A melhor forma de plantar hortaliças

Como plantar couve de Bruxelas

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. 30 janeiro 2017
Como plantar couve de Bruxelas

A couve de Bruxelas é uma hortaliça que oferece uma série de benefícios para o organismo e que pode ser plantada até mesmo em locais pequenos, já que se desenvolve por meio de pequenos e numerosos brotos em um único caule. Esse vegetal se assemelha a um minúsculo repolho e se você quer aprender a como plantar couve de Bruxelas, confira todas as dicas que o umCOMO tem para dar a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como plantar couve

Passos a seguir:

1

É mais fácil plantar couve de Bruxelas em regiões de clima ameno, uma vez que a planta não suporta temperaturas médias que sejam maiores do que os 24 graus. Ou seja, o melhor é que o lugar tenha uma faixa de temperatura entre os 15 e 18 graus, sendo que é uma espécie resistente às geradas e mesmo às temperaturas que chegam aos 10 graus negativos. Mesmo assim, esse vegetal precisa de muita luminosidade e mesmo de algumas horas por dia de luz solar direta.

Como plantar couve de Bruxelas - Passo 1
2

Ao ter os pré-requisitos para cultivar couve de Bruxelas é possível iniciar o seu plantio, que deve acontecer por meio de sementes. O mais adequado é que em um primeiro momento elas sejam plantadas em sementeiras ou em pequenos vasos, para que brotem de forma mais adequada. Copos de jornal ou de plástico também servem, sendo que as sementes devem ficar a 1,25 cm de profundidade aproximadamente. Até brotarem, os potes devem ficar em local protegido, porém, que receba bastante luz e possua temperatura maior que 10 graus. Em até cinco dias a planta começa a germinar.

3

Já o momento certo de transplantar a couve de Bruxelas para o seu local definitivo, que preferencialmente deve ser diretamente no solo, é quando a planta já estiver com pelo menos quatro folhas. Isso pode demorar seis semanas, período em que o vegetal terá atingido 15 cm de altura. É importante que o solo possua uma boa drenagem e seja rico em matéria orgânica. Também é indicado que ele possua nitrogênio e pH entre 6,0 e 6,8. Além disso, como é indicado a todos os transplantes, o melhor é ele que seja feito em um dia nublado ou no final do dia, o que garante o sucesso do procedimento. Ao plantar no solo, é recomendado que cada muda fique a pelo menos 60 cm de distância uma da outra.

4

As raízes da planta são superficiais e, por isso, podem precisar de apoio para se manterem na posição vertical. A dica é juntar solo ao redor da sua base e mesmo usar uma vara para que ela permaneça estável. Quanto à irrigação, o solo da couve de Bruxelas deve se manter úmido, porém, não encharcado e, por isso, deve ser regado com frequência quando não chover. Nas semanas que antecederem a colheita, aconselha-se reduzir as regadas.

Como plantar couve de Bruxelas - Passo 4
5

O mais comum é que a colheita aconteça entre os 90 a 140 dias depois de realizado o plantio das sementes da couve de Bruxelas, embora possa demorar um pouco mais em alguns casos. O mais adequado é que a planta esteja pronta no final do outono, assim, o melhor é que a troca para o seu local definitivo ocorra até o mês de dezembro. Enquanto a planta se desenvolve, é possível remover as suas folhas secas.

6

Os brotos devem ser colhidos um a um, de baixo para cima, pois é nessa direção que eles amadurecem. O procedimento precisa iniciar quando estiverem com 2,5 a 5 cm de diâmetro. No entanto, não devem estar amarelados e nem abertos, o que significa que passaram do tempo. Uma planta pode conter até 100 brotos. Especialistas afirmam que o sabor da couve da Bruxelas torna-se ainda melhor se a colheita ocorrer depois de uma geada leve. Outra dica para brotos de maior qualidade é cortar o talo superior (ponta) da planta 30 dias antes de iniciar a colheita.

7

Se este artigo lhe foi útil, aproveite e confira também as nossas dicas para plantar pimentão e para plantar tomates e construa sua própria horta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar couve de Bruxelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como plantar couve de Bruxelas