O cultivo de plantas

Plantas que absorvem energia ruim

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 7 maio 2022
Plantas que absorvem energia ruim

Quem se interessa por jardinagem já sabe que muito além de decorar interiores e espaços externos, as plantas também têm poderes terapêuticos fortes. Por isso, saber quais são as plantas que absorvem energia ruim é uma ótima forma de criar um lar mais aconchegante, positivo e livre de vibrações negativas. Se você está pensando em uma forma de proteger sua casa e sua família do mau olhado ou mesmo se quer apenas construir um ambiente feliz, criativo e tranquilo, saiba que as plantas podem te ajudar nisso.

E foi pensando em te ajudar a escolher as melhores espécies que nós do umCOMO preparamos este artigo. Aqui, você confere 20 exemplos de plantas que absorvem energias ruins. Você ainda confere mais informações sobre outros benefícios terapêuticos de cada tipo de planta e dicas básicas para cultivá-las. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Quais são as plantas que trazem azar

Plantas que absorvem energias ruim

Muitas pessoas também acreditam que as plantas trazem vantagens energéticas e espirituais. É por isso que as plantas são matéria-prima fundamental de várias medicinas alternativas. Mais do que isso, muitas espécies vêm ganhando popularidade nos últimos anos justamente por suas propriedades de bloquear energias negativas e fazer o ambiente prosperar.

Por isso, vamos ao que interessa! Abaixo, separamos 20 espécies de plantas que absorvem energia ruim para você cultivar e ter em casa. Confira:

1. Alecrim

Muito além de um tempero culinário, o alecrim é uma planta muito associada à limpeza energética do ambiente. Ele também costuma ser definido como uma planta que atrai amor sincero, felicidade, vitalidade e produtividade. Para cultivar esse poderoso estimulante mental, posicione a muda em um local bem-iluminado, como na varanda ou abaixo da janela.

2. Arruda

Entre as plantas que absorvem energia ruim, a arruda é provavelmente uma das mais conhecidas. Presente na umbanda, uma religião de matriz africana, o banho de arruda é famoso por ajudar a limpar energias ruins e tirar o mau olhado e a inveja. Segundo a crença, a arruda morre quando cultivada em locais com energias negativas ou pesadas. Para cultivá-la, basta posicioná-la em um local com incidência de sol pleno e regá-la com frequência.

3. Espada-de-São-Jorge

Como o próprio nome já diz, a espada-de-são-jorge está associada ao Santo Guerreiro - São Jorge nas religiões cristãs e Ogum nas crenças afro-brasileiras. É associada ao poder de afastar mau olhado. Suas folhas longas e finas lembram o formato de uma espada. Ela é uma planta de fácil cultivo, resistente a mudanças de ambientes.

4. Babosa

Comum em produtos de cabelo e pele, a babosa tem poderes curativos e cicatrizantes. A crença associa a babosa com a ideia de regeneração. Por isso, colocá-la em casa ajuda a excluir todas as energias negativas e abrir espaço para um ambiente feliz e saudável.

5. Cacto

Os cactos estão na moda. Mas para além da aparência diferente e de ser uma planta fácil de cuidar, você sabia que o cacto também está relacionado à limpeza do ambiente e ao controle da ansiedade? Ter um exemplar em casa com certeza vai te ajudar nesses objetivos.

6. Bambu

O bambu, além de lindo, traz sorte à qualquer casa. Ele inunda a casa com boas energias. Para cultivá-lo, você precisa posicioná-lo em um local parcialmente iluminado, mas sem sol direto. O bambu é bem adaptável e pode ser plantado tanto na água quanto na terra. Depois, é só regar duas vezes por semana ou trocar a água semanalmente.

7. Lírios da paz

Como o próprio nome já diz, o lírio-da-paz traz calma, tranquilidade e paz ao ambiente, além de purificar a casa e afastar as más vibrações. A recomendação dos experts é que a planta vive bem em ambientes mais úmidos. Por isso, colocá-la no banheiro é uma boa opção.

8. Hortelã

Um tempero delicioso, a hortelã também está ligada à prosperidade, bom humor e proteção para a casa. O seu aroma é seu ponto forte: ele promove calma e frescor no dia a dia. Cultive a hortelã em vasos ou jardineiras em locais com sombra parcial. Além disso, o solo da hortelã deve sempre estar úmido.

9. Jasmim

Uma árvore de grande porte, o jasmin fica incrível nos jardins e quintais. Ela é conhecida por fortalecer relações e funcionar como um amuleto de proteção para toda a família. Ela ainda estimula o otimismo, amor, vitalidade e paixão.

10. Lavanda

A lavanda combate a ansiedade e a insônia, graças ao seu perfume aromático e suave. Símbolo de proteção e purificação, ela pode ser cultivada em pequenos canteiros dentro ou fora de casa, desde que receba bastante sol ao longo do dia.

