menu
Partilhar

Plantas que podem ficar no quarto

 
Por Letícia Lima. 9 agosto 2021
Plantas que podem ficar no quarto

Durante muito tempo, ter plantas dentro do quarto foi considerado ruim, tendo em vista que as plantas liberam gás carbônico no período noturno e isso supostamente seria prejudicial à saúde humana. Contudo, essa crença já caiu por terra, uma vez que os humanos liberam oito vezes mais CO² do que as plantas, segundo a paisagista Catê Poli para a Folha de São Paulo[1].

Ou seja, se essa teoria fosse verdadeira e se você dormisse com outra pessoa no quarto, por consequência não haveria oxigênio o suficiente no quarto para ambos. Hoje, pelo contrário, os pesquisadores estimulam que se tenha plantas boas para quarto para filtrar poluentes. Confira neste artigo do umCOMO algumas dicas de plantas que podem ficar no quarto.

Também lhe pode interessar: Aplicativos para identificar plantas

Plantas para quarto

Via de regra, qualquer planta pode ficar no quarto. No entanto, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá[2], as seguintes plantas são mais benéficas para ambientes internos, já que ajudam a remover poluentes do ar. Veja as plantas que podem ficar no quarto:

  • Clorofito (Chlorophytum comosum)
  • Hera (Hedera nepalensis var. sinensis)
  • Babosa (Aloe vera)
  • Bambu da sorte (Dracaena sanderiana)
  • Dracena de madagascar (Dracaena marginata)
  • Dracena (Dracaena fragrans cv. Massangeana)
  • Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Gérbera (Gerbera jamesonii)
  • Aglaonema (Aglaonema spp.)
  • Lírio-da-paz (Spathiphyllum floribundum cv. Clevelandii)
  • Palmeira leque de Fiji (Pritchardia gaudichaudii)

Por que não unir o útil ao agradável e escolher uma dessas como planta para deixar no quarto? Sua saúde agradece!

Como cuidar de plantas no quarto

Pensando em plantas para o quarto, vamos aprender a cuidar de algumas das plantas citadas acima. Infelizmente, a dracena de Madagascar e a palmeira leque de Fiji possuem um porte muito grande para se ter dentro do quarto, de modo que iremos abordar o cuidado de outras espécies de plantas que podem ficar no quarto.

Clorofito

Também chamada de planta-aranha por causa do seu formato, a clorofito é uma planta originária do sul do continente africano. Mas atenção: ela precisa de bastante sol para se desenvolver, portanto tente deixá-lo sempre perto de uma janela. Busque manter o solo sempre úmido com regas semanais. Ainda tem dúvidas? Confira nosso artigo sobre como cuidar de clorofito.

Hera

A hera é uma planta de meia-sombra, ou seja, você pode deixá-la num lugar do quarto que não receba luz do sol direta. Verifique sempre se a terra está ou não úmida antes de regar: se estiver, não regue, pois há risco de afogá-la.

Babosa

Frequentemente utilizada para a hidratação da pele e do cabelo, a babosa é bem fácil de cuidar: basta deixá-la bem próxima à janela do quarto e verificar se a terra está ou não úmida antes de regar: a babosa pode morrer afogada, portanto regue com moderação. Veja quais são as propriedades da babosa.

Bambu da sorte

Ideal para ser mantido numa área de sombra do quarto, o bambu da sorte deve ser regado duas vezes por semana, no máximo. Lembre-se de remover as folhas secas, cortando bem próxima ao talo do bambu. Você pode ver outras dicas no artigo como cultivar bambu-da-sorte.

Dracena

Com a dracena (também chamada de pau d'água) não tem erro: deixe-a em um local do quarto que receba sol indireto e as regas não devem ultrapassar as duas vezes semanais. Aproveite para tirar o excesso de poeira das folhas quando for necessário. Confira outras orientações adicionais em como cuidar de um pau d'água.

Espada-de-são-jorge

É praticamente impossível crescer no Brasil e nunca ter visto uma espada-de-são-jorge já que, além de livrar o ambiente da poluição, acredita-se que ela também tem propriedades místicas capazes de afastar energias negativas. Bem, o fato é que ela se dá bem em todos os ambientes e é pouco exigente com as regas - uma vez por semana em climas mais quentes é mais do que o suficiente.

Gérbera

Pensando em flores para quarto temos a gérbera. Essa linda flor pode decorar seu quarto e cuidar do ar do ambiente ao mesmo tempo! Deixe-a em um vaso próximo à janela e busque regá-la apenas uma vez por semana, é mais do que suficiente. Leia nosso artigo com dicas sobre como cultivar gerberas para mais dicas.

Aglaonema

Também chamada de café-de-salão, a aglaonema possui uma linda folhagem que pode atingir até tons de rosa. Escolha um cantinho de meia-sombra no seu quarto para colocá-la e lembre-se de regar pelo menos duas vezes por semana. A aglaonema é de encher os olhos!

Lírio-da-paz

Assim como a gérbera, o lírio-da-paz é outra das lindas opções de flores para quarto. Basta deixá-lo próxima à janela, mas garantindo que a luz que ele receberá será indireta. Quanto à irrigação, basta se atentar ao aspecto das folhas: se elas estiverem murchas e cabisbaixas, é hora de regar. É importante lembrar que, a depender da situação, o lírio-da-paz não dará flores, apenas folhagem. Contudo, você pode ler nosso artigo sobre como fazer o lírio-da-paz florescer e garantir uma linda floração.

Plantas que podem ficar no quarto - Como cuidar de plantas no quarto

Outras plantas que podem ficar no quarto

Existem várias espécies excelentes para se ter no quarto, algumas segundo a própria NASA[3]! Confira:

  • Filodendro-brasil: deixe em luz indireta e dê água ocasionalmente.
  • Jiboia: aprecia luz moderada e regas constantes.
  • Falsa-seringueira: resistente, essa planta de sombra precisa apenas de regas ocasionais.

Aproveite as propriedades de purificação do ar dessas plantas e também os efeitos psicológicos de se ter plantas no ambiente e adote já uma plantinha para seu quarto. Com certeza não irá se arrepender!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que podem ficar no quarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. FOLHA DE S. PAULO. Faz mal colocar plantas no quarto? Paisagista responde e dá dicas. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/vida-pratica/2017/09/1918824-faz-mal-colocar-plantas-no-quarto-paisagista-responde-e-da-dicas.shtml?utm_source=pocket_mylist>. Publicado em 17 de setembro de 2017. Acesso em 05 de agosto de 2021.
  2. FERREIRA, Ana Paula et al. MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM AMBIENTES INTERNOS COM PLANTAS REMOVEDORAS DE FORMALDEÍDO DO AR. Meio Ambiente: Inovação com Sustentabilidade, v.1, 2019, p. 212-223. Disponível em: <https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/22494>. Acesso em 05 de agosto de 2021.
  3. WOLVERTON, Bill C.; JOHNSON, Anne; BOUNDS, Keith. Interior landscape plants for indoor air pollution abatement. 1989. Disponível em: <https://ntrs.nasa.gov/citations/19930073077>. Acesso em 05 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • CASPER. 10 of the Best Plants for the Bedroom. Disponível em: <https://casper.com/blog/plants-in-the-bedroom/>. Publicado em 22 de maio de 2020. Acesso em 05 de agosto de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas que podem ficar no quarto
1 de 2
Plantas que podem ficar no quarto

Voltar ao topo da página