Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar repolho

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 19 fevereiro 2019
Como plantar repolho
Imagem: jardimdeinfanciaaires.blogspot.com

Os repolhos são plantas hortaliças da espécie Brassica oleracea e possuem uma cabeça compactada de folhas, característica também observada em algumas plantas como de couve, couve-flor e rábano e brócolis, que fazem parte da mesma espécie dos repolhos. A sua forma e tamanho da cabeça pode variar de acordo com o cultivar, assim como a sua cor. Entre os cultivares de repolho nós temos os repolhos crespos, savoys ou couves lombardas como exemplo.

Na cozinha, podemos consumir o repolho em conserva, cru ou cozido, sendo mais comum encontrarmos repolho em conserva no mercado. Entretanto, você deve saber que se cozinhar por muito tempo, ele pode apresentar um gosto muito forte e um cheiro desagradável, devido à liberação de sulfeto de hidrogênio durante o cozimento.

Neste artigo, umComo te explica como plantar repolho.

Também lhe pode interessar: Como plantar couve de Bruxelas
Passos a seguir:
1

O clima apropriado para o cultivo do repolho é frio, sendo que alguns dos cultivares desta hortaliça podem aguentar até -10ºC, mas não por muito tempo. Da mesma forma, algumas delas também conseguem se desenvolver num clima quente, portanto, vale a pena pesquisar sobre quais se desenvolveriam melhor no inverno e quais conseguiriam enfrentar um verão quente.

As plantas mais desenvolvidas podem florescer precocemente em longos períodos de muito frio ou muito calor.

2

A iluminação deve ser constante e intensa para o cultivo de repolho, porém, não direta, ao menos não o dia todo. A meia sombra por cerca de 6h diárias é suficiente para um bom desenvolvimento da planta, mas muito tempo sobre a luz solar direta pode prejudicar as suas folhas.

3

O solo deve reter umidade, mas ainda sim ser drenado e fértil. O repolho precisa de mais contato com a água, porém, se o solo não possui capacidade de drená-la, a água parada pode ser prejudicial às suas raízes, atraindo fungos. O pH deve estar entre 6 e 7,5.

Como plantar repolho - Passo 3
Imagem: hortamesames.blog.pt
4

A rega do repolho deve ser feita de forma que deixe o solo sempre úmido, com aquela aparência mais escura na terra. Essa frequência varia de acordo com o clima da sua região, quanto mais calor, com mais frequência ela terá que ser regada.

5

O plantio do repolho geralmente é feito através das sementes, podendo ser semeadas no local definitivo de cultivo ou em sementeiras, sendo transplantadas quando atingirem uma altura de 10 a 15 cm.

Para semear, cada semente pode ser plantada à 2 cm de profundidade e a germinação das mesmas não costuma levar mais do que uma semana.

Como plantar repolho - Passo 5
Imagem: blogofertas1.blogspot.com
6

Quando você for semear, lembre-se de deixar um espaço de 35 à 60 cm de distância entre cada repolho. Ele irá se desenvolver de acordo com o espaço que tem para isso, porém com um limite que varia de acordo com o cultivar.

7

Conforme elas forem se desenvolvendo, retire as plantas invasoras que roubam os nutrientes da terra onde você plantou o seu repolho.

8

Você poderá colher o repolho depois de dois ou quatro meses da data de plantio, mas isso também depende do clima e tipo de repolho que você plantou, assim como os cuidados. Você saberá qual é a hora certa quando notar que as cabeças estão bem formadas, compactadas e firmes.

Veja também:

Como plantar repolho - Passo 8
Imagem: hortas.info

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar repolho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Iva ni marino
Obrigada sou de São Pailo plantei repolho no vaso espero que dê certo primeira vez
A sua avaliação:
Ricardo Salomão
Gostaria de saber mais como fazer uma horta
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ricardo. Recomendo a leitura desse post do umCOMO que explica como fazer uma horta em casa. Espero que seja útil para você: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-uma-horta-em-casa-714.html
A sua avaliação:
Mara Gomes
Pretendo cultivar couve flor em vaso quadrado será que terei um bom resultado
Jose Luiz
Solicito, receber publicações .
TOMÉ ALVES DE JESUS
1.) O repolho roxo se desenvolve em regiões quente, como em Barreiras-BA? Quias as orientações básicas para a construção de estufa em regiões quentes, como Barreiras - BA.
A sua avaliação:
roberto
muito boa as dicas gostaria de saber se devo retirar as folhas de baixo que muitas vezes atrapalha de molhar a terra
Editor umComo.com.br
Oi Roberto! Não precisa de tirar as folhas debaixo, apenas garantir que o solo fica úmida, nem que isso signifique afastar um pouco as folhas para molhar o solo. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
Luiz Henrique
O pé de repolho deve ser retirado inteiro da terra ou ele dá mais de uma colheita?
Izildinha Figueiredo
Como é bom ter estas informações as vezes queremos fazer um plantio caseiro e desconhecemos como faze lo, obrigada, vou colocar em prática.
Editor umComo.com.br
Oi Izildinha! Que bom saber que o artigo foi útil para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: jardimdeinfanciaaires.blogspot.com
Imagem: hortamesames.blog.pt
Imagem: blogofertas1.blogspot.com
Imagem: hortas.info
1 de 4
Como plantar repolho