Cuidar de uma planta

Como plantar ora-pro-nóbis em vaso

Como plantar ora-pro-nóbis em vaso

A planta ora-pro-nóbis ("rogai por nós" em latim), de nome científico Pereskia aculeata, é uma cactécea de propriedades medicinais e também utilizada na gastronomia graças a seu potencial nutritivo[1], o que dá à planta também o apelido de "carne de pobre"[2]. Muito comum no estado de Minas Gerais e no nordeste brasileiro, a ora-pro-nóbis tem flores coloridas em tom alaranjado, além de folhas fortes e uma grande capacidade de se adaptar a ambientes distintos. Se você se interessa pela planta e quer sabe como plantar ora-pro-nóbis em vaso, você já vai entender neste artigo do umCOMO!

Índice

  1. Ora-pro-nóbis: cuidados
  2. Ora-pro-nóbis: como plantar em vaso
  3. Ora pro nobis: benefícios

Ora-pro-nóbis: cuidados

A ora-pro-nóbis é nativa de florestas tropicais[1], entretanto, é uma planta bastante adaptável e que não requer muitos cuidados. Independente da facilidade com a qual a planta se desenvolve, é bom aprender alguns truques antes do plantio para deixar a ora-pro-nóbis bem cuidada e embelezar seu jardim.

  • Umidade: por ser uma cactácea e por vezes considerada um ancestral do cacto[3], a ora-pro-nóbis é bastante resistente à água de água, sendo preferível deixá-la em condições secas em detrimento às de excesso de umidade. Apesar da preferência da planta, mantenha-a úmida durante os períodos seguintes ao plantio, incentivando assim o crescimento de ramos. Caso possível, realize o plantio em período de chuva;
  • Solo: a qualidade do solo na qual a ora-pro-nóbis será plantada depende da sua intenção com a planta. Caso queira uma planta com uma aspecto muito bonito e florida, ou seja, se for fazer parte da decoração de seu jardim, o adequado é adubar o solo com N-P-K 10 10 10 antes de realizar o plantio. Caso o solo esteja pobre em nutrientes, a planta crescerá, entretanto, terá um aspecto menos bonito e suas flores e frutos não se desenvolverão muito bem. Outra boa dica é misturar a terra com areia, evitando assim acúmulos de água.
  • Luz: assim como outras cactáceas, a ora-pro-nóbis gosta de iluminação, sendo assim, coloque-a em ambiente onde haja incidência direta de sol ou então em meia-sombra e evita ambientes escuros. Em razão da preferência pela luz, evite também deixar a planta em ambientes internos ou cobertos.
  • Estacas: por ser uma planta trepadeira, é necessário dar sustento para a ora-pro-nóbis. No caso de plantio em vasos, é necessário utilizar estacas, que devem ser fincadas na terra do próprio vaso.
  • Poda: a poda dessa espécie só é necessária em caso de folhas danificadas, sendo assim, sempre dê uma observada na planta e remova as partas que apresentarem machucados ou que estiverem pouco saudáveis.

Se você se pergunta quanto tempo dura a flor da ora-pro-nóbis, saiba que elas são breves, brotam ao nascer do sol e acabam no fim do dia, entretanto, é uma planta que floresce diversas vezes, sendo assim, costuma passar bastante tempo com cachos cheios.

Como plantar ora-pro-nóbis em vaso - Ora-pro-nóbis: cuidados

Ora-pro-nóbis: como plantar em vaso

A ora-pro-nóbis pode ser plantada em vaso ou no solo, tudo depende de sua preferência. Agora que você já sabe os preparos antes do plantio, veja como devem ser feitos cultivos em vaso da ora-pro-nóbis:

    1. Em um vaso de ao menos 15 centímetros de altura, coloque uma terra adubada misturada com areia. O ideal é colocar 2 partes de terra para 1 de areia;
    2. Pague um ramo lenhoso e saudável da ora-pró-nóbis e remova da planta mãe;
    3. Corte o ramo em pedaços de aproximadamente 40 centímetros;
    4. Remova as folhas dos primeiros 15 centímetros do ramo e enterre-o;
    5. Regue o vaso e mantenha-o em meia-sombra.

    Em média após 3 meses desde o plantio já será possível observar que a ora-pro-nóbis estará bem fixada na terra e você poderá transplantá-la para o solo.

