Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de flor de maio

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (388 votos)
60 comentários
452 vezes partilhado
 
Como cuidar de flor de maio
Fonte: delas.ig.com.br

As flores de maio crescem e se desenvolvem de forma semelhante a algumas orquídeas, pois podem ser afixadas em troncos de arvores, são belas flores mas estas, necessitam de alguns cuidados especiais pois é comum que a planta fique frágil após a sua floração. Neste artigo umComo te ensina como cuidar de flores de maio e como fazer com que ela continue saudável após a sua floração.

Também lhe pode interessar: Como cultivar Flor de Maio
Instruções:
1

Um bom local para deixar a sua Flor de maio é apoiada sobre uma arvore ou pedra, onde ela possa receber muita iluminação. No caso da arvore não se preocupe pois ela não rouba nutrientes da arvore, não funciona como uma parasita, ela apenas usa como apoio.

Fonte: maestrocarlosgomes.blogspot.com
2

A boa iluminação é essencial, a Flor de maio precisa de muita luz para realizar sua fotossíntese, porém, evite o contato direto com o sol. Tente deixa-la próxima a uma janela dentro de casa, desta forma evitando também os ventos gelados que fazem mal as suas flores e folhas.

Fonte: rakelpossi.com
3

Para o vaso utilize boa quantidade de adubo orgânico, pó de osso e substratos próprios para epífitas, substratos de xaxim e areia grossa para ser colocada na parte inferior do vaso, ajudando na vazão de água deixando-a sempre fluir pelo vaso. Todos esses substratos e adubos são essenciais para essa planta e podem ser facilmente encontrados em Floriculturas, tanto lojas físicas quanto em lojas online.

4

Você deve regar a Flor de maio de forma que seu substrato nunca fique ressecado, as epífitas costumam acumular água sobre as suas raízes, observe as para saber quando é o período correto de realizar a próxima rega.

Fonte: eucontraocancer.blogspot.com
5

Fique atento ao período pré floração, antes do início de outono. É recomendado utilizar adubo NPK ou NPK 8-8-8, eles são ricos em fósforo, nutriente essencial para não só uma floração saudável mas também mais bonita da Flor de maio.

Fonte: minhasplantas.com.br
6

Preste muita atenção nesta parte, realizei pesquisas sobre esta planta e descobri que é muito comum e acontece com a maioria das plantas a queda das folhas e enfraquecimento após a floração. Este tipo de coisa acontece devido a energia que é gasta para florir, logo, a planta fica sem energia e por isso as folhas caem/ficam pálidas e fracas, murchas.

Pense que, como num atleta maratonista, que se prepara para uma maratona e depois da prova fica cansado e precisa voltar a uma boa alimentação para se recuperar. Com a planta acontece uma situação semelhante, ela gasta todos os seus recursos para se esforçar e finalmente florir e depois da floração, fica fraca, cansada e precisa voltar a sua alimentação e busca de nutrientes (no caso, aqueles provenientes da terra e substratos que você coloca nos vasos). Então, a melhor coisa a se fazer é ficar atento ao período de floração e assim que ele começar você deve aumentar um pouco a frequência de rega assim como a quantidade de substratos, como o pó de osso animal ou de peixe e substrato de xaxim. O pó de osso contem grande quantidade de cálcio e pode ser substituído por cascas de ovo moídas, basta guardar as cascas de ovos que você consome, deixá-las secar e então moer com a mão (coberta com uma luva para não se machucar) ou, uma outra opção e também mais recomendada é misturar com água e bater no liquidificador, assim você terá não só as cascas mas uma água rica em cálcio que pode penetrar mais facilmente na terra e nutrir as raízes da flor de maio.

Veja também:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de flor de maio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (60)

Escrever comentário sobre Como cuidar de flor de maio

60 comentários
Maria das Gracas
Boa noite Tenho um vaso que tenho a flor de maio ano passado ela deu flor mas pouca e suas folhas aumentaram no vaso. Quando devo fazer a poda das folhas para elas crescerem mais ela fica na minha janela e pega o sol da manhã, ela não sai da janela quero que fique florida. Atenciosamente
silvana maria gomes patriota
posso cultivar em apartamento?
arceniranunesdefraga
MATEIOMEUPEDEFLORDEMAIOMAISBONITOEFLORIDOPORCOLOCARMUITOADUBO. ME AJUDEM POR FAVOR
Elza
Amo flor de maio. tenho várias. eu mesma faço as mudas. Tenho um vaso que todo ano dá mais de 80 flores. A cada 2 anos troco a terra. Misturo um pouco de areia e pedras. Elas ficam lindas demais. Tenho branca, pink, rosa bem clarinha e vermelha. A vermelha não dá muitas flores. Tenho tb uma parecida com flor de maio que dá flor somente em outubro.
Doris
O que fazer quando há queda das folhas, mesmo fora do período de floração?
Algumas vezes as folhas ficam moles, apodrecem e caem. Acho que pode ser alguma doença. Como resolvo esse problema?
Obrigada.
Helena
Gosto de flores de maio e gostaria de adquirir umas cores principalmente a cor amarelo que já tive . Como adquirir por favor me ajudem.
Vanessa Bueno.
Ganhei mudas de flor de maio, e plantei no vaso com terra vegetal misturado com fibra de coco, no fundo coloquei pedras para drenagem. Fiz corretamente? Será que as mudas vão pegar? Pois me disseram que eu deveria ter colocado areia de contrução na mistura. É isso mesmo? Desde já obrigada, um abraço.
Rita de Cassia
Tenho algumas flores de maio e elas estão com fungo como combater? Desde já agradeço.
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Faça o transplante para um vaso maior com substrato renovado. Ao fazer o processo, é importante observar a existência de alguma praga ou doença que esteja afetando as raízes da “flor-de-maio”. Existem pragas que se alimentam das raízes, assim como fungos que podem destruir completamente o sistema radicular da planta. Além do transplante, recomenda-se a retirada de uma parte dos galhos, deixando que a planta se revigore com o tempo! Boa sorte!
MADALENA
AS MINHAS APODRECERAM.
maria
que tipo de vaso posso usar para flor de maio e o adubo
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Para plantar flor de maio deve usar vasos com 10 cm de diâmetro e adubo orgânico. Obrigado pelo seu comentário e boas plantações :)

Como cuidar de flor de maio
Fonte: delas.ig.com.br
Fonte: maestrocarlosgomes.blogspot.com
Fonte: rakelpossi.com
Fonte: eucontraocancer.blogspot.com
Fonte: minhasplantas.com.br
1 de 5
Como cuidar de flor de maio