Partilhar
Partilhar em:

Como plantar bucha vegetal

Passo a Passo
1 comentário
 
Como plantar bucha vegetal

A bucha vegetal, buchinha, ou cabacinha, é uma planta do tipo trepadeira que floresce e tem bagas que por fora lembram um pepino. Por dentro dessas bagas estão as conhecidas buchas que são uma alternativa às esponjas artificiais de banho. Seu uso substitui esponjas convencionais, ajuda a esfoliar a pele e também pode ser usada na limpeza doméstica É bem possível que você já tenha visto buchas vegetais à venda em feiras ou mercados. Nem é preciso ter tanto espaço em casa assim. Se você quer produzir suas buchas naturais, umCOMO te ensina agora como plantar bucha vegetal.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como plantar alpiste
Passos a seguir:
1

Para plantar bucha vegetal você precisa de pelo menos 3 sementinhas da bucha. Elas ficam dentro da bucha. Se você tem uma bucha vegetal madura, basta abri-la sobre uma superfície e deixar secar que as sementes vão cair sozinhas, ou tirar as sementes com a mão ou com uma pinça.

Mas, caso você não tenha acesso a um pé de bucha para conseguir a semente, você pode procurar em uma loja de jardinagem ou pedir na feira ou em algum lugar que vendam a bucha vegetal.

2

A época ideal para realizar o plantio da bucha é na primavera, quando ela melhor se desenvolve, ou nos meses quentes, já que a bucha adora o calor e as estações mais quentes. Na hora de escolher o local, portanto, para plantar bucha você pode selecionar um bom lugar ao sol.

3

Por ser uma planta trepadeira, quando é plantada em chácaras e espaços maiores o ideal é ter um suporte grande de trepadeira ou cerca e plantá-la diretamente no solo. Mas, em casa você não precisará de tantas unidades de bucha, tampouco terá tanto espaço. Então, um vaso grande ou uma jardineira são suficientes para plantar bucha em em casa.

4

Comece preenchendo o vaso ou jardineira com terra preta. Você pode encontrar esse tipo de terra originária da Amazônia em versões artificiais em lojas de jardinagem.

5

Com o vaso preenchido, abra um buraquinho no centro com aproximadamente 3 cm de profundidade e largura. Use o tamanho do seu dedão como referência de tamanho.

6

Coloque as três sementes no mesmo buraco e cubra com um pouquinho de terra. Agora, regue mas não encharque a terra. Se o vaso ainda não está no sol, transfira-o para um lugar que receba luz direta do sol diariamente.

7

Agora o seu pé de bucha deve receber os cuidados essenciais. A rega deve ser realizada uma vez por semana de forma moderada sem encharcar a terra. Caso contrário, pode desenvolver fungos prejudiciais à planta.

8

Quando a planta começar a crescer é preciso colocar um suporte de trepadeira para que ela cresça verticalmente. No começo um palito de madeiro funciona, com o passar do tempo você terá de substituir por cabos maiores-.

9

Após plantar bucha vegetal, os frutos devem aparecer a partir de 1 ano. Para saber se já é hora de colher a bucha para utilizá-la, a casca deve estar amarela ou marrom. Na hora de colher, você até pode usar as mãos, mas o ideal é que utilize uma tesoura para não correr o risco de estragar a bucha e danificar a planta.

Então, basta abrir a casca e repetir o procedimento de tirar as sementes (explicado no passo 1). Sua bucha vegetal estará pronta para ser aproveitada!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar bucha vegetal, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como plantar bucha vegetal

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
rose
Boa tarde eu gostaria de saber como fazer muda a partir do bambu obg por compartilhar
Julia Latorre (Editor de umComo)
Oi, Rose. A muda de bucha pode ser transplantada quando já tem mais de 4 folhas.

Como plantar bucha vegetal
1 de 4
Como plantar bucha vegetal