Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de flor de maio

Como cuidar de flor de maio
Fonte: delas.ig.com.br

As flores de maio crescem e se desenvolvem de forma semelhante a algumas orquídeas, pois podem ser afixadas em troncos de arvores, são belas flores mas estas, necessitam de alguns cuidados especiais pois é comum que a planta fique frágil após a sua floração. Neste artigo umComo te ensina como cuidar de flores de maio e como fazer com que ela continue saudável após a sua floração.

Também lhe pode interessar: Como cultivar Flor de Maio
Passos a seguir:
1

Um bom local para deixar a sua Flor de maio é apoiada sobre uma arvore ou pedra, onde ela possa receber muita iluminação. No caso da arvore não se preocupe pois ela não rouba nutrientes da arvore, não funciona como uma parasita, ela apenas usa como apoio.

Fonte: maestrocarlosgomes.blogspot.com
2

A boa iluminação é essencial, a Flor de maio precisa de muita luz para realizar sua fotossíntese, porém, evite o contato direto com o sol. Tente deixa-la próxima a uma janela dentro de casa, desta forma evitando também os ventos gelados que fazem mal as suas flores e folhas.

Fonte: rakelpossi.com
3

Para o vaso utilize boa quantidade de adubo orgânico, pó de osso e substratos próprios para epífitas, substratos de xaxim e areia grossa para ser colocada na parte inferior do vaso, ajudando na vazão de água deixando-a sempre fluir pelo vaso. Todos esses substratos e adubos são essenciais para essa planta e podem ser facilmente encontrados em Floriculturas, tanto lojas físicas quanto em lojas online.

4

Você deve regar a Flor de maio de forma que seu substrato nunca fique ressecado, as epífitas costumam acumular água sobre as suas raízes, observe as para saber quando é o período correto de realizar a próxima rega.

Fonte: eucontraocancer.blogspot.com
5

Fique atento ao período pré floração, antes do início de outono. É recomendado utilizar adubo NPK ou NPK 8-8-8, eles são ricos em fósforo, nutriente essencial para não só uma floração saudável mas também mais bonita da Flor de maio.

Fonte: minhasplantas.com.br
6

Preste muita atenção nesta parte, realizei pesquisas sobre esta planta e descobri que é muito comum e acontece com a maioria das plantas a queda das folhas e enfraquecimento após a floração. Este tipo de coisa acontece devido a energia que é gasta para florir, logo, a planta fica sem energia e por isso as folhas caem/ficam pálidas e fracas, murchas.

Pense que, como num atleta maratonista, que se prepara para uma maratona e depois da prova fica cansado e precisa voltar a uma boa alimentação para se recuperar. Com a planta acontece uma situação semelhante, ela gasta todos os seus recursos para se esforçar e finalmente florir e depois da floração, fica fraca, cansada e precisa voltar a sua alimentação e busca de nutrientes (no caso, aqueles provenientes da terra e substratos que você coloca nos vasos). Então, a melhor coisa a se fazer é ficar atento ao período de floração e assim que ele começar você deve aumentar um pouco a frequência de rega assim como a quantidade de substratos, como o pó de osso animal ou de peixe e substrato de xaxim. O pó de osso contem grande quantidade de cálcio e pode ser substituído por cascas de ovo moídas, basta guardar as cascas de ovos que você consome, deixá-las secar e então moer com a mão (coberta com uma luva para não se machucar) ou, uma outra opção e também mais recomendada é misturar com água e bater no liquidificador, assim você terá não só as cascas mas uma água rica em cálcio que pode penetrar mais facilmente na terra e nutrir as raízes da flor de maio.

Veja também:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de flor de maio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (71)

Escrever comentário sobre Como cuidar de flor de maio

71 comentários
A sua avaliação:
jose geraldo pereira souza
gostei muito das suas explicaçôes, é isto que precisamos gráto
VERENA
como faço com as brocas que penetram no caule e folhas, consumindo o seu interior, deixando as folhas seguintes às folhas atacadas mortas pois não tem mais sustentação. tudo vira uma gosma, todas as folhas caem. em cada vaso encontrei pelo menos 6. viram um casulo marron. Obrigada pela atenção.!
Regina
comprei uma flor de outubro (ou maio) já coma algumas flores. em
Lucia Bello
as minhas estão com uns fungos brancos, me falaram que excesso de agua. estou com medo que morram.
Domenica Campofiorito
A minha pergunta e´´porque estao caindo os botoes da flor de maio ela esta lotada de botoes porem em vez de abrirem estao caindo uma por uma em vez de abrirem.Gostaria de saber porque.Obrigada aguardo um parecer.
MARLENE DOS SANTOS CARVALHO CARVALHO
amo a flor de maio e violetas.Por mais que compro não dou sorte. Mas não resisto e estou sempre comprando. Moro em apartamento,que tem muito calor na parte da frente, e nos fundos tem claridade mas não bate sol.
A sua avaliação:
Maria da Assunção SAntos
Tenho uma flor de maio que há 5 anos não floresce. Por que?
ola como entrar em contato com vcs
quero comprar mudas de flor de maio roxa ou lilas e flor de outubro lilas
Solange Fellone
tenho uma flor de maio que saiu botões, porem eles secam antes de abrir a flor. ela esta em local que bate sol pela manhã,eu rego uma vez por semana e adubo a cada 15 dias. o que fazer?
A sua avaliação:
Robilene
quero comprar mudas de flor de maio roxa e uma flor de outubro roxa

Como cuidar de flor de maio
Fonte: delas.ig.com.br
Fonte: maestrocarlosgomes.blogspot.com
Fonte: rakelpossi.com
Fonte: eucontraocancer.blogspot.com
Fonte: minhasplantas.com.br
1 de 5
Como cuidar de flor de maio