Partilhar

6 suculentas de sol pleno e outros tipos

 
Por Letícia Lima. Atualizado: 19 setembro 2018
6 suculentas de sol pleno e outros tipos

As suculentas são plantas bonitas e resistentes muito utilizadas na decoração de interiores, pois suas formas são diferenciadas e elegantes. Assim como os cactos, as suculentas gostam de muito sol e se dão bem com pouca água - dessa forma, mesmo que você não tenha um “dedo verde” é possível cultivá-las e apreciar sua beleza e delicadeza. Existem vários tipos de suculentas: verdes, coloridas, que gostam de sol pleno e que se dão bem na sombra. Cada uma delas tem sua característica e charme especial. Confira em umCOMO toda a informação sobre essas 6 suculentas de sol pleno e outros tipos e dê um toque de jardim na sua casa!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de suculentas

Suculentas de sol pleno: quais são?

A maioria das suculentas é bem resistente e se desenvolve bem em sol pleno. Veja alguns nomes de suculentas que gostam de sol pleno:

  • Jade (Crassula ovata): a jade parece uma pequena árvore - seus ramos são bonitos e muito delicados. Deixe-a tomando sol direto e regue-a quando a terra estiver seca.
  • Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica): a lança de são Jorge é uma suculenta bonita e elegante, que aguenta poucas regas e se dá bem com sol em abundância.
  • Bálsamo (Sedum dendroideum): nativo do México, o bálsamo suporta tranquilamente temperaturas de calor intenso. Água em excesso pode matar seu bálsamo, fique atento!
  • Rabo de burro (Sedum morganianum): também nativo do México, o rabo de burro tem formas bem interessantes e fica bonito se plantado em vasos suspensos. Suas hastes podem atingir até um metro de comprimento.
  • Orelha de gato (Kalanchoe tomentosa): originária da ilha de Madagascar, na África, a orelha de gato tem folhas aveludadas e pode morrer se for excessivamente regada. Opte por regas apenas quando o solo estiver bem seco.
  • Rosa de pedra (Echeveria elegans): essa linda suculenta de origem mexicana é de fácil propagação e cuidado. Ela se dá bem com sol pleno e regas esparsas, exigindo pouco cuidado.

Dica: Se você se interessou por suculentas de sol pleno, não deixe de ver também os melhores cactos para decorar a casa. Cactos e suculentas formam uma combinação imbatível!

 

6 suculentas de sol pleno e outros tipos - Suculentas de sol pleno: quais são?

Suculentas que gostam de sombra

Mesmo que as suculentas sejam famosas por se dar bem com luz solar em abundância, existem algumas espécies de suculentas que não gostam de sol. São suculentas que precisam de pouca luz para se desenvolver, ideais para aquele cantinho da casa que não recebe iluminação direta. Veja a seguir alguns exemplos de plantas suculentas de sombra:

  • Flor de maio (Schlumbergera truncata): a flor de maio faz parte da lista de tipos de suculentas coloridas. Natural da América do Sul, deve ser mantida à meia sombra e regada periodicamente.
  • Flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana): a flor da fortuna é uma suculenta colorida que fica linda em vasos. Cuidado com o excesso de água, opte por regá-la apenas quando a terra estiver bem seca.
  • Ripsális (Rhipsalis baccifera): a ripsális gosta de sombra e regas bem espaçadas. Seus ramos são verdes e bonitos.
  • Planta pedra (Lithops sp): originária do continente africano, a planta pedra é uma suculenta semelhante a pequenas rochas, de onde vem seu nome. Gosta de pouca água e faz parte do grupo de suculentas que precisam de pouca luz.
  • Rabo de lagartixa (gênero Haworthia): essa suculenta deve ser mantida na sombra para preservar o verde de suas folhas. É muito utilizada na decoração de interiores.

Sugestão: Confira também nosso artigo como fazer suculentas coloridas.

6 suculentas de sol pleno e outros tipos - Suculentas que gostam de sombra

Suculentas: como cuidar?

Como foi dito anteriormente, as suculentas são plantas que não precisam de muitos cuidados e, justamente por isso, indicadas para aqueles com pouca experiência na jardinagem. Contudo, algumas coisas devem ser observadas - principalmente quanto às regas. Suculentas podem ficar na chuva? A resposta para essa pergunta é não. O excesso de água apodrece as raízes das suculentas. Portanto, se seus vasos estiverem em local descoberto, leve-os para um lugar protegido da chuva.

Outros aspectos importantes relacionados ao cuidado com as suculentas é manter a drenagem do solo em bom estado para evitar o apodrecimento das raízes. Vasos de cerâmica são preferíveis aos de plástico, pois absorvem menos calor. A adubação também deve ser realizada periodicamente para manter os nutrientes do solo em equilíbrio - dê preferência à fertilizantes naturais em detrimento do NPK comprado em lojas de jardinagem. Confira nosso artigo sobre como fazer adubo natural para saber mais.

Veja também: Como plantar mini suculentas - 7 ideias muito fofas

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 suculentas de sol pleno e outros tipos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre 6 suculentas de sol pleno e outros tipos

O que lhe pareceu o artigo?

6 suculentas de sol pleno e outros tipos
1 de 3
6 suculentas de sol pleno e outros tipos

Voltar ao topo da página