esta segunda opção, plante as plântulas numa sementeira protegida, e depois das geadas do inverno pode transplantá-las quando já estiverem um pouco mais crescidas. O momento ideal de transplante das plântulas será quando estas tiverem duas ou três folhas.

Como cultivar abóboras - Passo 1
Imagem: mundoverde.com.br
2

Em terra seca, o terreno deve ser preparado com um arado ou enxada e com tempo suficiente para que se armazene a água das chuvas. Posteriormente deve deixar o terreno plano e livre das ervas daninhas.

3

Deve plantar a abóbora no início da primavera, mas caso o tempo esteja um pouco frio e se houverem geadas, pode atrasar o cultivo das abóboras por mais uns dias, até que o tempo melhore.

4

Se plantar diretamente sobre a terra, introduza apenas duas ou três sementes em cada buraco, porque a maior parte germinará e caso tenha demasiadas não terão espaço suficiente e força para crescerem e dar fruto. No entanto, deve deixar uma distância mínima de um metro entre cada buraco de sementes, para lhes dar espaço suficiente uma vez que crescem horizontalmente.

Como cultivar abóboras - Passo 4
Imagem: saudelar.com
5

Geralmente se a plantação foi feita depois de uma rega ou chuva não volte a regar mais, até que formem o primeiro fruto. Devemos evitar que a planta da abóbora fique sem água, regando-a regularmente, controlando a umidade adequada, mas tendo também atenção para não a alagar, porque poderá apodrecer.

6

O tempo que decorre desde a plantação até à colheita da abóbora costuma ser, dependendo de algumas zonas, de uns quatro meses, pouco antes das geadas do inverno. Quando as abóboras estão maduras apresentam uma cor laranja brilhante, com uma casca dura. Para além disso, as suas hastes começam a secar e a murchar.

7

Existem outros vegetais que pode cultivar na sua horta, como pimentos, berinjelas e ervilhas. Consulte os nossos artigos e saiba como o fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar abóboras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se pretende conservar as abóboras durante um longo período de tempo, corte-as com a haste ou inclusivamente com um pedaço do caule.

Escrever comentário sobre Como cultivar abóboras

47 comentários
A sua avaliação:
Gustavo Ricardo Cerqueira
Tenho dois pés de abóbora aqui em casa.
saem várias flores,porém essa caem sem dar frutos.
Gostaria de saber o que fazer para que essas plantas produzam,sem que caiam as flores.
GILDO RDORIGES DA SILVA FILHO
O MEUS PÉS DE ABOBORA, FICA A COISA MAIS LINDA, SENDO QUE CRESCE, CRESCE, E NÃO BOTA, OUTROS BOTA O FRUTO, CAI PEQUENO., AGUARDO RESPOSTA URGENTE GILDO RODRIGUES
Boles
Plantei sementes de moranga mas não vejo nenhuma flor fêmea, só nascem flor macho. Gostaria de saber o motivo. Sem mais Atenciosamente
Antonio Rocha
Bom dia !! já tentei plantar abobora varias vezes mas a flor cai e nao tem frutos ! eu preciso diminuir o pe quando ele fica muito comprido. Obrigado
Verônica Alcântara
Bom dia !! já tentei plantar abobora varias vezes mas a flor cai e nao tem frutos ! eu preciso diminuir o pe quando ele fica muito comprido? obrigada
A sua avaliação:
Dionsio
gostei muito sobre as aboboras estou começando um projeto de um rancho onde meu interesse que ele seja modelo de cultivo hidroponico e entre outros..tbm gostei de uma materia sobre criacao de abelhas sem ferrao , caso saibam algo tenho interesse ... com relaçao a hidroponia ja tenho um projeto pronto para 5640 mudas ? obrigado
A sua avaliação:
silmara zeferino
moro em ivaipora pr onde posso comercializar abobora em grande quantidade
A sua avaliação:
mauri antonio dutra dresch
gostaria de saber se existe no mercado algum tipo de semente de abobora transgenica . se for atendido ficarei muito grato .
A sua avaliação:
Izaias Mendonça Silva
Como saber,que as abóboras estão boas pra retirar?
A sua avaliação:
Andreia
Obrigada pelas dicas. Plantei sementes de abóbora (daquela mais tradicional) acho que no meio da Primavera qui na França e do lado umabatata que estava enraiizando. Somente as sementes da abóbora vingaram e deram folhas grandes, isso ja tem uns 5 meses +-. Aina nao tem flores, mas tem uma folinha q secou totalmente. Me arrependi de ter transplantado num local onde os raios solares atingem apartir de meio dia ateh umas 16hs. Mto sensiveis a folhas. Tem umas ervas que nascem ao redor e tem épocas aqui que da mtos escargots (aqueles caracoîs nojentos rsrsrs). Eu gostaria de saber se ha mais algum cuidado q devo tomar.

Como cultivar abóboras
Imagem: mundoverde.com.br
Imagem: saudelar.com
1 de 3
Como cultivar abóboras

Voltar ao topo da página