Partilhar

Como florescer bougainville - dicas essenciais!

Por Nicolas Santos. Atualizado: 19 julho 2017

A bougainvillea ou spectabillis willd, mais comumente conhecida como três-marias, primavera, santa-rita ou espinho de santa-rita é uma trepadeira que geralmente se encontra adornando jardins, canteiros e áreas sociais, comerciais ou residenciais. Frequentemente surgem dúvidas quanto ao cultivo da bougainvillea justamente por esta planta necessitar de uma certa atenção quanto ao seu cultivo. É necessário que se regue constantemente, tal como o seu plantio deve ser feito num local onde ela receba boas quantidades de luz diária, enfim, tudo isso para que ela possa gerar boas flores. Neste artigo, umCOMO te explica como florescer bougainville de uma maneira prática!

Como plantar bougainville

Em primeiro lugar, podemos dizer que para um bom florescimento da bougainville é necessário que ela seja bem plantada e cultivada. Flores como as que bougainville produz requerem muito esforço da parte da planta, portanto, podas e adubagens frequentes também ajudam no florescimento. Além disso, sem uma boa frequência de exposição à luz solar, dificulta-se o processo de floração.

Outro fator a se levar em consideração na floração da bougainville é que esta planta, apesar de ser considerada um arbusto, pode ser plantada em jardineiras, vasos ou canteiros próprios. O ideal é que se plante no solo, uma vez que o seu crescimento é comprometido pela falta de espaço para as suas raízes em vasos.

Após escolher o local de plantio da bougainville, você deve estar atento ao tipo de solo. O ideal para que a sua planta possa não só crescer saudável mas também florescer com frequência durante o ano é que a terra seja fértil (veja aqui como fazer com que a terra seja mais fértil) e bem drenada, ou seja, sem retenção de água. É também recomendado que o solo seja levemente ácido, com pH entre 5,5 e 6,0 (lembrando que você pode aumentar ou diminuir o pH do solo acrescentando cal, para aumentar, ou enxofre, para diminuir o pH).

Você deve estar atento ao clima, a bougainville é uma planta que gosta de climas mais quentes, o ideal é que seja entre os 18°C e 38°C. Quando o inverno chegar, se plantada em vaso, o ideal é que a bougainville seja colocada para hibernar em um local fechado, ou que ao menos não esteja exposto ao vento gelado de inverno. A bougainville prefere temperaturas mais quentes para florescer, portanto, não fique surpreso se a sua não florescer durante o inverno.

Por ser uma planta arbustiva, a bougainville procura sempre um lugar para se apoiar e crescer. Deixar o seu vaso ou plantá-la próxima a um muro, cerca ou grades pode facilitar o seu desenvolvimento. Caso contrário, busque criar uma estrutura (com estrutura queremos dizer qualquer coisa onde ela possa se agarrar, como barbantes ou arames, combinemos que estrutura é uma palavra mais interessante que barbante e vamos deixar assim) para ela se agarrar conforme se desenvolve. Lembrando que o seu crescimento é de certa forma limitado quando plantada em vasos.

Em último lugar vamos falar sobre os fertilizantes. Frequentemente, no cultivo de bougainville, a planta deve ser adubada utilizando fertilizantes NPK 4.14.8, aplicando cerca de 300 gramas por pé (mais ou menos o que temos num punhado de mão), se quiser, considere utilizar também adubos naturais. Aplicar o adubo de 6 em 6 meses é o bastante para estimular a floração da bougainville, isto é, em conjunto com os outros fatores como o clima, pH do solo, podas frequentes e como no cultivo de qualquer outra planta, paciência e gosto pelo ato do cultivo. Cedo ou tarde, quando bem cuidada, a bougainville se desenvolve e apresenta belas flores.

Dica: Consulte esse artigo para saber como plantar primavera buganvilia com maior detalhe.

Como florescer bougainville - dicas essenciais! - Como plantar bougainville

Como podar bougainville

Outro fator para estimular o florescimento da bougainville é a frequência com que as podas devem ser feitas. De preferência, a bougainville deve ser podada a cada 4 meses. Isso não só ajuda a estimular o florescimento da bougainville mas também a manter o formato e a beleza da planta. Lembre-se de usar luvas para podar a bougainville; às vezes, pessoas sentem irritações semelhantes à da hera-venenosa ao podar a bougainville sem luvas.

Outras dicas no cultivo da bougainville são:

  • Evite regar em demasia a bougainville, água em excesso pode enfraquecer o seu florescimento ou pior, causar o apodrecimento de suas raízes.
  • A queda de flores é algo completamente normal na floração da bougainville e pode aumentar caso ocorra mudanças bruscas de temperatura ambiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como florescer bougainville - dicas essenciais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como florescer bougainville - dicas essenciais!

3 comentários
Cláudia Regina Santos
Como cuidar das suculentas, flor de maio
lucia
tenho uma muda pequena de bougainville mas não cresce nem dar flores
Andrea Lucia Barbosa Pagani
Boa tarde, tenho um bougainville a mais de um ano e ainda não floresceu. Já comprei um adubo NPK 10-10-10 e ainda nada aconteceu. Estou triste pois ela se encontra linda mas não floresce.Oque devo fazer?
Isabel
Andrea, eles disseram aqui no site que o adubo correto é o NPK 4-14-8, 300 g, aplicado de 6/6 meses. A planta deve ser podada de 4/4 meses (o site explica como fazer isso) e o solo deve ser levemente ácido ou neutro com PH 5,5 e 6. A gente pode adquirir um medidor de PH do solo e usar o cal para aumentar e o enxofre para reduzir o PH. O site também faz algumas observações importante. Abraço.
TACIANE
No artigo ele sugere o NPK 4.14.8 Isso pq este número esta na mesma ordem do nome: NPK, N de nitrogenio, p de fósforo (phosforo) e k de potássio. O Fósforo é o mais importante para flores e frutos, por isso é melhor vc usar o 4-14-8 pois tem 14 de fósforo, é mais rico em fósforo. Fora todas as outras dicas do artigo né.

1 de 2

Voltar ao topo da página