Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar cenouras

Como plantar cenouras

Existem vários tipos de cenouras, quer seja pelo seu comprimento ou pela sua forma. Temos compridas, intermédias, arredondadas, cilíndricas com uma extremidade achatada e cônica. Os três principais tipos de cenoura são: as grandes para ser consumidas cruas e guisadas, as alongadas e finas são embaladas e as últimas são as mais doces para o consumo fresco. As cenouras são perfeitas para por em saladas e complementar uma infinidade de pratos. Se quer aprender a plantar cenouras, veja este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:

  • Terra
  • Sementes de cenoura
  • Água
Também lhe pode interessar: Como plantar repolho

Passos a seguir:

1

O solo e a terra para o cultivo de cenouras é um barro leve mas profundo que não seque com demasiada rapidez. Não lhe recomendamos que ponha estrume fresco, porque faz com que as raízes não cresçam bem. O que pode fazer é pode fazer é colocar composto ou estrume bem fertilizado removendo a terra umas duas semanas antes do plantio da cenoura, a uma proporção de 70g por m2. A raiz principal deve penetrar na terra, portanto a terra tem que estar bem fertilizada até uma certa profundidade.

2

Se quer semear cenouras num vaso ou viveiro, se têm um viveiro quente, semeie as cenouras redondas em Janeiro, por outro lado, se o viveiro é frio semeie a meio de Fevereiro. Devem ficar a uma profundidade de uns 23 cm e ponha as sementes muito espaçadas em filas com uns 15 cm de separação.

3

Se quer semear no jardim de casa, terá que começar em março até julho, se estiver no hemisfério norte do planeta, se estiver no hemisfério sul terá que acrescentar 6 meses. Faça as sementeiras intermédias de cultivo principal em maio ou inícios de junho. As cenouras compridas devem ser semeadas em maio, no máximo, para as sementeiras em céu aberto, deixe entre 20-23 cm entre as fileiras, para as variedades de cenouras de cabeças curtas e de 25-30 centímetros para os cultivos principais. As sementes devem ser colocadas a um centímetro de profundidade. Se semear sem controlo, deve utilizar umas 80g por zona, ficando a distância definitiva entre plantas com uns 15-20 cm, o que supõe que fiquem a distâncias inferiores do recomendado, terá que proceder ao desbaste de plantas.

4

Em muitas ocasiões pode deixar o desbaste até que as sejam grandes o suficiente para o consumo, mas recomendamos que faça um desbaste preliminar a 2-5 cm. Desbaste os cultivos principais a 8-10 cm de distância e as sementeiras de julho a 5 ou 8 cm. Apenas tem que fazer isto quando as plantas tiverem um tamanho aceitável.

5

Se vive num lugar seco, tem que regar muito bem as fileiras antes de as desbastar. Depois pressione com o pé todo o solo e regue novamente. Uma coisa que não deve fazer, é colher antes do tempo as fileiras de cultivo principal, porque isto incentivará a mosca da cenoura, porque estas moscas põem ovos nos buracos deixados.

6

Para recolher as cenouras, levante as raízes de cultivo principal a finais de Outubro. Com a ajuda de uma pequena pá ou forquilha, liberte as raízes antes de as arrancar e esfregue-as para as limpar bem dos restos de terra. Corte as raízes a uns 13 mm da coroa. Separe todas as cenouras danificadas ou rasgadas para o consumo.

Sugestão: Como plantar agave palito

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cenouras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Para conservar as cenouras do meio ambiente, coloque-as num monte com as raízes para dentro. Cubra com uma camada de feno ou palha e outra de terra. Deixe um punhado de material de cobertura sobressaído para cima, de modo a poderem respirar, para evitar a sua decomposição. Em março, retire a terra, senão criarão rapidamente rebentos. Raspe as raízes que se possam ter formado e passe as cenouras para uma caixa.
  • As folhas da cenoura são brilhantes e saudáveis. Se perderem a sua frescura, podem aparecer pulgões ou moscas da cenoura.
  • A mosca da cenoura aparece entre abril e junho e põe os ovos perto das raízes. Quando nascem as larvas, estas atacam as cenouras e a folhagem adota uma cor avermelhada e depois amarela. Recomendamos que se previna pulverizando os sulcos com BHC antes de semear, ou tratando as plantas jovens com um spray inseticida à base de trichlophon. As cenouras não se devem comer nas três semanas seguintes ao tratamento.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Benedito Alberto
Muito bom.. Existe uma forma fácil para a sementeira?.. De 5cm em 5cm deixar cair uma semente é bem puxado.. Valeu!
vozinha09
tudo muito legal; a dificuldade, é encontrar sementes novas;as que encontro no mercado,planto mas não nasce,como coentro ,salsinha,alface
CLOVIS VILLAS BOAS
gostaria de saber qual a profundidade necessária quando a cenoura e plantada em caixas de horta suspensa. grato
Carlos Silva
Tenho uma pequena horta orgânica, com muito sucesso na produção de cenouras; porém, usei em média, um litro de esterco por metro quadrado, além de muita matéria orgânica.
cley sofrino
adorei bastante muito bom saber umpouco do cultivo de todas culturas e seu espaxamentos peofundidade e seu clima tambem gostei.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Cley! Que bom que gostou das dicas. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
Ariane Felicio
oi gostei muito sobre o que explicaram mas como eu vou saber quando colher
joselito goes
bom adorei esse artigo pois ele nos da um norte do que devemos fazer para que possamos ter um bom plantio de cenoura,muito valeu.
lana brasil
Ola, obrigado vocês mim ajudaram bastante, adorei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lana, que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo comentário :)
Gleydson
Ótimo artigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gleydson, muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
denis c c cardoso
muito interessante este artigo, foi de grande valia para mim.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Denis, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Como plantar cenouras