Acabar com os carrapatos

Como eliminar carrapatos em humanos

Como eliminar carrapatos em humanos

Os carrapatos são pequenos insetos que se alimentam do sangue dos animais e que também podem afetar os humanos. Apesar de talvez só dar conta após alguns dias, depois de obter a sua dose de sangue, uma atenção rápida é importante para prevenir infecções e doenças. Por isso, no seguinte artigo de umComo damos a você uma série de instruções que ajudarão a eliminar carrapatos em humanos com rapidez e eficácia.

Índice

  1. Passos para eliminar carrapatos
  2. Depois de eliminar o carrapato
  3. Quando consultar um médico?

Passos para eliminar carrapatos

Proteja as suas mãos com luvas de látex se possível (um lenço de papel funciona se estiver em um apuro) e use uma pinça de sobrancelhas para agarrar o carrapato o mais perto possível da pele. De seguida, puxe o carrapato com um movimento lento, para cima e sem apertar, torcer ou puxar.

Caso não disponha de uma pince, tente amarrar uma linha forte ao redor do carrapato (perto da cabeça) e puxe suavemente até que o carrapato saia. Também pode tentar retirar com as mãos mas deve protegê-las com luvas ou com um lenço.

Se o carrapato for muito pequeno para agarrar, tente "escovar" com a beirada de um cartão de plástico reforçado (como um cartão de crédito). Pressione a borda do cartão na pele perto da cabeça do carrapato e depois faça uma varredura com a pressão centrada na área da pele sob o mesmo. Alguns acham que este é o método mais seguro porque não há perigo de apertar o carrapato com tanta força, permitindo que libere as bactérias sob a pele (que transmitem a doença e infecções).

É muito importante que não aplique muita pressão no corpo do carrapato e não aperte com muita força, pois isso pode fazer com que libere bactérias sob a pele (ou que o carrapato estoure).

Como eliminar carrapatos em humanos - Passos para eliminar carrapatos

Depois de eliminar o carrapato

Quando o carrapato tiver sido completamente eliminado, lave a área da picada com água e sabão. Depois, aplique qualquer antisséptico tópico sobre a mordida e lave as mãos com água e sabão.

O que acontece se o carrapato se rompeu na pele? Neste caso, tente puxar com uma agulha esterilizada qualquer rastro que tenha ficado, as partes estarão próximas da superfície da pele por isso não há necessidade de aprofundar. Lembre-se que se a agulha não estiver esterilizada corretamente pode causar uma infecção, portanto ir ao médico é a melhor opção se não tiver a certeza.

Para saber se eliminou o carrapato corretamente, tenha em consideração que o carrapato ainda deverá se mexer se retirado de forma adequada. Acabe com ele esmagando-o entre duas superfícies duras.

Quando consultar um médico?

  • Se não puder tirar a cabeça ou a boca do carrapato, partes que ainda podem ficar incorporadas na pele.
  • Se a vítima da mordida tiver febre, náuseas, dores musculares, enxaquecas ou dores de cabeça; se aparecer uma erupção irregular, vermelhidão na pele ou um anel de cor vermelha ou "branca" ao redor da picada. Estes sintomas podem indicar uma doença transmitida por carrapatos.

Nos seguintes artigos pode se informar sobre O que fazer se um carrapato me picar e Como prevenir as pulgas e carrapatos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar carrapatos em humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ilana
Eu acordei com com duas pintas no rosto . Como sei se isso é carrapato ? Passei vinagre ardeu muitoooo ! E tbm saiu uma água numas das pintas . Elas são pretas. Eu não queria ir ao médico . Isso sair sozinho e água que saiu é perigoso ?
Antoninho Rapassi
Li atentamente todo o enunciado aqui reportado. Entendi com facilidade os procedimentos para a eficiente eliminação do indesejado carrapato, além das medidas de higiene que se deve adotar na pré e pós intervenção. Gostei.
Editor umComo.com.br
Oi Antoninho! Que bom que você gostou da matéria. Continue seguindo os artigos do umCOMO, valeu pelo comentário :)
1 de 2
Como eliminar carrapatos em humanos