Partilhar

Como cuidar de flor de maio

Como cuidar de flor de maio

As Schlumbergera truncata, flor de maio, ou flor de seda, crescem e se desenvolvem de forma semelhante a algumas orquídeas, pois podem ser afixadas em troncos de arvores. São belas flores e alegram o outono enquanto as folhas das outras caem, mas estas, necessitam de alguns cuidados especiais pois é comum que a planta fique frágil após a sua floração. No seu jardim, você pode usar a flor de maio para deixar dentro ou fora de casa, de maneira pendente, em copas de árvores, em vasos ou cachepôs, mas para conseguir isso é melhor dar uma consultada neste artigo do umCOMO que te ensina como cuidar da flor de maio e como fazer com que ela continue saudável mesmo após a sua floração.

Também lhe pode interessar: Como cultivar Flor de Maio

Flor de maio (Schlumbergera truncata)

A flor de maio, Schlumbergera truncata, leva este nome, justamente pela sua época de floração próxima aos meses mais frios do ano. Nem todo mundo sabe, mas ela é considerada um cacto e uma suculenta. Portanto, faz parte da lista de cactos coloridos. Um dos seus aspectos que mais chama a atenção são as suas flores coloridas que lembram plumas e medem entre 3 e 5 cm de diâmetro, enquanto a sua altura pode alcançar os 30 cm de altura.

Ela é uma planta originária do Sudeste do Brasil, mas especificamente da Mata Atlântica. Aliás, o beija-flor ama a flor de maio e é o polinizador dela. Para um cacto, a expectativa de vida da Flor de Maio é bem alta já que que ela pode viver entre 3 e 10 anos.

Cores da flor de maio

Apesar da mais conhecidas na natureza serem as cor de rosa, com o interior branco ou tons de vermelho, a flor de maio pode aparecer em versões alaranjadas, amarelas, brancas ou violetas que são resultado do cruzamento entre exemplares.

Como cuidar da flor de maio

  • Muita luz sem contato direto, flor de maio gosta de sol;
  • Temperaturas entre 15 e 22ºC;
  • Umidade moderada, vaporizar água na planta em dias de tempo muito seco;
  • Rega moderada: abundante no verão e quando a terra estiver seca no inverno;
  • Poda após a floração;
  • Replantio a cada 3 anos;
  • Solo drenado.

Apesar do aspecto complexo, cuidar da Flor de Maio é relativamente simples desde que as condições sejam respeitadas. Um bom local para deixar a sua Flor de maio é apoiada sobre uma arvore ou pedra, onde ela possa receber muita iluminação. No caso da árvore, não se preocupe pois ela não rouba nutrientes e não funciona como uma parasita, apenas como apoio.

Flor de maio gosta de sol

A boa iluminação é essencial porque a Flor de maio precisa de muita luz para realizar sua fotossíntese, porém, evite o contato direto com o sol. Tente deixa-la próxima a uma janela dentro de casa, desta forma evitando também os ventos gelados que fazem mal as suas flores e folhas. As temperaturas ideais para a Flor de Maio oscilam entre 15 e 22ºC, apesar da sua boa resistência ao frio.

Rega

Quanto ao substrato, observe-o para que nunca fique ressecado. As epífitas costumam acumular água sobre as suas raízes. Então, fique de olho para saber quando é o período correto de realizar a próxima rega.

Poda

A poda da flor de maio é simples e deve ser feita após a floração, quando todas as flores já tiverem caído, removendo com uma tesoura de poda aquelas pontas da planta que tenham um aspecto pior.

Adubo para flor de maio

Fique atento ao período pré floração, antes do início de outono. É recomendado utilizar adubo NPK ou NPK 8-8-8, eles são ricos em fósforo, nutriente essencial para não só uma floração saudável mas também mais bonita da Flor de maio, cuidar para florir.

Controle de pragas

As colchonilhas e pulgões são uma das pragas comuns nas flor de de maio. Caso a sua planta seja afetada, sugerimos as soluções do artigo sobre remédios caseiros contra pulgões.

Como cuidar de flor de maio - Como cuidar da flor de maio

Como cultivar flor de maio

O segredo para o cultivo da flor de maio é acertar na escolha do local e preparar um bom substrato. Escolha um vaso adequado ao seu tamanho, com pelo menos 10 cm de diâmetro e forre-o com areia e pedras antes de completá-lo com o substrato preparado de pH neutro. Caso esteja plantando outras mudas ao mesmo tempo, deixe um espaçamento de, ao menos, 20 cm das outras plantas. Mantenha o solo úmido para o desenvolvimento da Schlumbergera truncata.

Substrato para flor de maio

Para que a flor de maio se desenvolva bem, o substrato deve ser drenado, rico em nutrientes e com um pH neutro. Os fertilizantes podem ser adicionados na primavera e verão, uma vez por mês, misturados à água da rega.

Para o vaso utilize boa quantidade de adubo orgânico, pó de osso e substratos próprios para epífitas, substratos de xaxim e areia grossa para ser colocada na parte inferior do vaso, ajudando na vazão de água deixando-a sempre fluir pelo vaso. Todos esses substratos e adubos são essenciais para essa planta e podem ser facilmente encontrados em Floriculturas, tanto lojas físicas quanto em lojas online.

