Partilhar

Como cultivar cogumelos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cultivar cogumelos
Imagem: lacocinadeinma.com

Os cogumelos são muito fáceis de cozinhar e combinam com quase todo o tipo de alimentos: molhos de massa, frango, carne, cordeiro, saladas; as opções são infinitas e sempre deliciosas. Ao contrário de outros cultivos, o de cogumelos é muito delicado e cada passo deve ser seguido estritamente. Por isso, neste artigo de umComo.com.br explicamos como cultivar cogumelos.

Também lhe pode interessar: Como cultivar pepinos
Passos a seguir:
1

Os cogumelos precisam de uma base para se poderem desenvolver, já que não absorvem os minerais da terra devido à sua carência de clorofila. Por isso é necessário que o cultivo seja realizado em uma base de esterco para que os fungos possam ser desenvolvidos corretamente.

2

O cultivo dos cogumelos deve ser realizado em lugares escuros como grutas ou adegas, e é importante vigiar a ventilação, já que os cogumelos precisam de 0,1% de CO2, nunca acima dessa porcentagem. Para o cultivo de cogumelos existem em lojas especializadas sacos especiais que permitem o desenvolvimento ótimo de sua semeadura.

3

A temperatura neste cultivo representa um papel importante, o ideal é que se mantenha entre 12 e 14 graus com uma umidade de 80%. No entanto, a semeadura dos micélios, o que forma a estrutura vegetal do fungo, só poderá ser feita quando a temperatura for de 24 graus. Esta semeadura deve ser feita injetando com uma seringa de plástico os micélios no esterco.

4

Após a injeção é hora do composto, e para isso é necessário esquentar o esterco a 20ºC para estimular o crescimento dos micélios e portanto, das raízes. Uma vez que já tenha suas raízes, é hora de colocar frio cobrindo com uma camada de musgo frio, tampando com uma manta fina e pulverizando água mineral várias vezes ao dia. Passado os 10 dias deve destapar o cultivo e continuar a pulverizar água para ver seus primeiros cogumelos.

5

Após ter seus primeiros cogumelos, a irrigação deve ser feita duas vezes ao dia com água mineral e nunca deve umedecer seus fungos, só o musgo.

6

Quando perceber que os cogumelos têm seu tamanho regular e estão suaves ao tato: é o momento de fazer a coleta! Deve apanhá-los com cuidado pelo chapéu e tirá-los suavemente com um movimento lento e giratório, como se abrisse uma garrafa, tendo muito cuidado de não danificar o cultivo. Nunca os corte e use-os no mesmo momento da sua coleta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar cogumelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar cogumelos

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Mauro Santanna
Morei fora do pais por 16 anos ,,cogumelos frescos, era muito barato, devido ao fato de ser facil sua produçao,,entanto aqui no Brasil eles valem peso em ouro,, como é possivel? Quero produzir cogumelos com qualidade espaço pequeno e em quantidade,, como já vi isso ser feito lá fora. Pode ma ajudar?
Augusto
bem , gostei, mas eles não deviam ser germinados em madeira podre? Pra quem não puder usar esterco?
A sua avaliação:
CELSO
PARA CULTIVAR COGUMELOS EM CASA ,PRECISA DE MUITO ESPAÇO FISICO?

Como cultivar cogumelos
Imagem: lacocinadeinma.com
Como cultivar cogumelos

Voltar ao topo da página