Partilhar

Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo!

Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo!

Quem não gosta de uma boa salada para acompanhar as refeições? E que tal plantar a sua própria em casa, seja para evitar custos nas compras do mercado, consumir um produto mais orgânico e sem adição de fertilizantes ou pesticidas ou mesmo só pelo gosto de cultivar parte da sua própria alimentação numa horta caseira. Neste artigo, umCOMO te explica de maneira simples como cuidar de alface em vaso, plantado em casa.

Como cuidar de alface americana

Em primeiro lugar, você deve escolher a variedade de alface que deseja plantar. Como a alface americana é geralmente a mais comum na salada brasileira, vamos começar com ela. Lembrando que embora existam muitos tipos diferentes de alfaces hoje em dia, o seu cultivo, no geral, não se diferencia tanto e podemos cultivá-las geralmente sobre os mesmos cuidados.

Assim que possuir as sementes (geralmente com plantas assim de horta, é mais comum e mais prático comprarmos as sementes do que as mudas), busque uma daquelas cartelas sementeiras com vários e pequenos furinhos, é com ela que você preferirá brotar as sementes antes de transplantá-las para os vasos definitivos. Geralmente a semente não leva mais de uma semana para brotar depois de colocada na sementeira. Você pode preencher a cartela tanto com terra quanto com pequenos chumaços de algodão umedecido. Depois de posicionar as sementes, siga os passos:

  • Borrife uma pequena quantidade de água todas as manhãs com cuidado para não encharcar os pequenos torrões.
  • Deixe a sementeira com as sementes plantadas num local arejado e fresco, se possível, com um pouco de incidência de luz solar durante a tarde.
  • Espere até os primeiros brotinhos aparecerem antes de realizar o transplante para os vasos definitivos.

Agora, antes de transplantar as mudas de alface para o vaso definitivo, procure um local para deixar o vaso, onde seja arejado e possibilite que a planta possa receber um pouco de luz solar diária. Se você pretende plantar muitos pés de alface e ou até mesmo iniciar um pequeno negócio, considere comprar uma luz fluorescente, isso agiliza o crescimento dos pés de alface. Os pés de alface geralmente não precisam de qualquer fertilizante para se desenvolver bem, apenas uma boa rega e uma boa quantidade de luz solar diária são mais que o bastante para um cultivo saudável da alface americana. Se quiser saber mais sobre o cultivo de alface americana, confira nosso artigo como cultivar alface americana, em resumo, podemos dizer que algumas dicas no seu cultivo são:

  • Procure deixar os vasos próximos a janelas ou em áreas onde o seu alface possa ter uma boa fração de luz solar diária.
  • A rega deve ser feita em dias alternados, desta forma se mantêm o solo úmido mais constantemente, o que é ideal para um crescimento saudável dos seus alfaces. No entanto, evite encharcar os vasos de alface para não facilitar para as pragas ou doenças eventuais.
  • Como os pés de alface gostam de estar sempre em terra úmida, para evitar que essa umidade também favoreça o aparecimento de bactérias ou outros fatores que podem causar doenças nos pés, tente deixar a terra com boa fluidez colocando um pouco de areia no fundo do vaso e antes da terra e adubo, caso você pretenda utilizar na composição do vaso.

Veja também: Como plantar ora-pró-nóbis em vaso

Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo! - Como cuidar de alface americana

Como cuidar de alface d'água

Ao contrário do que muita gente pensa, a alface d'água não tem nada a ver com os alfaces que geralmente conhecemos, os de salada. A alface d'água é uma planta aquática conhecida pelas suas propriedades medicinais. Geralmente, consume-se o seu chá, por infusão ou decoção, indicado em casos de asma, disenteria, diabete insípida, enfermidades nos rins e bexigas, hidropisias, hemorroidas, hemoptises, inflamações, oftalmias, urinas sanguíneas, entre outros.

No geral, a alface d'água é bastante encontrada em lagos e a sua reprodução é simples: basta separá-las por touceiras e transferi-las para outros lagos ou bacias d'água. As mudas são baratas e podem ser facilmente encontradas em lojas de jardim, por mais que esta seja uma planta aquática.

As propriedades medicinais conhecidas da alface d'água são a antiasmática, emoliente, diurética, anti-hemorroidária, maturativa, expectorante, antidisentérica, antiartrítica, etc.

Se quiser saber mais sobre o cultivo de alface d'água, confira nosso artigo em umCOMO sobre como plantar alface d'água. Confira também outros artigos sobre cultivo em nosso site:

Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo! - Como cuidar de alface d'água

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo!

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Luciano
É 'A sua" alface pelo amor... E valeu pelas dicas. :D
A sua avaliação:
ROBSON
Consegui tirar algumas dúvidas que tinha. Ajudou!!
Editor umComo.com.br
Oi Robson! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue seguindo os artigos do umCOMO!

Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo!
1 de 3
Como cuidar de alface em vaso - o guia definitivo!

Voltar ao topo da página