Como replantar flor de maio

O replantio da flor de maio deve ser feito na primavera a cada 2 ou 3 anos, transplantando-a para um vaso maior com novo substrato para que ela possa crescer bem. A época ideal para fazer isso é na primavera.

Como fazer muda de flor de maio

As mudas da flor de maio podem ser feitas através de estacas caulinares ou sementes, sempre em substrato arenoso. É relativamente fácil propagar um muda de flor de maio. Você pode fazer isso por estaquia, acomodando um pedaço saudável da planta sobre terra úmida. Se quiser, você pode utilizar um enraizador para garantir a muda.

Flor de maio caindo as folhas

Preste muita atenção nesta parte, realizei pesquisas sobre esta planta e descobri que é muito comum e acontece com a maioria das plantas a queda das folhas e enfraquecimento após a floração. Este tipo de coisa acontece devido a energia que é gasta para florir, logo, a planta fica sem energia e por isso as folhas caem/ficam pálidas e fracas, murchas.

Pense que, como num atleta maratonista, que se prepara para uma maratona e depois da prova fica cansado e precisa voltar a uma boa alimentação para se recuperar. Com a planta acontece uma situação semelhante, ela gasta todos os seus recursos para se esforçar e finalmente florir e depois da floração, fica fraca, cansada e precisa voltar a sua alimentação e busca de nutrientes (no caso, aqueles provenientes da terra e substratos que você coloca nos vasos).

Então, a melhor coisa a se fazer é ficar atento ao período de floração, que costuma acontecer entre o outono e o início do inverno. Assim que essa temporada começar você deve aumentar um pouco a frequência de rega assim como a quantidade de substratos, como o pó de osso animal ou de peixe e substrato de xaxim.

Como cuidar de flor de maio - Flor de maio caindo as folhas
Imagem: rakelpossi.com

Flor de maio murcha

Existem 3 possibilidades comuns para a flor de maior murcha:

  • Fim da florada: ao final da temporada, as flores murcham e secam e deve se realizar a poda. Basta tirar as flores secas com a mão ou uma pinça e adicionar substrato novo terra;
  • Raízes úmidas: o excesso de água pode apodrecer as raízes e até matar a planta. Coloque novo substrato, certifique-se de que a terra esteja drenada e nunca encharque a planta durante a rega;
  • Doenças da flor de maio: mofos e infecções fúngicas são as mais comuns nesse tipo de planta. Para recuperar a planta, remova as partes apodrecidas, troque o substrato e mantenha-na em local arejado e iluminado.
Como cuidar de flor de maio - Flor de maio murcha

Adubo caseiro para Flor de Maio

O pó de osso contem grande quantidade de cálcio e pode ser substituído por cascas de ovo moídas, basta guardar as cascas de ovos que você consome, deixá-las secar e então moer com a mão (coberta com uma luva para não se machucar) ou, uma outra opção e também mais recomendada é misturar com água e bater no liquidificador, assim você terá não só as cascas mas uma água rica em cálcio que pode penetrar mais facilmente na terra e nutrir as raízes da flor de maio.

Outra opção recomendada é o substrato para cactos e suculentas. Você pode entender melhor no artigo que explica qual é a terra ideal para os cactos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de flor de maio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • GAGO, Marina. Cómo cuidar un cactus de Navidad. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/como-cuidar-un-cactus-de-navidad-1013.html/>. Acesso em 05 de março de 2020.

Escrever comentário sobre Como cuidar de flor de maio

O que lhe pareceu o artigo?
123 comentários
A sua avaliação:
Sônia
Minha flor de Maio estava florescendo, quando de repente os botões começaram a cair, como proceder nessa situação?
Laureci
Cuidados necessários para o florecimento da Flor de Maio!
Ana Maria Freitas de Oliveira
Gostaria de saber como faço para comprar a flor de maio. Pois aqui e muito difícil. obrigada
A sua avaliação:
maria José
Obrigada!!! claro e objetivo,
A sua avaliação:
Lúcia Arcanjo
Minhas orquídeas já não dá flores há 2 anos o q faço ? Obrigada
Eliane
Bom dia, Gostei muito do artigo, tenho algumas flores de maio ( branca e laranja) como faço para conseguir novas cores a partir das que tenho?

A sua avaliação:
Joana Darc Guilherme
Tenho algumas flores de maio, às minha até que florece, mas são tão lindas como vejo lojas. Também não sabia como cuidar agora aprendi lendo a matéria publicada. Agora sim sei que as minhas irão ficar lindas. Obrigado por me ensinar a cuidar das minhas paixão.
maria fatima
amo estas flor de maio ja tive 22 vaso de de varias core mas vou voltar cultivar elas de Deus quizer
Leialaiane
Queria saber o que fazer pra minha flor de maio florir o ano todo o n é possível
ANA PAULA
MINHA FLOR DE AIO ESTA COM OS CULES VERDINHOS LINDOS ,MAS NAO SAI FLOR NENHUMA JA TENHO ELA A DOIS ANOS E ATE HJ NAO FLORIU,JA COLOQUEI CASCA DE OVO E NAO ADIANTA O QUE FAÇO?

Como cuidar de flor de maio
Imagem: rakelpossi.com
1 de 4
Como cuidar de flor de maio

Voltar ao topo da página