Cultivar frutas e hortaliças

Como cuidar de alface - Tudo o que é essencial

Como cuidar de alface - Tudo o que é essencial

A alface (Lactuca sativa) é uma planta comestível bastante comum no mundo todo. Originária da região leste do mar Mediterrâneo, e utilizada na alimentação humana pelo menos desde o ano de 500 antes de cristo, essa planta é ótima para a maioria das saladas que temos no mundo. O seu cultivo simples, que justifica também sua popularidade, pode ser feito em qualquer horta caseira e também em largas escalas. Porém, existem algumas dicas e técnicas que devem ser seguidas para que a alface desabroche e possa sair da terra diretamente para o seu prato. Nesse artigo de umCOMO, explicaremos de maneira simples como cuidar de alface, com as melhores dicas possíveis sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como transplantar alface

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para você que deseja cultivar o alface em sua casa é ver se a temperatura da sua região se encaixa com a recomendável para o cultivo da planta. A temperatura adequada para o cultivo do alface vai de 15ºC a 25ºC, sendo menor seu sucesso das regiões mais ao norte do Brasil. O início do cultivo do alface deve ser feito no início da primavera ou no final do outono para que a temperatura seja a mais amena possível. No entanto, isso não é uma regra e varia de região para região.

2

O jeito mais fácil e seguro de plantar fácil e através de sementes compradas. Por ser uma planta que geralmente é plantada em vários pés, é mais interessante fazer o plantio através do sementes, afinal, para as mudas vingarem todas vai ser uma peleja. Portanto, vá ao supermercado mais próximo e compre um pacote com sementes de alface, custa muito barato e contem muitos exemplares da semente para que tente várias vezes, caso dê errado.

3

O primeiro passo na hora de colocar a mão na massa é fazer o brotamento das sementes. Deve-se colocar as sementes em uma sementeira para que elas brotem. A profundidade em que as sementes devem ser colocadas na terra para germinem com qualidade é de 0,5cm a 1cm. São recomendadas duas regas diárias (não exageradas) para que a alface germine adequadamente. Em cada divisória do sementeiro coloque duas sementes de alface.

Uma sementeira é um pequeno canteiro que utilizamos em jardinagem para conseguir gerar diversas mudinhas em um pequeno espaço de terra, sempre muito interessante para quem deseja fazer hortinhas e cultivar plantinhas leves. Leia nosso artigo Como fazer uma sementeira, um tutorial de como fazer uma sementeira com garrafa pet, que além de útil para sua horta é super ecológico!

4

É regando diariamente e mantendo o ambiente apropriado que conseguimos sucesso para o brotamento das mudas do alface. No entanto, levam cerca de duas semanas para aparecem as mudas que nós utilizaremos. Portanto, deixe as mudas se erguerem da terra por pelo menos esse tempo antes de fazer o transplante da planta para um vaso ou horta.

5

Pegue o bloquinho de terra da planta já crescida, e com muito cuidado, coloque-a no vaso. Para fazer isso, abra um buraco na terra de tamanho semelhante ao pedaço de terra que você retirou e afixe bem a pequena alface no solo. Se você deseja cultivá-la em um ambiente externo ou mesmo na terra, espere que a alface cresça bastante antes de refazer o transporte. Ela já deve estar passando de dez centímetros nesse ínterim.

Nesse tempo de adaptação ao vento, vá deixando a plantinha passando uma, duas, e consequentemente mais horas em exposição ao vento, para que se enrijeça e consiga suportar as condições climáticas externas.

6

Agora que você já tem um muda forte e resistente do alface, você pode transferí-la para a terra normal. Utilize uma terra adubada. Abra um espaço na terra de tamanho semelhante ao vaso em que você está cultivando o alface. Retire com cuidado todo o conteúdo de terra do vaso e coloque dentro do buraco que você cavou. Tenha muito esmero com as folhas e raízes do alface, até porque ele despendeu bastante tempo até chegar àquele estado. Espere ela crescer e desfrute de sua hortaliça!

7

O alface deve ser regado uma vez ao dia, e não pode entrar em contato com forte luz do sol. Para evitar pragas, fique atento às plantinhas e sempre retire as folhas amarelas. O replantio pode ser feito com mudas, mas também com sementes. O alface não consome muitos nutrientes do solo.

Leia mais sobre em:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de alface - Tudo o que é essencial, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Armando Henrique Dantas Seixas
Qual o tamanho ou tempo de sementeira de alface para fazer o transplante?

Como cuidar de alface - Tudo o que é essencial