Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar Alface d'água

Como plantar Alface d'água
Imagem: sobrevivencialismo.com

A alface cultivada na água é conhecida como alface hidropônica, nesse processo a planta é cultivada em reservatórios de água ao invés de terra. Esse método é bem simples e a alface hidropônica pode ser cultivada até mesmo em pequenos espaços em sua casa. Se você se interessa pelo cultivo hidropônico veja aqui no umComo.com.br como plantar Alface d'água.

Também lhe pode interessar: Como plantar alface

Passos a seguir:

1

A Alface d'água possui um ciclo de desenvolvimento que leva cerca de 45 dias, o seu cultivo por não precisar de terra pode ser feito em canos ou telhas abastecidas com água e adubos para nutrição da alface.

Uma das vantagem de plantar Alface d'água é o custo mais barato que o método tradicional de cultivo. A seguir vamos te ensinar como plantar Alface d'água.

Como plantar Alface d'água - Passo 1
Imagem: revistaplantar.com.br
2

O primeiro passo para iniciar o cultivo da Alface d'água é colocar as sementes da alface nos cubos de raiz oásis e deixar reservado em um prato com água pelo período de 2 semanas. Durante esse período verifique sempre a água do prato, pois ela não pode secar, para isso esteja sempre repondo a água.

3

Após deixar as sementes reservadas por 2 semanas vamos transferi-las para o recipiente onde serão cultivadas, escolha um pote plástico de tamanho grande e faça furos em sua tampa, os furos precisam ter um tamanho suficiente para inserir neles os cubos de raiz oásis com semente que estavam reservadas.

4

Insira lado a lado todas as suas mudas nos furos que foram feitos na tampa do seu recipiente. Encha o recipiente com água e coloque também a seguinte mistura de nutrição para o desenvolvimento da alface:

  • 2 colheres de chá de fertilizantes hidropônicos solúveis em água.
  • 2 colheres de chá de nitrato de cálcio.
  • 1 colher de chá de sal Epsom.

Agite todos os ingredientes em um copo de água até que se dissolvam, depois misture com a água do recipiente onde estão as mudas da alface d'água.

OBS: Essa medida de nutrição é o equivalente para ser colocada em 19 litros de água do recipiente.

5

Com as mudas alocadas nos furos da tampa e com o recipiente cheio de água e mistura nutritiva tampe o recipiente e deixe-o em um local onde a planta receba nutrição de luz solar durante um período do dia.

É importante também que o recipiente onde a alface está sendo cultivada fique protegido da chuva.

Veja também: Como cuidar de alface

6

Agora basta aguardar o período médio de 45 dias para que sua alface fique no ponto de colheita, lembre-se também de sempre manter o nível de água do recipiente de cultivo.

Uma das vantagem de se plantar a alface d'água é que esse método de cultivo não depende da situação climática, assim você pode cultivar a alface durante todo o ano. Essa alface ainda é considerada mais saudável e crocante do que a alface cultivada em terra.

Se você está cultivando a sua própria horta e deseja ter nela a alface aproveite essa dica simples de como plantar Alface d'água que o umComo te deu e produza você mesmo a sua própria alface.

Dica: Confira mais informações sobre plantas aquáticas - tudo o que precisa saber!

Como plantar Alface d'água - Passo 6
Imagem: extraplus.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Alface d'água, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
José Paulo Pinheiro
Gostaria de obter informações de cultivos hortalicios hidropônico Couve, Tomate, Repolho etc. e quais os diâmetros ideais dos tubos de PVC para cada tipo de plantio. e qual o tempo ideal para colheita. Obrigado aguardo as explicações.
jpinte1402@Gmail.com
A sua avaliação:
zeliteresinhadarosa
gostaria de plantar em camos e banbús bgd
A sua avaliação:
rosimeire freislebem
qual o custo de uma hidroponia para dez mil mudas
Editor umComo.com.br
Oi Rosimeire! Quanto aos custos infelizmente não conseguimos informá-lo. Mas pode ver como fazer hidroponia em casa neste artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-hidroponia-em-casa-12427.html
Imagem: sobrevivencialismo.com
Imagem: revistaplantar.com.br
Imagem: extraplus.com.br
1 de 3
Como plantar Alface d'água