Partilhar

Como cuidar de um pau d'água

Como cuidar de um pau d'água

O pau d'água, normalmente conhecido como dracena de vênus, é uma planta tropical perfeita para decorar interiores ou exteriores. As suas folhas penduradas combinam os tons verdes e amarelos que ficam muito bem em múltiplos espaços da casa. Além disso, se contar com um pau d'água adulto, deverá saber que com a maturidade, estas plantas, que podem chegar aos dois metros de altura, florescem, dando lugar a uma bonita flor aromática.

Se quer saber mais sobre esta planta tropical, não deixe de ler o seguinte artigo de jardinagem que apresentamos a você em umComo.com.br. Vamos-lhe proporcionar toda a informação necessária para que descubra como cuidar de um pau d'água, dê à sua planta toda a atenção que precisa para lhe dar a força necessária e para que chegue a florescer bonita e saudável. Tome nota!

Passos a seguir:
1

O pau d'água é uma planta tropical de folha perene adequada tanto para interiores como exteriores da casa. O seu uso mais comum é o decorativo, além disso, é importante saber que é uma planta que pode chegar aos dois metros de altura, por isso deverá considerar na hora de decidir qual será a sua localização.

2

Para selecionar a localização do pau d'água também deve prestar atenção ao tipo de luz que a planta precisa. Neste caso, pode tê-la tanto em interiores como exteriores, sempre que a luz solar não bata de forma direta, já que nesse caso as folhas poderiam queimar. Deve colocar o pau d'água em um lugar iluminado para que se mantenham as suas cores vivas e não escureça a planta.

Como cuidar de um pau d'água - Passo 2
3

Quanto à temperatura, sendo uma planta tropical, o mais adequado é mantê-la sempre entre os 20 e os 25ºC, pense que recusa os ambientes frios e precisa de umidade para crescer. Para mantê-la úmida, pode pulverizá-la com água entre duas e três vezes por semana ou passar um pano úmido pelas suas folhas de vez em quando para limpar. Se observar que as pontas das suas folhas começam a secar, estará pedindo urgentemente uma dose de umidade.

Como cuidar de um pau d'água - Passo 3
4

Como referimos, para o pau d'água é necessária a umidade, mas não precisa de muita irrigação. Recomendamos que você o regue sempre que observar que o solo secou, ou se suas folhas caírem.

Caso se formem poças na sua base, as folhas fiquem muito amarelas ou careçam de brilho, estará indicando que tem excesso de água. Lembre-se que são plantas de muita umidade e pouca irrigação.

5

Como na maioria das plantas tropicais, o pau d'água precisa estar plantado em uma terra que tenha uma boa drenagem. Quanto à fertilização, recomendamos que você adicione turfa na superfície e adube a planta a cada 20 ou 30 dias, aproximadamente, sobretudo durante os meses de verão. Para isso, pode utilizar um fertilizante líquido diluído em água.

6

A época de reprodução para o pau d'água é a meia-estação, ou seja, primavera-outono. Para levar a cabo esta tarefa, pode plantar estacas ou tentar que, após a poda, nasçam raízes de algum dos seus troncos.

Para podar o pau d'água, corte primeiro a parte superior, como observará, deste corte nascerão dois brotos laterais. Coloque na água um dos brotos e quando observar que dele nascem raízes, poderá plantá-lo em um vaso novo.

Como cuidar de um pau d'água - Passo 6
7

Por último, é recomendável replantar o pau d'água a cada dois anos, aproximadamente. Lembre-se que é uma planta de tamanho grande, o fato de trocar de vaso será positivo, sempre que ajude o pau d'água a encontrar o melhor habitat para poder se desenvolver e crescer bonito, saudável e forte.

E se tem outras plantas em casa às quais quer dedicar a sua atenção, convidamos você a ler os nossos artigos sobre:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pau d'água, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Os paus d'água florescem só duas vezes na sua vida. Caso o seu o faça, lembre-se de cortar a flor depois de murchar. Assim evitará tirar força da planta.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um pau d'água

5 comentários
flavio
Como cortar. Um pau d agua grande.
A sua avaliação:
Jéssica
Boa matéria!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Jéssica! Que bom que você gostou da informação. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
nelis silva
Gostei muitíssimo.Como usar sem ser plantado com terra.
Lúcia
Artigo muito bom
Editor umComo.com.br
Oi Lúcia! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando
o os artigos do umCOMO :)
ELIO ALVES DE SOUZA
PRECISO DE AJUDA, O MEU "PAU D'AGUA", ESTÁ COM ALGUMAS FOLHAS QUEIMADAS.
COMO RESOLVER ISSO, POIS AS MESMAS FICAM NA MINHA SALA, SÓ DE VEZ EM QUANDO EU COLOCO ELA PRA FORMA. O QUE FAZER?

Como cuidar de um pau d'água
1 de 4
Como cuidar de um pau d'água

Voltar ao topo da página