Partilhar

Como plantar zamioculca em vaso - guia completo

Como plantar zamioculca em vaso - guia completo

O nome pode parecer complicado à primeira vista, mas certamente você já viu muitas zamioculcas por aí. Elas são ideais para decorar um ambiente fechado ou pequeno, pois além de serem bastante resistentes à ausência de luz, as zamioculcas exigem poucos cuidados. Envasada é que se percebe o verdadeiro potencial de paisagismo da zamioculca. Elas combinam com todos os espaços - desde que estejam longe da exposição direta ao sol -, como por exemplo halls de entrada, escritórios, quartos, salas de estar, cozinhas, lojas e shoppings. Em qualquer ambiente que não entre luz direta mas que precise de um toque de vida, pode-se colocar a zamioculca.

Se você se interessou pela zamioculca, por sua versatilidade e facilidade em cuidar, continue lendo nosso artigo em umCOMO e descubra como cuidar da zamioculca em vaso.

Cuidados com a zamioculca

A zamioculca é uma planta muito simples: com poucos cuidados, a sua planta estará sempre bonita. É ideal não só para locais que seriam inóspitos para outras plantas, mas também ideal para quem não tem muito tempo para dedicar-se ao cuidado, bem como jardineiros de primeira viagem, sem muita experiência.

É uma planta que precisa de pouca assistência, sendo ideal para lugares que não estão sujeitos à exposição direta ao sol, além de aguentar exposição ao ar condicionado. Além disso, ela é bastante resistente e precisa ser regada poucas vezes.

Para o plantio, use solo drenável e rico em matéria orgânica e irrigue sem encharcar. A mistura de solo indicada para adubar a zamioculca é 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia.

Não são exigidas podas constantes, apenas retire folhas amareladas, doentes ou mortas quando for necessário, para manter a beleza da sua zamioculca. Regue de uma a duas vezes por semana e reenvase a planta a cada dois ou três anos para garantir que ela cresça sempre saudável e bonita.

Apesar de resistente, deve-se tomar cuidado com o excesso de água na sua planta. Nas regas, use pouca água e observe a qual frequência e quantidade de água sua zamioculca responde melhor. Lembre-se de não regar a planta mais do que duas vezes na semana.

No inverno, diminua a quantidade de água da sua zamioculca e mantenha-a numa temperatura de 16 a 18 graus. Durante o verão, não a exponha ao sol diretamente e mantenha-a numa temperatura de 19 a 25 graus. A exposição direta ao sol pode queimar as folhas da zamioculca.

Atente-se também para o uso de fertilizantes. A zamioculca possui um crescimento mais lento, no entanto, se sua planta não cresce há algum tempo, talvez seja a hora de lançar mão de fertilizantes. O mais recomendado é o uso do fertilizante NPK 10-10-10. Tenha cuidado para não pecar pelo excesso! Se você colocar fertilizante demais no solo da planta, as raízes morrem e as folhas ficam amareladas. Não se esqueça de esclarecer possíveis dúvidas do fertilizante no ato da compra.

Com um crescimento saudável, a zamioculca pode atingir até 1,5 metro de altura.

Zamioculca em vasos - como cuidar e reproduzir?

Os cuidados com a zamioculca envasada são os mesmos citados acima: um solo drenável, rico em matéria orgânica e principalmente prudência e atenção extra na hora da rega. O principal ponto em que se deve prestar atenção é no crescimento da planta - às vezes, o vaso em que ela inicialmente está pode não comportar seu crescimento, sendo necessário trocar de vaso.

Como mudar a zamioculca de vaso?

Para mudar a zamioculca de vaso, o processo é bastante simples. Dias antes de fazê-lo, regue a planta, pois a umidade vai ajudar bastante. Segure a planta pelo caule e puxe delicadamente. Caso tenha dificuldade, bata nos cantos do vaso, a fim de soltar a terra. Em último caso, talvez seja necessário quebrar o vaso. Se algumas raízes se quebrarem, não se preocupe - isso não irá prejudicar o crescimento da planta.

Acrescente um pouco de terra no vaso novo, coloque a planta e adicione mais terra, para preencher todo o espaço ao redor da planta. Dê batidinhas de leve pelo vaso para ajudar as raízes da planta a se fixarem melhor, ajudando também no crescimento das raízes.

Como plantar zamioculca em vasos de vidro?

Para sua própria segurança, enquanto a planta ainda estiver crescendo, não utilize vasos de vidro. Caso ela cresça demais e o vidro não a comporte, a força da zamioculca pode acabar quebrando o vidro, aumentando a possibilidade de ocorrer um acidente.

Como plantar mudas de zamioculca?

Para fazer uma muda de zamioculca, retire um galho jovem da planta original e coloque-o na água. Troque a água com frequência para que não seja um criadouro de mosquitos da dengue, e deixe o recipiente com a água e o galho em um lugar com entrada de luz indireta.

Em cerca de um mês a raiz estará em um tamanho ideal para ser plantada novamente. A técnica de fazer mudas ajuda a desafogar a planta original, replantando-a em outro lugar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar zamioculca em vaso - guia completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar zamioculca em vaso - guia completo

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Jussara
Como plantar bambu mossô
Editor umComo.com.br
Oi Jussara! Confira as instruções desse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-bambu-27461.html
Marcos Costa
Precisa lembrar que também pode ser plantada a partir das folhas. Neste caso, o processo demora um pouco mais porém o resultado a médio prazo é bastante satisfatório, sobretudo para quem deseja fazer muitas mudas da planta. Cada galho possui inúmeras folhas e, simplesmente enterrando-as numa terra adubada com boa drenagem e aguando regularmente, novas mudas surgirão em cerca de seis meses
Silvia Silvano
Sou apaixonada por cactos e suculentas

Como plantar zamioculca em vaso - guia completo
Como plantar zamioculca em vaso - guia completo

Voltar ao topo da página