Partilhar

Como fazer hidrogel para plantio

Como fazer hidrogel para plantio
Imagem: hydrogel.info

Irrigar as mudas após seu plantio é algo muito importante e até fundamental, porém uma atividade que gera muitos gastos. Uma boa alternativa ao processo de irrigação é a de utilizar hidrogel durante o plantio.

Pensando nisso, a produção ou compra de hidrogel é uma boa recomendação para quem busca aumentar sua produtividade e bons resultados na hora de plantar, porém sem gastar excessivamente.

Neste artigo, o umComo.com.br separou mais informações sobre o produto, dicas para melhorar sua plantação e como fazer hidrogel para plantio.

Também lhe pode interessar: Como plantar Hera

O que é hidrogel

O hidrogel surgiu na década de 50 por uma empresa americana, com o objetivo de melhorar a produtividade da plantação, diminuindo os gastos com a água. Porém, foi nos anos 70 que uma empresa britânica, após a expiração da patente, resolveu melhorar as propriedades do hidrogel quanto à sua capacidade de retenção de água, elevando-a. Porém, o produto era de preço elevado, o que o tornava inviável para a maioria dos fins agrícolas.

A partir daí, inúmeros trabalhos e estudos foram realizados para que o hidrogel se tornasse o que é hoje: um produto eficiente parar condicionar o solo e, principalmente, por ter a capacidade de reter e disponibilizar água para cultivos, além de aumentar o armazenamento de água do solo onde é adicionado.

Características do hidrogel para plantio

O hidrogel se caracteriza por um polímero de super absorção. Possui alta capacidade de retenção de água, o que, na prática, significa que pode reter centenas de vezes mais do que o seu próprio peso. Isso tudo depende, claro, da necessidade das plantas. Além disso, é um produto inócuo ao meio ambiente e também inodoro. Possui aspecto de cristais miúdos e brancos.

Como fazer hidrogel para plantio - Características do hidrogel para plantio
Imagem: keelynet.com

Benefícios para o solo

O hidrogel possui muitos benefícios para o solo. Vamos listar aqui um dos mais importantes e notáveis:

  • Redução de perdas de água, gerando economia.
  • Redução do número de irrigação, reduzindo estes gastos em específico.
  • Melhora na aeração e na estrutura física.
  • Auxílio na redução da variação da temperatura do solo, que pode ser muito brusca.
  • Redução da lixiviação e da evaporação da solução de solo.
Como fazer hidrogel para plantio - Benefícios para o solo
Imagem: hydrogel.net

Benefícios para a planta

Além de ser um produto que não afeta o meio ambiente, melhora o solo e ainda gera economia aos agricultores, ele também faz bem para a planta. Veja abaixo os principais benefícios do hidrogel para a plantação:

  • Redução do stress hídrico.
  • Possibilidade de aproveitar mais os fertilizantes.
  • Gera maior enraizamento.
  • Melhora a germinação das sementes.
  • Redução da mortalidade das plantas e mudas.
  • Ajuda no aumento da produtividade do plantio.

Como fazer hidrogel caseiro

Se você está buscando formas caseiras de fazer seu próprio hidrogel, ao invés de comprá-lo a profissionais, saiba que existem testes que mostram que é possível fazer hidrogel com fraldas.

Para tal, é preciso retirar o gel que fica lacrado, rasgando o material e colocando-o em recipientes para medir a quantidade necessária. Uma fralda de tamanho adulto consegue fazer, em média, 12 recipientes médios de hidrogel.

O material das fraldas é um absorvente muito rico e, para torná-lo das mesmas características do hidrogel, basta inserir nele um pouco de mistura de solo, rica em nutrientes, à venda nas lojas comuns, para qualquer tipo de plantio.

Como fazer hidrogel para plantio - Como fazer hidrogel caseiro
Imagem: instructables.com

Recomendações para uso do hidrogel

Antes de usar o hidrogel para plantio, é preciso levar em conta qual a textura e como é a composição dos solos. Isso irá afetar as doses de produto recomendadas. Em seguida, busque pelo produto nas lojas especializadas e identifique na embalagem as instruções e recomendações específicas para o seu tipo de solo. As quantidades usadas devem ser sempre corrigidas segundo o ponto de saturação máxima de água no solo.

Na hora de aplicar o hidrogel no plantio, deverá colocá-lo somente no fundo da cova ou sulco.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer hidrogel para plantio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Para que o uso do hidrogel seja efetivo, você deverá evitar a todo custo inserir qualquer fertilizante na água de hidratação do plantio.

Escrever comentário sobre Como fazer hidrogel para plantio

8 comentários
Maria
Ótima dica de como fazer hidrogel, vou economizar bastante. Obrigada
Jose Paulino Gadioli
Onde comprar o polimero do hidrogel (Poliacrilato de Sodio.
Afonso Mauro Peres
Acabando com uma grande vulnerabilidade de qualquer cultura, parabéns , inovador!!!
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Afonso, continue acompanhando nossos artigos :)
ANGELA
BOA TARDE, POSSO PLANTAR AS SEMENTES COM HIDROGEL? SANSÃO DO CAMPO- CERCA VIVA
Rac Avila
O hidrogel e apenas uma forma de armazenar água no subsolo para a planta. Ampliando o conceito, pode-se fazer com tronco de bananeira cortada ao meio e colocada no fundo da cova, ou saco plastico qualquer, de lixo a sacolinha de supermercado ou lona preta, ou fundo de vasilha de plastico com até uns dez ( testei no máximo com vinte cms de altura) cms de altura.A água acumula ( cheguei a guardar 5 litros) no plastico.A planta se cuida e desenvolve raízes laterais e tem sempre água na central.TUDO e so uma questão de mudar o olhar.Repense os pré- conceitos!
maria jose bravo
por favor ,o que é mistura de solo? E como coloco o hidrogel na planta? Debaixo de cada muda? Qualquer tipo de planta? Verduras, flores , frutas? Desde já ,obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Maria Jose! A mistura de solo é um composto de terra com materiais orgânicos. Busque pelo produto nas lojas especializadas e identifique na embalagem as instruções e recomendações específicas para o seu tipo de solo. As quantidades usadas devem ser sempre corrigidas segundo o ponto de saturação máxima de água no solo. Na hora de aplicar o hidrogel no plantio, deverá colocá-lo somente no fundo da cova ou sulco, junto com a mistura de solo.
Manoel Elias Souza Jahel
colocamos as mudas na cova depois em seguida colocamos o hidrogel terceiro colocamos a terra que foi retirada da cova e isto mesmo
Editor umComo.com.br
Oi Manoel! Obrigado pelo seu comentário ;)
A sua avaliação:
vandatopio
gostei do artigo sobre como fazer hidrogel entre outros. onde encontrar uma pagina para curtir?
Editor umComo.com.br
Oi Vandatopio! Você pode curtir a nossa página de Facebook e acompanhar nossas novidades a partir de lá: https://www.facebook.com/umComo/ Muito obrigada pelo comentário valeu :)

Como fazer hidrogel para plantio
Imagem: hydrogel.info
Imagem: keelynet.com
Imagem: hydrogel.net
Imagem: instructables.com
1 de 4
Como fazer hidrogel para plantio

Voltar ao topo da página