Partilhar

Como cuidar de um pau d'água

Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 fevereiro 2020
Como cuidar de um pau d'água

A pau d'água, Dracaena fragans, também conhecida como dracena-de-vênus, é uma planta tropical perfeita para decorar interiores ou exteriores. As suas folhas penduradas combinam os tons verdes e amarelos que ficam muito bem em múltiplos espaços da casa. Além disso, se contar com um pau d'água adulto, deverá saber que com a maturidade, estas plantas, que podem chegar aos dois metros de altura, florescem, dando lugar a uma bonita flor aromática.

Explicamos tudo sobre esta planta tropical neste post do umCOMO sobre como cuidar de um pau d'água, com toda a atenção necessária para lhe dar a força e para que chegue a florescer bonita e saudável!

Pau d'água (Dracena Fragans)

O pau d'água, ou dracena de Vênus, é uma planta tropical resistente de folhagem perene adequada tanto para interiores como exteriores da casa. O seu uso mais comum é o decorativo, além disso, é importante saber que ela é uma planta que pode chegar aos seis metros de altura (quando plantada diretamente no solo) devido à suas grandes folhas. Considere isso na hora de decidir qual será a sua localização. Aliás, a iluminação é fator determinante na coloração das folhas da planta pau d'água, quanto mais luz, mais claras e vice-e-versa.

O pau d'água floresce pouco, mas isso acontece apenas em plantas adultas. São flores esbranquiçadas com uma fragância típica, que explica o nome da espécie: Dracena Fragans.

O pau d'água também é conhecido pela sua capacidade de planta purificadora do ar. Conheça outras espécies no post sobre as melhores plantas purificadoras de interiores.

Como cuidar de um pau d'água - Pau d'água (Dracena Fragans)

Como cuidar de pau d'água

  • Luz indireta ou meia-sombra;
  • Temperaturas entre 20 e 25ºC;
  • Rega moderada;
  • Limpeza das folhas com um pano úmido;
  • Substrato drenado;
  • Replantio a cada 2 anos.

Luz

Os cuidados com a pau d'água são relativamente simples. É até por isso que ela é uma planta indicada para iniciantes no mundo da jardinagem. O primeiro passo é saber onde posicioná-la, para selecionar a localização do pau d'água também deve prestar atenção ao tipo de luz que a planta precisa. Neste caso, pode tê-la tanto em interiores como exteriores, sempre que a luz solar não bata de forma direta, já que nesse caso as folhas poderiam queimar. Você deve colocar o pau d'água em um lugar iluminado para que se mantenham as suas cores vivas e não escureça a planta.

Temperatura

Quanto à temperatura, sendo uma planta tropical, o mais adequado é mantê-la sempre entre os 20 e os 25ºC, pense que recusa os ambientes frios e precisa de umidade para crescer.

Rega

O pau d'água não precisa de muita água. Para mantê-la úmida, você pode pulverizá-la com água entre duas e três vezes por semana ou passar um pano úmido pelas suas folhas de vez em quando para limpar. Se observar que as pontas das suas folhas começam a secar, estará pedindo urgentemente uma dose de umidade.

Como referimos, para o pau d'água é necessária a umidade, mas não precisa de muita irrigação. Recomendamos que você o regue sempre que observar que o solo secou, ou se suas folhas caírem. Caso se formem poças na sua base, as folhas fiquem muito amarelas ou careçam de brilho, estará indicando que tem excesso de água. Lembre-se que são plantas de muita umidade e pouca irrigação.

Solo

Como na maioria das plantas tropicais, o pau d'água precisa estar plantado em uma terra que tenha uma boa drenagem. Quanto à fertilização, recomendamos que você adicione turfa na superfície e adube a planta a cada 20 ou 30 dias, aproximadamente, sobretudo durante os meses de verão. Para isso, pode utilizar um fertilizante líquido diluído em água.

Poda

A poda doa pau d'água costuma ser feita por uma questão estética e para evitar o seu crescimento exagerado de acordo com o ambiente. Para podar o pau d'água, com uma ferramenta esterilizada, incline-a a 25 graus e corte primeiro a parte superior, como observará, deste corte nascerão dois brotos laterais.

Coloque na água um dos brotos e quando observar que dele nascem raízes, poderá plantá-lo em um vaso novo.

Replantio

É recomendável replantar o pau d'água a cada dois anos, aproximadamente. Lembre-se que é uma planta de tamanho grande, o fato de trocar de vaso será positivo, sempre que ajude o pau d'água a encontrar o melhor habitat para poder se desenvolver e crescer bonito, saudável e forte.

