Partilhar

Como plantar agave palito

 
Por Letícia Lima. Atualizado: 15 fevereiro 2019
Como plantar agave palito

Planta suculenta originária do México, a agave palito ou Agave geminiflora (nome científico da agave palito) é uma planta resistente ao calor e ao sol pleno. Suas folhas nascem em pares (de onde vem o "gemini", ou "gêmeos", do seu nome científico). Seus filamentos brancos dão um charme todo especial a essa planta, perfeita para decorar jardins de regiões de sol abundante no Brasil - no frio ou na sombra, a agave palito não se desenvolve plenamente e acaba morrendo. Se você deseja obter o lindo efeito paisagístico dessa planta em seu jardim ou quinta, descubra no umCOMO como plantar agave palito.

Também lhe pode interessar: Como plantar agave azul

Como cultivar agave palito

Como plantar e cultivar agave palito? Essa planta exótica e exuberante pode trazer uma série de dúvidas para aqueles que desejam apreciar sua beleza dentro de casa. É preciso estar atento a alguns detalhes importantes:

Plantio

Via de regra, o plantio da agave palito é feito por mudas e não por sementes, porque o desenvolvimento dessa planta é muito lento. Como fazer mudas de agave palito? O ideal é pedir a um jardineiro que faça as mudas ou comprá-las já prontas, facilitando assim seu trabalho e obtendo resultados mais rápidos.

Mas, onde comprar agave palito? Diversos sites brasileiros comercializam mudas da Agave geminiflora, com preços que variam entre R$60 e R$80, sem a taxa de entrega. Você também pode consultar a loja de plantas e jardinagem da sua cidade para saber se eles possuem mudas de agave palito disponíveis para venda!

Solo

Depois de ter adquirido suas mudas, é hora de plantá-las no solo:

  1. Abra sulcos na terra de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura, ou escolha um vaso com essas proporções ;
  2. Um bom solo para a agave palito deve ser bem drenado (metade areia e metade terra), mas enquanto a planta está na fase de muda o ideal é mantê-lo um pouco úmido. Isso só deve acontecer nas primeiras semanas;
  3. A muda deve ser retirada do saco plástico com cuidado, e o jardineiro deve evitar remover a terra das raízes (essa terra é rica em substratos e ajudará a planta a se desenvolver).

Gostou da ideia de ter uma agave palito em seu quintal? Confira mais ideias sobre quais são as melhores plantas para o exterior.

Como plantar agave palito - Como cultivar agave palito

Como cuidar de agave palito

Apesar de aguentar bem as altas temperaturas, a agave palito exige ainda alguns cuidados. Confira!

  • A agave palito não se dá bem no frio e na sombra, portanto plante-a em um local com sol em abundância. Outras sugestões de plantio são 6 suculentas de sol pleno e outros tipos;
  • O solo ideal para a agave palito é bem drenado para evitar excesso de umidade na raiz (o que apodreceria a planta), portanto ela deve ser regada apenas uma vez por semana nos meses de verão e uma vez por mês nos meses de inverno.
  • A agave palito só floresce uma vez! Aproveite esse momento único, pois após algum tempo a planta irá morrer, independentemente de seus cuidados. Mas fique tranquilo: o crescimento dessa variedade de agave é muito lento, e ela atinge no máximo um metro e vinte centímetros de altura.

Se você é um fã da agave palito, talvez possa se interessar por uma outra variedade dela: a agave azul. Confira o artigo de umCOMO sobre como plantar agave azul.

Agave palito rubra

Na verdade, não existe agave palito rubra. A planta pertence a outra família, a das Agave stricta. A agave rubra observa as mesmas técnicas de plantio e cuidado do que a agave palito, no entanto, por ser mais rara devido ao tom avermelhado, sua muda pode ser difícil de encontrar ou ser muito cara.

Ambas as plantas são nativas do México e se dão bem com sol pleno e pouca água, o que é excelente para aqueles que não têm um "dedo verde". Se mesmo assim você achar que as plantas agave exigem muitos cuidados, você pode investir em cactos e suculentas para dar um toque paisagístico a sua casa e jardim.

Pequenos cactos são ótimos para ambientes internos que recebem bastante sol, por exemplo. Confira nosso artigo como plantar cactos em vasos pequenos e adicione um toque de verde a sua casa.

Como plantar agave palito - Agave palito rubra
Imagem: worldofsucculents.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar agave palito, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • SÍTIO DA MATA. Agave palito. Disponível em: <https://www.sitiodamata.com.br/agave-palito>. Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
  • WORLD OF SUCCULENTS. Agave stricta f. rubra. Disponível em <https://worldofsucculents.com/agave-stricta-rubra-red-hedgehog-agave>. Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
  • THE ENCYCLOPEDIA OF SUCCULENTS. Agave stricta f. rubra hort. Disponível em: <http://www.llifle.com/Encyclopedia/SUCCULENTS/Family/Agavaceae/572/Agave_stricta_f._rubra>.Acesso em 14 de fevereiro de 2019.

Escrever comentário sobre Como plantar agave palito

O que lhe pareceu o artigo?

Como plantar agave palito
Imagem: worldofsucculents.com
1 de 3
Como plantar agave palito

Voltar ao topo da página