11. Manjericão

Quem não gosta de um bom pesto de manjericão, não é mesmo? Essa delícia culinária também é um ótimo purificador de energias do ambiente. Seu aroma marcante ajuda a limpar as energias pesadas do ambiente e trazer paz aos moradores da casa.

12. Tomilho

Outra entre as plantas que absorvem energias ruins, o tomilho é mais conhecido como tempero. Mas acredita-se pequena plantinha também combate energias negativas e ajuda a trazer criatividade e resiliência para conquistar sonhos e objetivos.

13. Árvore-da-felicidade

A árvore-da-felicidade tem no próprio nome uma de suas maiores características. Ela espanta a tristeza e abre espaço para energias felizes no ambiente doméstico. Ao plantá-la, saiba que ela é bastante resistente. Exige poucos cuidados e pode ser cultivada quanto dentro quanto fora da casa.

14. Sálvia

A sálvia também é conhecida em diversas religiões como uma planta que atrai boa sorte, além de ter propriedades purificantes. Ela é perfeita para casas localizadas em regiões com temperaturas mais amenas, mas lembre-se que ela deve receber luz direta em pelo menos um período do dia, ok?

15. Guiné

A guiné é uma planta nativa do Brasil. Segundo muitas crenças, ela tem um grande poder espiritual de cura e renovação de energias. Em casa, posicione-a em um ambiente com meia-sombra para atrair felicidade, boa sorte e alegria.

16. Eucalipto

O tradicional cheirinho de eucalipto está presente nas saunas, mas essa planta também tem benefícios energéticos importantes para a casa, como purificar o ambiente das más energias. Para cultivá-lo, é importante ter bastante espaço disponível, já que a planta cresce muito e tem um alto porte.

17. Pilea

Também conhecida como planta-chinesa-do-dinheiro, essa verdinha de origem oriental é uma das plantas que absorvem energia ruim e atraem dinheiro, sucesso e boas energias para o ambiente doméstico. Por isso, é uma excelente aquisição para a sua casa. Plante-a com um solo bem drenado e regue 2 vezes por semana.

18. Pimenteiras

Ter pimenteiras em casa é ótima fonte de temperos o ano todo. Mas essa árvore que dá frutos tão deliciosos também funciona como bloqueadora de pensamentos ruins e "bad vibes". Ela atua como escudo contra a inveja e outras intenções maliciosas.

19. Jiboia

A jiboia é uma das plantas domésticas mais populares. Além de não exigir muita manutenção no dia a dia, ela também se adapta bem tanto em ambientes com sombra quanto os bem iluminados. Suas propriedades energéticas ajudam a manter o lar feliz, tranquilo e sereno.

20. Suculentas

As suculentas são plantinhas purificadoras, que além de combaterem as toxinas do ar, também liberam o ambiente de qualquer energia pesada. Além disso, elas também são conhecidas por melhorarem a memória, o foco e a concentração, sendo perfeitas para colocar em cômodos de estudo e trabalho, com o escritório.

Leia também: Plantas que devemos ter em casa

Como as plantas influenciam o ambiente

De acordo com a empresa The Sill[1], especializada na venda de plantas para casa, muitos estudos científicos já demonstraram que as plantas têm influência direta na maneira como nos sentimos. É por isso, por exemplo, que o contato com a natureza é considerado uma ótima forma de terapia para quando estamos tristes, cansados e/ou ansiosos. O tempo passado em meio ao verde pode nos ajudar a relaxar, reduzir a fadiga mental e até mesmo melhorar nossa concentração e criatividade. Alguns outros benefícios do contato com as plantas incluem:

  • Melhorar o humor
  • Estimular a produtividade
  • Reduzir o estresse
  • Criar um novo hobby: a jardinagem!

Tendo todos esses benefícios em vista, por que não apostar em decorar sua casa com algumas plantas que absorvem energia ruim? Além dos benefícios terapêuticos, as plantas também capturam microorganismos do ar e ajudam a diminuir a poluição do ambiente, criando um lar mais confortável e saudável para todos os moradores da casa.

Se gostou do nosso artigo sobre Plantas que absorvem energia ruim do ambiente, você também pode se interessar por: Plantas fáceis de cuidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que absorvem energia ruim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. THE SILL. The benefits of houseplants. Disponível em: <https://www.thesill.com/blog/why-you-need-plants-in-your-life> Acesso em: 30 de abril de 2022.
Bibliografia
  • INDIA TIMES. 11 indoor plants that will absorb all the negative energy and supercharge your world. Disponível em: <https://www.indiatimes.com/trending/11-indoor-plants-that-will-absorb-all-the-negative-energy-and-supercharge-your-world-349777.html> Acesso em: 30 de abril de 2022.
  • ALL THINGS GARDENER. 11 indoor plants that will absorb all the negative energy and increase your happiness. Disponível em: <https://allthingsgardener.com/11-indoor-plants-that-will-absorb-all-the-negative-energy-and-increase-your-happiness/> Acesso em: 30 de abril de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Plantas que absorvem energia ruim