Cultivar frutas e hortaliças

Como cultivar alface americana

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 21 agosto 2017
Como cultivar alface americana

Alface americana, ou alface Iceberg, é uma das espécies de alface mais comuns nos supermercados brasileiros. Seu aspecto lembra um repolho grande fechado e suas folhas são grandes com algumas frisas. Essa variedade de alface tem sabor mais suave, sabor levemente adocicado e é ideal para usar em saladas com muitos ingredientes e também em sanduíches. Para saber como cultivar alface americana, se ligue nas instruções que o umCOMO elaborou a partir de informações.

Vai precisar de:
  • Sementes de alface americana
  • Terra adubada
  • Pá (opcional)
  • Luvas (opcional)
Passos a seguir:
1

O ideal para cultivar alface americana é que seja feito em clima com temperaturas entre 15 e 24º C. Portanto, opte por uma época do ano em que você sabe que as temperaturas estarão nessa média na sua cidade. O início da primavera ou final do outono costumam ser as melhores épocas para plantar alface por contas dos climas amenos.

2

O segundo passo para cultivar alface americana é escolher um tipo. Existem variedades e algumas delas inclusive se adaptam a climas mais ou menos frios. Antes de adquirir sua muda ou semente de alface americana informe-se sobre as necessidades de cada tipo de planta e suas características.

3

Agora que você já sabe qual tipo de alface americana irá cultivar, deve pensar se irá fazer esse plantio a partir de sementes, mudas ou transplantar alface de um vaso. Tenha em mente que as sementes demoram mais para brotar e devem ser cultivadas em um vaso ou sementeiro, as mudas crescem mais rápido e podem ser plantadas em um vaso médio ou grande ou na horta e as transplantadas têm a vantagem de maior controle sobre as condições climáticas.

Se você pretende plantar alface em uma época do ano em que as temperaturas não estão dentro da média de 15 a 24º C indicada, plantar mudas ou sementes em um vaso é a melhor opção para que você consiga controlar o clima do local e proteger de muito frio ou calor excessivo.

Dica: Confira também como cuidar de alface em vaso nesse artigo.

Como cultivar alface americana - Passo 3
4

Você pode comprar as sementes de alface americana em lojas de produtos para jardinagem ou online. Elas vêm em grandes quantidades e são muito pequenas. Cuidado para não perdê-las ao manusear a embalagem.

5

Uma etapa importante para cultivar alface americana é a escolha do local. Se você optou por plantar as sementes em um vaso, calcule o espaço de um quadradinho de sementeiro (mais ou menos 2,5 cm de cada lado) para cada punhado de sementes. Se você vai plantar as mudas diretamente na terra, em horta ou vaso, preveja pelo menos um palmo de distância entre cada muda.

Vaso ou horta, independente da escolha, ambos precisam estar em um local que receba 6 horas de luz solar por dia.

6

Os que vão cultivar alface americana a partir de sementes, devem começar preparando o vaso ou sementeiro com terra umedecida. Preencha as cavidades e aperte a terra deixando-a firme mas não compacta.

Como cultivar alface americana - Passo 6
Imagem: blog.giulianaflores.com.br
7

Cada muda de alface necessita de 15 a 25 sementes para nascer em um vaso. Se você quer plantar apenas uma muda, conte essa quantidade. Para mais mudas, multiplique pela quantidade desejada ou divida a quantidade que veio no pacote por 25,20 ou 15.

Nos sementeiros, 2 sementes em cada seção da bandeia devem bastar.

8

Coloque as sementes no centro do vaso ou das repartições do sementeiro e cubra com uma camada leve de terra.

Como cultivar alface americana - Passo 8
9

Mantenha uma rotina de aguar a terra diariamente (um borrifador dá a quantidade de água ideal), mantendo o solo sempre úmido e não encharcado. Nesse primeiro estágio você pode cobrir o vaso ou sementeira com um plástico filme com pequenos buraquinhos. Isso ajuda a manter o solo úmido e aquecido.

10

Em duas semanas as mudas devem começar a brotar. Quando atingirem 10 a 12 cm de altura é sinal que já estão prontas para serem replantadas. Antes de iniciar esse processo deixe que elas se acostumem com as condições do ambiente externo. Para isso, exponha-as a cada dia em área externa protegendo do vento e gradativamente vá aumentando o tempo de exposição.

Comece com uma hora, até deixar o dia inteiro.

11

O processo de replantio para cultivar alface americana pode ser feito com uma semente plantada a partir dos procedimentos explicados nos passos anteriores ou com uma muda comprada. A essa altura você já deve ter escolhido um canteiro em um local iluminado pela luz do sol e com as temperaturas ideais.

12

Comece preparando o canteiro que deve estar com terra adubada. Umedeça a terra com água e faça buracos rasos da profundidade de uma sementeira (no máximo um dedo indicador de profundidade). Como dito anteriormente, esses buracos devem ter no mínimo um palmo de distância entre cada um.

13

Com cuidado, retire as mudas do vaso ou sementeiro, sem separar a raiz das folhas, e transfira para o buraco na canteiro. Cubra a raiz com pouca terra, aperte suavemente e jogue água sem inundar.

14

Para cultivar alface americana você deve regar os pés de alface sempre que a camada de terra aparente no solo esteja com aspecto seco. Umedeça a terra mas não inunde e evite que a água caia sobre as folhas. Fique atento a pragas e ao sol.

Como cultivar alface americana - Passo 14
15

Sua alface americana estará pronta para ser colhida quando os pés apresentarem um aspecto firme. Colha sempre antes da época de altas temperaturas, isso pode acabar com a sua plantação.

Veja também: Como cuidar de alface

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar alface americana, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Tania Souza
Adorei a explicação, esta em uma linguagem simples e de fácil entendimento, parabéns
A sua avaliação:
MARTA COSTA VAZ
EXPLICAÇÃO MUITO CLARA
A sua avaliação:
Mario Erivaldo da Silva Lobato
Ótima aula estou começando sou de Amapá, desejo saber os oitos remédios para hortas
paulo sergio lucarelli
quero fazer perguntas porque que tento fazer minha horta aqui no sitio mas minhas plantas ficao amenicas tanto as alface como as demais nao sei se e o preparo dos canteiros e das covas emfim ficao feias
ana maria tarricone
gostaria de saber, os meses para o plantio de alface comum, pepino, repolho e couve flor
Imagem: blog.giulianaflores.com.br
1 de 5
Como cultivar alface americana