Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de flor de maio

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (390 votos)
67 comentários
452 vezes partilhado
 
Como cuidar de flor de maio
Fonte: delas.ig.com.br

As flores de maio crescem e se desenvolvem de forma semelhante a algumas orquídeas, pois podem ser afixadas em troncos de arvores, são belas flores mas estas, necessitam de alguns cuidados especiais pois é comum que a planta fique frágil após a sua floração. Neste artigo umComo te ensina como cuidar de flores de maio e como fazer com que ela continue saudável após a sua floração.

Também lhe pode interessar: Como cultivar Flor de Maio
Instruções:
1

Um bom local para deixar a sua Flor de maio é apoiada sobre uma arvore ou pedra, onde ela possa receber muita iluminação. No caso da arvore não se preocupe pois ela não rouba nutrientes da arvore, não funciona como uma parasita, ela apenas usa como apoio.

Fonte: maestrocarlosgomes.blogspot.com
2

A boa iluminação é essencial, a Flor de maio precisa de muita luz para realizar sua fotossíntese, porém, evite o contato direto com o sol. Tente deixa-la próxima a uma janela dentro de casa, desta forma evitando também os ventos gelados que fazem mal as suas flores e folhas.

Fonte: rakelpossi.com
3

Para o vaso utilize boa quantidade de adubo orgânico, pó de osso e substratos próprios para epífitas, substratos de xaxim e areia grossa para ser colocada na parte inferior do vaso, ajudando na vazão de água deixando-a sempre fluir pelo vaso. Todos esses substratos e adubos são essenciais para essa planta e podem ser facilmente encontrados em Floriculturas, tanto lojas físicas quanto em lojas online.

4

Você deve regar a Flor de maio de forma que seu substrato nunca fique ressecado, as epífitas costumam acumular água sobre as suas raízes, observe as para saber quando é o período correto de realizar a próxima rega.

Fonte: eucontraocancer.blogspot.com
5

Fique atento ao período pré floração, antes do início de outono. É recomendado utilizar adubo NPK ou NPK 8-8-8, eles são ricos em fósforo, nutriente essencial para não só uma floração saudável mas também mais bonita da Flor de maio.

Fonte: minhasplantas.com.br
6

Preste muita atenção nesta parte, realizei pesquisas sobre esta planta e descobri que é muito comum e acontece com a maioria das plantas a queda das folhas e enfraquecimento após a floração. Este tipo de coisa acontece devido a energia que é gasta para florir, logo, a planta fica sem energia e por isso as folhas caem/ficam pálidas e fracas, murchas.

Pense que, como num atleta maratonista, que se prepara para uma maratona e depois da prova fica cansado e precisa voltar a uma boa alimentação para se recuperar. Com a planta acontece uma situação semelhante, ela gasta todos os seus recursos para se esforçar e finalmente florir e depois da floração, fica fraca, cansada e precisa voltar a sua alimentação e busca de nutrientes (no caso, aqueles provenientes da terra e substratos que você coloca nos vasos). Então, a melhor coisa a se fazer é ficar atento ao período de floração e assim que ele começar você deve aumentar um pouco a frequência de rega assim como a quantidade de substratos, como o pó de osso animal ou de peixe e substrato de xaxim. O pó de osso contem grande quantidade de cálcio e pode ser substituído por cascas de ovo moídas, basta guardar as cascas de ovos que você consome, deixá-las secar e então moer com a mão (coberta com uma luva para não se machucar) ou, uma outra opção e também mais recomendada é misturar com água e bater no liquidificador, assim você terá não só as cascas mas uma água rica em cálcio que pode penetrar mais facilmente na terra e nutrir as raízes da flor de maio.

Veja também:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de flor de maio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (67)

Escrever comentário sobre Como cuidar de flor de maio

67 comentários
MARLENE DOS SANTOS CARVALHO CARVALHO
amo a flor de maio e violetas.Por mais que compro não dou sorte. Mas não resisto e estou sempre comprando. Moro em apartamento,que tem muito calor na parte da frente, e nos fundos tem claridade mas não bate sol.
A sua avaliação:
Maria da Assunção SAntos
Tenho uma flor de maio que há 5 anos não floresce. Por que?
ola como entrar em contato com vcs
quero comprar mudas de flor de maio roxa ou lilas e flor de outubro lilas
Solange Fellone
tenho uma flor de maio que saiu botões, porem eles secam antes de abrir a flor. ela esta em local que bate sol pela manhã,eu rego uma vez por semana e adubo a cada 15 dias. o que fazer?
A sua avaliação:
Robilene
quero comprar mudas de flor de maio roxa e uma flor de outubro roxa
Robilene
Ola tudo bem gostaria informar mais sobre flor de maio e de outubro sã0 belas este mes as minha estou lentas estão verde mas sem botão.
renato athayde marcondes
flor de maio, com raminhos . parecem raizes ,saindo entre as folhas o que é?
obrigado.abraços.
Maria das Gracas
Boa noite Tenho um vaso que tenho a flor de maio ano passado ela deu flor mas pouca e suas folhas aumentaram no vaso. Quando devo fazer a poda das folhas para elas crescerem mais ela fica na minha janela e pega o sol da manhã, ela não sai da janela quero que fique florida. Atenciosamente
silvana maria gomes patriota
posso cultivar em apartamento?
arceniranunesdefraga
MATEIOMEUPEDEFLORDEMAIOMAISBONITOEFLORIDOPORCOLOCARMUITOADUBO. ME AJUDEM POR FAVOR

Como cuidar de flor de maio
Fonte: delas.ig.com.br
Fonte: maestrocarlosgomes.blogspot.com
Fonte: rakelpossi.com
Fonte: eucontraocancer.blogspot.com
Fonte: minhasplantas.com.br
1 de 5
Como cuidar de flor de maio