O cultivo de plantas

Como cuidar da suculenta rosa de pedra

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 26 novembro 2019
Como cuidar da suculenta rosa de pedra
Imagem: arquidicas.com.br

A rosa de pedra é uma linda suculenta - seu formato lembra o desabrochar de uma rosa. Aliás, a crescente popularidade das suculentas têm sua razão de existir: esse tipo de planta se dá bem até com quem não tem um "dedo verde", ou seja, altas habilidades para cuidar de plantas. Bonitas e elegantes, as suculentas dão um toque de verde a ambientes internos se dão bem com pouca água e alta luminosidade. Como a rosa de pedra é um desse tipo de planta, com ela não seria diferente. Por isso, umCOMO reuniu dicas sobre como cuidar da suculenta rosa de pedra. Confira a seguir!

Também lhe pode interessar: Como fazer suculentas coloridas

Índice

  1. Suculenta rosa de pedra: nome e origem
  2. Planta rosa de pedra: como cuidar
  3. Como fazer mudas de rosa de pedra
  4. Como cuidar de suculentas: dicas gerais

Suculenta rosa de pedra: nome e origem

O nome científico da rosa de pedra é Echeveria elegans Rose. Essa linda e charmosa plantinha também é conhecida como bola-de-neve mexicana, isso porque a origem da rosa de pedra são os áridos desertos do México. A relação dessa planta com o deserto é bem clara: suculentas gostam de pouca água e sol em abundância.

Elas também possuem um simbolismo muito interessante, porque o significado da rosa de pedra está relacionado a tranquilidade, amor e ternura. Sem dúvidas, ter uma planta dessa em casa poderá ajudar a trazer boas energias para seu lar.

Na imagem abaixo, podemos ver uma forração de rosa pedra. Forração é um termo da jardinagem utilizado para plantas de pequeno porte que crescem na horizontal, "forrando" o solo. São lindas, não?

Como cuidar da suculenta rosa de pedra - Suculenta rosa de pedra: nome e origem
Imagem: http://vrk1309.blogspot.com

Planta rosa de pedra: como cuidar

Em geral, as suculentas são plantas que exigem poucos cuidados. Por isso, as rosas de pedra não são muito exigentes. Veja algumas dicas a seguir:

  • A rosa de pedra ou Echeveria se dá bem em praticamente todos os climas do Brasil. Logo, não importa se você mora no Norte ou no Sul do país - a Echeveria sempre vai encontrar seu lugar.
  • O solo ideal para a rosa de pedra é rico em matéria orgânica e com boa drenagem para não apodrecer as raízes. Confira nosso artigo sobre como fazer fertilizante caseiro para garantir um bom desenvolvimento da sua plantinha.
  • Você deve posicionar sua bola-de-neve mexicana em um local com luminosidade boa e abundante, mas evitando a incidência direta da luz solar durante períodos prolongados. Apesar de gostar muito de sol, as folhas da Echeveria podem se queimar com uma exposição muito intensa aos raios. Portanto, o ideal é deixar que tomem apenas o sol da manhã. Veja outras opções no artigo 6 suculentas de sol pleno e outros tipos.
  • Evite as regas em excesso! Basta umedecer um pouco a terra duas vezes por mês, sempre conferindo se a terra está bem drenada.
  • A rosa de pedra fica linda quando plantada em um vaso pequeno! Veja quais outras suculentas têm essa característica em nosso artigo como plantar mini suculentas - 7 ideias muito fofas.

Como fazer mudas de rosa de pedra

Fazer mudas ou propagar rosa de pedra é uma atividade muito simples e bem interessante de se fazer com as crianças, pois ensina muito sobre o ciclo da natureza. Siga o passo a passo e descubra como fazer:

  1. Retire algumas folhas da planta mãe;
  2. Coloque as folhas escolhidas sobre uma folha de papel e deixe secando até a ferida cicatrizar (irá se formar uma espécie de película no local onde a planta filha se rompeu da planta mãe);
  3. Coloque as folhas em um vaso com terra fértil e levemente úmida e aguarde. Dali a alguns dias, novas folhinhas surgirão por brotamento!
  4. Se desejar, você pode plantar cada uma dessas folhas com brotos em vasos individuais. Dar uma planta propagada por você mesmo é uma boa opção de presente para pessoas queridas.
Como cuidar da suculenta rosa de pedra - Como fazer mudas de rosa de pedra
Imagem: diariodeumasementeira.blogspot.com

Como cuidar de suculentas: dicas gerais

O principal cuidado a ser observado com todas as suculentas (não só a rosa de pedra) é sobretudo quanto às regas. O solo desse tipo de planta não pode jamais ser úmido, porque suas raízes apodrecem facilmente. Por isso, é necessário que o intervalo entre uma rega e outra seja bem espaçado, sobretudo nos meses mais frios do ano, além de evitar que sua suculenta tome chuva.

Também é preciso garantir que a água do vaso possa escoar com facilidade. Cubra o fundo com cascalho, preencha com uma camada de areia e só então coloque a terra. Esses elementos irão garantir que o excesso de umidade não ficará retido e prejudicando sua plantinha.

Leia também: Como fazer cactos coloridos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da suculenta rosa de pedra, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Magda
O tronco da minha rosa de pedra está muito grande o que faço
Isabel Cristina
Ela esta estiolada, falta luminosidade para ela.
Leve-a para tomar sol pela manhã, depois a coloque em local iluminado sem sol direto . Demora um pouquinho para ela melhorar, mas insista.
Boa sorte.
A sua avaliação:
Cristiana Marto
Sabe me dizer qual o preço da rosa de pedra?
Imagem: arquidicas.com.br
Imagem: http://vrk1309.blogspot.com
Imagem: diariodeumasementeira.blogspot.com
1 de 3
Como cuidar da suculenta rosa de pedra