Partilhar

Como plantar arroz

Como plantar arroz
Imagem: currentbuzz.my

O arroz é um alimento muito importante, dado que faz parte de quase qualquer cozinha brasileira. É originário de regiões úmidas do continente asiático, onde é consumido em grande escala. Recriando o ambiente habitual da planta de arroz, é possível plantá-la em casa e obter excelentes resultados. O cultivo da planta de arroz requer algum trabalho e paciência, mas é uma atividade gratificante para quem quer ter sempre arroz na sua despensa. umComo explica como plantar arroz para que nunca mais tenha de consumir este grão depois de ele ter passado por processos químicos industrializados.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como plantar mostarda
Passos a seguir:
1

Comece por escolher o arroz que você deseja cultivar, no caso de usar grãos em vez de sementes.

Caso prefira usar a segunda opção, acesse esse artigo para mais informação sobre como plantar a partir de sementes.

Dica: Grãos de arroz marrom não passam por tantos tratamentos quanto o arroz branco e, por isso, brotam mais facilmente.

2

Você vai precisar de um recipiente para fazer o plantio. Opte por baldes de plástico ou por um aquário. Se não tiver vasos, acesse esse artigo para saber como fazer um vaso com materiais caseiros.

Preencha os baldes ou o aquário com cerca de 15 cm de terra e encha com água até o solo ficar coberto em cerca de 5 cm.

Dica: Se vai usar sementes, faça uma desinfeção das mesmas com fungicidas antes de plantar para garantir um desenvolvimento saudável da planta.

Como plantar arroz - Passo 2
Imagem: 123noato.com
3

Coloque uma mão cheia de grãos de arroz marrom ou sementes da planta no recipiente de cultivo. Espalhe os grãos ou as sementes de forma homogênea para que afundem na água até ao topo do solo.

4

Posicione o recipiente de cultivo numa área com muito sol, pois sua planta brota em climas quentes. Ela deve receber luz do sol direta durante todo o dia. Se plantar dentro de casa, coloque uma lâmpada de calor apontada para os recipientes.

5

Garanta que o nível de água no recipiente sempre está 5 cm acima do solo até que os brotos ganhem entre 12 e 15 cm de altura.

Como plantar arroz - Passo 5
Imagem: wn.com
6

Quando atingirem essa altura, aumente o nível de água para 10 cm. Os seus brotos necessitam de água suficiente para concluírem o processo de crescimento. O nível de água deve ser absorvido de forma gradativa, não adicione mais líquido até à maturação.

Quando a planta estiver pronta para a colheita, o recipiente deve estar sem água ou com muito pouca quantidade. Esse processo dura, geralmente, 4 meses a concluir.

7

Colha os talos do seu arroz quando o seu tom mudar de verde para dourado. Corte-os com uma tesoura de jardim e envolva os pedaços em jornal. Deixe secar durante duas ou três semanas num lugar bem quente.

Como plantar arroz - Passo 7
Imagem: wuwm.com
8

Concluindo o processo de secagem, seu arroz está pronto para assar. Asse-os a 80º C durante cerca de uma hora. O forno não deve estar muito quente para evitar queimar os grãos. O tom do arroz deve estar mais escuro quando terminar de assar.

9

Depois de esfriarem, esfregue os grãos com as mãos ou com um pilão para separá-los das cascas.

O seu arroz está pronto a ser cozinhado e consumido!

Como plantar arroz - Passo 9
Imagem: embrapa.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar arroz, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar arroz

3 comentários
A sua avaliação:
Célio Costa
Gostaria de saber qual a quantidade de semente de arroz para a colheita aproximada de 10kgs de arroz pronto para o consumo.
José Aguirre
Primeiramente agradeço pelas informaçoes acima.Gostaria de saber se semeando os graos de arroz integral que usamos em casa,êle vai brotar?
A sua avaliação:
Informado
Interessante!
Editor umComo.com.br
Que bom saber que a informação foi interessante para você :)

Como plantar arroz
Imagem: currentbuzz.my
Imagem: 123noato.com
Imagem: wn.com
Imagem: wuwm.com
Imagem: embrapa.br
1 de 5
Como plantar arroz

Voltar ao topo da página