Como plantar amor-perfeito
Amor-perfeito, ou viola tricolor, é uma flor "prima" da violeta que é conhecida pelas suas flores pequenas e multicoloridas, muito popular pela sua beleza e por ser fácil de cuidar. Por ser uma planta rasteira que só cresce até 15 centímetros ela é ideal para ser plantada em vasos rasos, jardineiras e canteiros. Não é difícil plantá-la em casa e você pode combinar com diferentes cores e outras espécies como tulipas, gerânios ou o que você preferir. Para te ajudar, o umCOMO dá o passo a passo de como plantar amor-perfeito.
Passos a seguir:
Antes de começar a plantar amor-perfeito, é importante que você leve em consideração a melhor época de plantio. Apesar de florescerem durante o ano todo, elas preferem temperaturas amenas. Sendo assim, no Brasil, o clima ideal para semear é entre o final do verão e o começo do inverno. Já que as temperaturas muito quentes podem atrapalhar a germinação das sementes
Em regiões de climas mais frios o amor-perfeito deve florir do outono à primavera. Já em lugares de climas quentes e úmidos, apenas no inverno.
Agora que você já sabe quando é a melhor época para plantar amor-perfeito, deve escolher o local ideal. Trata-se de uma planta que necessita da luz solar direta ou indireta por pelo menos 6 horas diárias. Assim, independente de ela ser plantada em um vaso ou jardim, é importante que esteja em um ambiente de meia-sombra e sol.
Você pode plantar amor-perfeito a partir de uma muda da planta já florescida ou germinar as sementes e criar a sua própria muda. Se você optou por germinar as sementes, é ideal que comece pelo vaso e depois transfira para um canteiro se esse é o seu objetivo final. Para semear, adquira sementes de amor-perfeito em uma loja de jardinagem.
Prepare o fundo de um vaso não muito profundo com uma camada de drenagem que pode ser feita com argila expandida ou pedras e complete com metade de areia e metade de terra orgânica adubada. Quem optar por um sementeiro (caixa de germinação), só precisa completar com um pouco de terra.
Semeie as sementes e cubra com no máximo a altura de 1 dedo de terra solta. Mantenha essa terra sempre úmida. A previsão é que as sementes comecem a germinar em um prazo de mais ou menos entre 10 e 15 dias.
Se você usou a caixa de germinação, as plantas devem ser transferidas para um vaso quando atingirem os 6 centímetros de altura.
Com as mudas prontas, você pode replantá-las em um vaso ou canteiro. Esses passos também funcionam para plantar amor-perfeito a partir de uma muda comprada.
Para plantar em um vaso ou jardineira, escolha um não muito profundo e prepare o fundo com umacamada de drenagem com argila expandida ou pedras e complete com metade de areia e metade de terra orgânica adubada.
Quem optou por plantar amor-perfeito em um canteiro deve preparar o solo tirando flores e plantas mortas e misturando ao solo matéria orgânica proveniente de compostagem, esterco ou turfa e umedecer essa terra.
Com delicadeza para não desprender a raiz do resto da estrutura da flor, remova a sua muda do sementeiro ou vaso pequeno.
Tanto no vaso, quanto no solo, abra um buraco raso de altura da raiz da sua planta e acomode a muda. Cubra a raiz com terra e umedeça.
Agora é só cuidar da sua planta e apreciar o seu lindo ciclo de floração. O amor-perfeito deve ser regado sempre que a terra estiver seca, mas nunca encharcar. Mantenha úmida.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar amor-perfeito, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.