O cultivo de plantas

Qual é a terra ideal para os cactos

Qual é a terra ideal para os cactos

Os cactos são uma extensa família de plantas procedentes da América, ainda que hoje já estejam espalhados pelo mundo inteiro. Sua principal característica é o fato de sobreviver em condições de extrema seca, graças a sua capacidade de acumular água nos seus talos, folhas ou raízes. Da mesma forma, destacam como traço distintivo as farpas ou espinhos com que estão recobertos. Estas plantas não precisam de cuidados excessivos, mas devemos ter em conta alguns fatores para ter cactos bonitos. Neste artigo de umComo.com.br dizemos-lhe qual é a terra ideal para os cactos.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cacto

Passos a seguir:

1

A terra ideal para os cactos deve estar formada por uma mistura de folhas trituradas, areia grossa e argila.

2

A areia não deve ser nem muito fina nem muito arredondada, já que poderia compactar muito a mistura e prejudicaria a drenagem da água.

3

Se antes de plantar o seu cacto preparar a terra corretamente, a planta terá garantido uns 4 ou 5 anos de vida, durante os quais irá desenvolver-se inclusive sem a necessidade de fertilizantes.

4

Aos cactos pode-se acrescentar farinha de osso ou fosfato de vez em quando, ainda que sempre de maneira gradual, bem como, adubo líquido durante a época de crescimento.

5

Se você adicionar adubo sólido, é necessário colocá-lo sobre a terra onde estejam as raízes e depois regar a parte adubada superficialmente.

Veja também: Como cuidar da Flor de Maio

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a terra ideal para os cactos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Ana Cláudia
Estou amo as dicas e cuidados que vocês estão disponibilizando. Muito Obrigada. Felicidades e que em 2020 vocês sejam muito felizes.
A sua avaliação:
edmo cardoso barbosa
ganhei um catos e quero planta-lo Qual a terra propria
A sua avaliação:
Ivete fani wirthmann
Qual a terra ideal para cactos e suculentas
A sua avaliação:
wellington
pequei umas mudas de cactos com alguma rais e transplantei para um pequeno vaso queria saber em quantos dias ele reagi para ficar bonito
A sua avaliação:
Robert
meus cactos não se adaptaram com a terra de suculentas, agora o mesmo cacto que dei a minha sogra ela planto em terra argilosa se desenvolveu. como entender isso
Licilene
Boa noite, posso plantar meu mini cactos só com pedrinhas . obrigado pela atenção.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucilene! Saiba tudo sobre como plantar e cuidar de mini cactos aqui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-mini-cactos-20080.html
juliano
quero saber sobre caquitos
betha sousa
Boa noite, eu tenho algumas espécie de cactos algumas tenho a mais de 7 a oito anos pois somente três colocaram flores outros não. O que posso usa para eles coloca flores .vocês podem me ajuda por favo agradeço desde já ..
cleuza maria fernandes
bom dia , o cacto pode ser plantado no vasa de barro ? obrigado pela atenção .
Fib
Oii, alguns dos meus são plantados em vasinhos de barro. Tenho em vidro e plástico também, com o solo e a drenagem certa é super tranquilo pra eles se adaptarem.
samara
nao foi nada util para o meu dever!
Qual é a terra ideal para os cactos