O cultivo de plantas

Como plantar arroz

Como plantar arroz

O arroz, de nome científico Oryza sativa, é um alimento muito importante dado que, ainda que seja originário de regiões úmidas do continente asiático, faz parte de quase qualquer cozinha brasileira, onde é consumido em grande escala. Além da importância que tem no Brasil, o grão é responsável por 20% da ingestão de energia e por 15% da de proteína[1], sendo essencial para a nutrição em escalas globais. Mesmo que seja produzido usualmente em gigantescas quantidades, o cultivo da planta de arroz em casa é possível, apenas requer algum trabalho e paciência, sendo uma atividade gratificante para quem quer ter sempre arroz na sua despensa.

Recriando o ambiente habitual da planta de arroz, é possível plantá-la em casa e obter excelentes resultados. Nesse artigo do umCOMO iremos te explicar como plantar arroz para que você nunca mais tenha de consumir este grão depois de ele ter passado por processos químicos industrializados.

Vai precisar de:

  • Sementes ou grãos de arroz
  • Baldes de plástico ou aquário
  • Terra
  • Água
  • Fungicida (opcional)
Também lhe pode interessar: Como plantar mostarda

Índice

  1. Escolhendo os grãos
  2. Preparando o solo para a plantação de arroz
  3. Como plantar arroz
  4. Como preparar o arroz para consumo

1. Escolhendo os grãos

Antes de qualquer coisa, é necessário que você comece por escolher o arroz que você deseja cultivar, caso vá usar grãos em vez de sementes. A escolha será essencial pois a qualidade dos grãos escolhidos irá influenciar em muito a facilidade com a qual os primeiros brotos surgirão e também a qualidade e quantidade do produto final.

Você deverá observar com atenção os grãos escolhidos para se certificar de que irá plantar unidades saudáveis, da mesma forma que se deve fazer quando plantamos sementes. Caso prefira usar a segunda opção, acesse esse artigo para mais informação sobre como plantar a partir de sementes.

Dica: se você quer saber como plantar arroz integral, anote que os grãos de arroz marrom não passam por tantos tratamentos artificiais quanto o arroz branco e, por isso, brotam mais facilmente. Você precisará, para fazê-los brotar, seguir os mesmos passos aqui ensinados, tendo a vantagem de que a germinação ocorrerá com maior facilidade.

2. Preparando o solo para a plantação de arroz

O arroz é uma fonte de proteínas, vitaminas e minerais, além de ser também uma fonte de energia em razão de sua grande quantidade de amido[2], entretanto, é necessário que a planta seja colocada em solo fértil e que favoreça seu crescimento para que os grãos se desenvolvam de forma plena.

Dica: se vai usar sementes, faça uma desinfecção das mesmas com fungicidas antes de plantar para garantir um desenvolvimento saudável da planta.

Recipiente

Antes de preparar o solo, você precisará encontrar um local para realizar o plantio caso não for realizá-lo diretamente no solo do chão, para isso, você vai precisar de um recipiente. Opte por baldes de plástico ou por um aquário. Se quiser saber como plantar arroz no potinho, apenas certifique-se de que não será pequeno demais e, se não tiver vasos, acesse esse artigo para saber como fazer um vaso com materiais caseiros.

Também tem como plantar arroz no algodão caso você for fazer uma experiência escolar, sendo dispensado o cuidado em relação aos nutrientes do solo, exigindo apenas que você forneça bastante água para a planta.

Água

Assim que os recipientes tiverem sido escolhidos, preencha os baldes ou o aquário com cerca de 15 cm de terra e encha com água até o solo ficar coberto em cerca de 5 cm. Não se assuste com a quantidade de água sugerida, afinal, o arroz é adaptado e precisa sempre de bastante hidratação, sendo um grão até mesmo capaz de sobreviver abaixo d'água[3].

Se você não tem a disponibilidade de manter um local altamente irrigado e precisa saber como plantar arroz de sequeiro, ou seja, como plantar arroz no seco, saiba que será necessário adquirir espécies específicas que lidam bem com a falta de água.

Adubo

O último cuidado em relação ao solo onde você plantará o arroz será o adubo a ser utilizado, afinal, toda planta precisa de nutrientes específicos e abundantes para se desenvolver. A primeira e mais fácil opção será a utilização de adubo NPK no solo, o que garantirá parte dos elementos necessário para a manutenção do solo.

Além do adubo NPK, você poderá utilizar opções mais naturais como os adubos orgânicos[4], que pode ser composto por restos de outros vegetais. Para aprender como aproveitar nutrientes fornecidos por vegetais para adubar seu solo, veja como fazer adubo natural.