Como cuidar de um pau d'água - Como cuidar de pau d'água

Como fazer muda de pau d'água

A época de reprodução para o pau d'água é a meia-estação, ou seja, primavera-outono. Para levar a cabo esta tarefa, você pode plantar estacas ou tentar que, após a poda, nasçam raízes de algum dos seus troncos. Outra opção explicada anteriormente é colocar um dos brotos cortados na água e plantá-lo em um vaso quando as raízes surgirem.

O substrato (drenado, como explicado anteriormente) deve estar preparado com adubo, assim como as outras condições ideais explicadas também devem ser consideradas. Para garantir o enraizamento, o brotinho cortado pode ser molhado em um enraizador (encontrado em lojas de jardinagem). A umidade e as condições de temperatura são muito importantes nesses primeiros dias. Para isso, você pode improvisar uma mini estufa caseira com um saco plástico.

Como cuidar de um pau d'água - Como fazer muda de pau d'água

Pau d'água com folhas amarelas, o que pode ser?

Se você observa a pau d'água com folhas amarelas, é bem possível que a umidade do ambiente não seja ideal para a planta. Sob essa suspeita, ao invés de regá-la, o mais indicado é pulverizar água sobre as folhas para tentar recuperar a umidade local. Faça isso a cada 48 horas com água a temperatura ambiente, se ela estiver muito fria ou quente, corre o risco de queimar as folhas.

Outra explicação para a pau d¡água com folhas amarelas é o excesso de água na raiz. Neste caso, recomenda-se checar a drenagem do substrato da planta e ter certeza de que os buraquinhos de drenagem no vaso estejam abertos e funcionando bem.

E se você tem outros tripos de Dracenas em casa sugerimos também a leitura do artigo sobre como cuidar de uma dracena.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pau d'água, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Os paus d'água florescem só duas vezes na sua vida. Caso o seu o faça, lembre-se de cortar a flor depois de murchar. Assim evitará tirar força da planta.
Bibliografia
  • ACOSTA, Mª Belén. Ecologia Verde. Tronco de Brasil: cuidados y reproducción. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/tronco-de-brasil-cuidados-y-reproduccion-2165.html/>. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.
  • JUSTE, Irene. Ecologia Verde. 25 plantas de interior que necesitan poca luz. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/25-plantas-de-interior-que-necesitan-poca-luz-1585.html/>. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Como cuidar de um pau d'água

1 de 3

Escrever comentário sobre Como cuidar de um pau d'água

10 comentários
A sua avaliação:
monica melnik
Meu pau d'agua está com algumas folhas queimadas,qual será o problema?Ela está emmum vaso grande na sala..Nao bate sol, a iluminaç;ao é grande,pois tenho muitas janelas..
as vezes limpos as folhas com pano úmido.Será que está precisando de algum nutriente? Obrigada
A sua avaliação:
Lee Wen
Tenho esta planta num vaso apenas com água. Já floresceu uma vez. Ultimamente, a raiz está com um odor muito forte, apesar das folhas estarem verdes. Troco de água diariamente. Como resolver o problema do cheiro de podre? Gostaria de manter no vaso com água, se possível. Obrigado.
A sua avaliação:
jessika
muito legal o artigo !!!
A sua avaliação:
Fatima
me ajudou muito a cuidar da arruda que tenho em casa. obrigada
A sua avaliação:
Letice
Gostaria de saber qd a folha do pau d'água estiver escura, que devo fazer?
flavio
Como cortar. Um pau d agua grande.
A sua avaliação:
Jéssica
Boa matéria!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Jéssica! Que bom que você gostou da informação. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
nelis silva
Gostei muitíssimo.Como usar sem ser plantado com terra.
Lúcia
Artigo muito bom
Editor umComo.com.br
Oi Lúcia! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando
o os artigos do umCOMO :)
ELIO ALVES DE SOUZA
PRECISO DE AJUDA, O MEU "PAU D'AGUA", ESTÁ COM ALGUMAS FOLHAS QUEIMADAS.
COMO RESOLVER ISSO, POIS AS MESMAS FICAM NA MINHA SALA, SÓ DE VEZ EM QUANDO EU COLOCO ELA PRA FORMA. O QUE FAZER?
Janaína
Olá! Todas as folhas do meu caíram e ele parece seco. Oq devo fazer?

Como cuidar de um pau d'água
1 de 5
Como cuidar de um pau d'água

Voltar ao topo da página