As plantas que melhor crescem

Plantas resistentes à chuva

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Plantas resistentes à chuva

Apesar de todas as espécies de plantas precisarem de água, algumas precisam de uma maior quantidade que outras. Por isso, algumas espécies crescem melhor em condições de sol e clima seco, enquanto que outras vivem em um clima predominantemente chuvoso, como as malvas ou orelhas de elefante. Enquanto seres vivos, as plantas precisam de água para poderem transformar a luz do sol que recebem em elementos nutrientes com os quais se podem alimentar. Neste artigo de umComo.com.br vamos mostrar para você uma lista de plantas resistentes à chuva que adoram a umidade.

Também lhe pode interessar: Plantas resistentes ao sol e ao frio

Índice

  1. Vantagens da água da chuva
  2. Pepino
  3. Malva
  4. Orelha de elefante
  5. Samambaia

Vantagens da água da chuva

Em primeiro lugar, é necessário falar de alguns fatores que demonstram as vantagens deste tipo de clima na vegetação. A água da chuva não contém cloro, um elemento que as plantas detestam na água potável. Além disso, as gotas da chuva limpam a sujeira das folhas que vai se acumulando nos dias secos e quentes. Assim, se a chuva for abundante a água pode ser filtrada na terra arrastando, assim, aqueles nutrientes que estejam nas áreas superficiais e facilitando que as raízes mais profundas da planta se alimentem desses nutrientes.

Plantas resistentes à chuva - Vantagens da água da chuva

Pepino

Como planta de clima chuvoso, o pepino com sua natureza trepadora precisa de uma terra muito úmida, ainda que o seu solo não deva ser encharcado, porque suas raízes não toleram ficar encharcadas. Em relação à luz que recebem, ele prefere estar em pleno sol, porque isto facilita um ótimo desenvolvimento. Portanto, é aconselhável que esteja em plena luz solar durante no mínimo 6 horas por dia. Aprenda a cultivar pepinos seguindo os conselhos do nosso artigo.

Plantas resistentes à chuva - Pepino

Malva

A malva ou hibisco rosa precisa de grandes quantidades de água, por isso costuma se encontrar em regiões pantanosas e é ideal como planta para climas chuvosos. Conhecida pela sua cor inconfundível é uma planta perene que tem flores entre a primavera e o outono. No início são brancas, mas à medida que a planta vai envelhecendo costumam adquirir um tom rosado. Em relação a outros cuidados, não precisa podar com regularidade e é preferível cultivá-la no início da primavera, utilizando 1,2 cm de fertilizantes do tipo orgânico depois de plantar, para que retenha a umidade do solo com mais facilidade.

Plantas resistentes à chuva - Malva

Orelha de elefante

Por outro lado, a orelha de elefante tem origem tropical, onde os solos úmidos retêm a água, por isso crescem de forma apropriada. No entanto, não se desenvolvem bem em pleno sol ou com temperaturas altas, quando suas folhas grandes podem esbranquiçar. Esta planta pode chegar a atingir três metros e meio de altura e quase dois metros e meio de largura. Ainda que gostem de água, também não toleram que suas raízes fiquem encharcadas.

Plantas resistentes à chuva - Orelha de elefante

Samambaia

Esta planta precisa de um solo úmido além de uma boa sombra, ainda que não precise de uma irrigação abundante. Suas folhas em tonalidade bronze são perenes, e sua cor pode variar para uma tonalidade esverdeada no outono. Por outro lado, durante seu crescimento não chega a um metro de altura nem de largura; para conhecer mais sobre esta planta, recomendamos que leia o nosso artigo sobre como cultivar samambaias.

Plantas resistentes à chuva - Samambaia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas resistentes à chuva, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Plantas resistentes à chuva