    Toda planta precisa de água, entretanto, para manter a ora-pro-nóbis saudável é necessário tomar cuidado com exageros. Para saber se já está na hora de regar a planta, coloque um dedo na terra e sinta se o solo está muito seco, regando apenas em caso de positivo.

    Na ora-pro-nóbis, o fruto é comestível e rico em carotenoides[4], substâncias transformadas em vitamina A pelo corpo. Para saber mais, veja quais são os benefícios da vitamina A.

    Ora pro nobis: benefícios

    Como já deu para reparar, a ora-pro-nóbis é uma planta que, além de bonita e perfumada, tem diversas utilizações e pode oferecer diversos benefícios. Veja abaixo as propriedades da planta:

    • Fortalece o sistema imunológico;
    • Melhor pele, olhos e cabelo;
    • Regula o funcionamento do intestino;
    • Causa saciedade;
    • Diminui o colesterol ruim[2];
    • Previne doenças do trato intestinal como câncer de cólon e hemorroidas;
    • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal;
    • Serve como detox;
    • Pode substituir a carne em função da grande quantidade de proteína;
    • Fortalece ossos e dentes.

    Veja também: Como plantar espinafres

    Como plantar ora-pro-nóbis em vaso - Ora pro nobis: benefícios

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar ora-pro-nóbis em vaso, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

    Referências
    1. SOUZA, M. R. de N. Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Mill.) como alternativa promissora para produção de proteína : densidade de plantio e adubação nitrogenada. Universidade Federal de Viçosa, 2013. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/18746/texto%20completo.pdf?sequence=1&. Acesso em: 14/05/2019.
    2. de ALMEIDA, M. E. F. CORRÊA, A. D. Utilização de cactáceas do gênero Pereskia na alimentação humana em um município de Minas Gerais. Ciência Rural, Santa Maria, v.42, n.4, p.751-756, abr, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v42n4/a11112cr5075.pdf. Acesso em: 14/05/2019.
    3. EDWARDS, E. J. DONOGHUE, M.J. Pereskia and the Origin of the Cactus Life-Form. The American Maturalist, vol. 167, no. 6. Disponível em: https://donoghuelab.yale.edu/sites/default/files/158_edwards_amernat06.pdf. Acesso em: 14/05/2019.
    4. QUEIROZ, C. R. A. MELO, C. M. T., ANDRADE, R. R. PAVANI, L. C. MORAIS, S. A. L. Composição centesimal de frutos de ora-pro-nóbis. 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T3296-1.pdf. Acesso em: 14/05/2019.
    Escrever comentário
    O que lhe pareceu o artigo?
    4 comentários
    A sua avaliação:
    Márcio Turco Teixeira
    Pra vasos eu acho melhor plantar a ora-pro-nobis arbustiva (Rhodocactus grandifolius, antiga Pereskia grandifolia). Ela se sustenta bem sozinha e não tende a se escorar em paredes/cercas/outras plantas. Também resiste mais a pragas e a falta d'água, e dá flores e frutos com mais frequência do que a Pereskia aculeata.
    Os únicos contras são os espinhos maiores e mais afiados, e o fato de que as folhas são muito babentas pra serem comidas cruas (só prestam refogadas ou em forma farinha).
    A sua avaliação:
    Francisco de Assis Alves
    eu, gostaria de saber com plantar ora-pro-nóbis em vaso?
    A sua avaliação:
    Joãozinho Amaral Soares
    A ora pro nobis tolera geadas?
    espaçamento de plantio a campo?
    teriam fotos da planta com frutos?
    como utilizar os frutos?
    as folhas também são comestíveis?
    Márcio Turco Teixeira
    A folha é a parte principal comestivel, pode ser colhida a cada 3 meses e preparada refogada, crua ou seca ao sol (Essa ultima pra moer e fazer farinha). O fruto também se come, mas não é lá essas coisas.
    Angelo Malacrida
    Achei excelente as orientações de como plantar ora pro nobis em vaso
    Gostaria de receber orientação de como proceder com um vaso de ora pro nóbis cujos ramos, desde que plantei, só crescem , tem alguns como nais de 2 metros e são finos,
    Ficaria imensamente grato se pudessem me orientar ,
    1 de 3
    Como plantar ora-pro-nóbis em vaso