Como plantar arroz - 2. Preparando o solo para a plantação de arroz
Imagem: Reprodução/123noato.com

3. Como plantar arroz

Agora que o solo já está todo preparado para a plantação, é hora de aprender a cultivar o arroz:

  1. Logo de início, coloque uma mão cheia de grãos de arroz marrom ou sementes da planta no recipiente de cultivo e espalhe os grãos ou as sementes de forma homogênea para que afundem na água até ao topo do solo.
  2. Posicione o recipiente de cultivo numa área com muito sol, pois sua planta brota em climas quentes e deve receber luz do sol direta durante todo o dia. Se plantar dentro de casa, coloque uma lâmpada de calor apontada para os recipientes.
  3. Garanta que o nível de água no recipiente sempre está 5 cm acima do solo até que os brotos das plantas de arroz ganhem entre 12 e 15 cm de altura.
  4. Quando atingirem essa altura, aumente o nível de água para 10 cm. Os seus brotos necessitam de água suficiente para concluírem o processo de crescimento. O nível de água deve ser absorvido de forma gradativa, não adicione mais líquido até à maturação.
  5. Quando a planta estiver pronta para a colheita, o recipiente deve estar sem água ou com muito pouca quantidade. Esse processo dura, geralmente, 4 meses a concluir.
Como plantar arroz - 3. Como plantar arroz

4. Como preparar o arroz para consumo

Ao contrário de alguns grão, o arroz não pode ser consumido sem preparo da forma que vem quando sai da planta originária, sendo necessário um preparo prévio para que, após, o alimento possa ser cozido e consumido.

Assim que os grão estiverem prontos para serem colhidos, colha os talos do seu arroz, o que deverá acontecer quando o seu tom mudar de verde para dourado. Corte-os com uma tesoura de jardim e envolva os pedaços em jornal. Deixe secar durante duas ou três semanas num lugar bem quente.

Concluindo o processo de secagem, seu arroz está pronto para assar. Asse-os a 80º C durante cerca de uma hora. O forno não deve estar muito quente para evitar queimar os grãos. O tom do arroz deve estar mais escuro quando terminar de assar.

Depois de esfriarem, esfregue os grãos com as mãos ou com um pilão para separá-los das cascas. O seu arroz está pronto a ser cozinhado e consumido!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar arroz, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. FERREIRA, F. de C.; SOUZA, A. R. de; SILVA, A.; MARQUES, E.; LANGER, M.; BORTOLINI, V. Índice de cocção do arroz (Oryza sativa). Anais da 14ª Mostra de Iniciação Científica, Universidade da Região da Campanha, Bagé, 2017. Disponível em: http://revista.urcamp.tche.br/index.php/congregaanaismic/article/viewFile/1277/813. Acesso em: 31/07/2020.
  2. WALTER, M.; MARCHEZAN, E.; AVILA, L. A. de. Arroz: composição e características nutricionais. Ciência Rural, Vol. 38, Nº 4, pp. 1184-1192, Santa Maria, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cr/v38n4/a49v38n4.pdf. Acesso em: 31/07/2020.
  3. Rice and water: a long and diversified story. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 2004. Disponível em: http://www.fao.org/rice2004/en/f-sheet/factsheet1.pdf. Acesso em: 31/07/2020.
  4. Recomendações técnicas para o cultivo do arroz de sequeiro. Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. - Brasília, 1996. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/98513/1/Recomendacoes-tecnicas-arroz-sequeiro.pdf. Acesso em: 31/07/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Daniel Ramos
Oi, está é uma boa enquete, agora estou bem para plantar meu Arroz Selvagem Canadense, aquele compridinho já tenho às Sementes, com base neste depoimento e com o Conhecimento de outras associações, obrigado UmCOMO.
A sua avaliação:
BRUNO
Excelente contribuição. Muito obrigado por compartilhar
A sua avaliação:
antonio danielson
muito bem explicado vou começar a plantar depois digo se funcionou
A sua avaliação:
william
Quando você fala ''arroz marrom'', quer dizer o arroz integral?
A sua avaliação:
Alessandro Clóvis
Parabéns Nídia pelo texto e pela explicação. tenho uma dúvida se você ou alguém poder me auxiliar agradeço antecipadamente, é possível plantar o arroz branco sem cascas destes normais que a gente usa no dia a dia que vem nestes pacotes plásticos de 5 Kg dos supermercados ?
A sua avaliação:
Joyciane
Explicou muito bem.
A sua avaliação:
valter claudino
bom animo eu tenho tempo e quintal to plantando hortalicia vi no seu site como plantar arroz me bentereçou.
A sua avaliação:
ALEXANDRE GABRIEL RUFATO
Muito obrigado,por compartilhar esse conhecimento!
A sua avaliação:
Célio Costa
Gostaria de saber qual a quantidade de semente de arroz para a colheita aproximada de 10kgs de arroz pronto para o consumo.
José Aguirre
Primeiramente agradeço pelas informaçoes acima.Gostaria de saber se semeando os graos de arroz integral que usamos em casa,êle vai brotar?
A sua avaliação:
Informado
Interessante!
Editor umComo.com.br
Que bom saber que a informação foi interessante para você :)
Imagem: Reprodução/123noato.com
1 de 3
Como plantar arroz