Partilhar

Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Por Yasmin Fonseca. 29 março 2019

Carrapatos são animais da família das aranhas que se alimentam de sangue e que costumam estar presentes em locais com árvores e gramas, como quintais. Quando encontram um hospedeiro, os carrapatos podem transmitir doenças como a doença de Lyme, babesiose, anaplasmose, tularemia e febre maculosa.[1] Por serem perigosos, os carrapatos devem ser eliminados quando encontrados no quintal de casa e em animais. Se você está com uma infestação e quer saber como acabar com carrapatos no quintal de terra, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como acabar com pulgas no quintal de terra

Como acabar com carrapatos no quintal com vinagre e limão

Uma das soluções naturais para resolver o problema com infestação de carrapatos no quintal é o vinagre que, além de facilmente aplicado, é eficaz e cujo preparo exige apenas produtos já encontrados em casa. Por conter propriedades antibactericidas e antifúngicas[2], o vinagre ajuda a acabar não apenas com carrapatos mas também com seus ovos. Para fazer o veneno contra carrapatos, você precisará de:

  • 1 balde;
  • 1/2 livro de suco de limão;
  • 1 litro de água;
  • 1 litro de vinagre.

Para fazer o veneno, basta misturar os ingredientes dentro do balde, após, coloque em um borrifador e passe pelo quintal. Por ser uma mistura natural e pouco agressiva, a mistura de vinagre com limão não prejudica as plantas.

A mistura também pode ser usada em caso de pulgas ou fungos nas plantas do quintal, entretanto, caso for aplicá-la em razão de fungos, em vez de borrifar, é preferível passar delicadamente um pano em toda a planta, tomando cuidado para não deixar escapar nenhuma região contaminada.

Caso você tenha sido mordido, veja como eliminar carrapatos em humanos.

Como acabar com carrapatos no quintal com cravo e cânfora

A receita de cravo para acabar com carrapatos é muito eficaz pois é composta de produtos que afastam os carrapatos em razão do cheiro e mantém as plantas livres de outras pragas pois é desinfetante antisséptica. Para fazer esta receita, você precisará de:

  • 1 balde;
  • 1 panela;
  • 1/2 litro de água;
  • 1 litro de álcool comum;
  • 8 colheres de sopa de alecrim;
  • 1 colher de sopa de cravo;
  • 6 pedras de cânfora;
  • 200mL de vinagre.

Tendo todos os ingredientes separados, siga os seguintes passos:

  1. No balde, coloque o álcool e as pedras de cânfora, misture os ingredientes até que as pedras de cânfora tenham dissolvido;
  2. Na panela, coloque água, a canela e o alecrim, misture os ingredientes e coloque-os em fogo baixo até que comece a ferver;
  3. Assim que a mistura começar a ferver, desligue o fogo e coloque o conteúdo da panela no balde;
  4. Misture e espere esfriar;
  5. Adicione o álcool e coloque o veneno em um borrifador;
  6. Borrife o veneno em suas plantas.

Ainda que seja um pouco mais complexa e que exija ingredientes mais difíceis de se encontrar em casa, o remédio para carrapatos com cravo e cânfora é um esforço que vale a pena ser feito pois afasta carrapatos e ajuda a evitar novas infestações.

A receita acima também pode ser aplicada em animais. Veja também: como saber se meu cachorro tem carrapatos.

Como acabar com carrapatos no quintal: remédio caseiro

Se você procura saídas naturais para acabar com a infestação, veja uma lista com outros produtos que funcionam como remédio caseiro para eliminar carrapatos do ambiente:

Dicas para evitar infestação de carrapatos

  • Apare a grama: carrapatos gostam de natureza, principalmente de arbustos e gramas, locais onde podem se esconder. Para evitar carrapatos, é essencial mandar a grama sempre aparada para não dar abrigo aos hospedeiros;
  • Evite água parada: insetos de forma geral precisam de água para que seus ovos cresçam saudáveis, sendo assim, tome cuidado para evitar locais com acúmulo de água que possam atrair carrapatos;
  • Mantenha seus animais limpos: caso você tenha animais e costume deixá-los no quintal, mantenha-os sempre higienizados, além disso, sempre dê uma olhada entre os pelos para procurar por carrapatos e pulgas;
  • Sempre aplique pesticida: mesmo após acabar com a infestação, procure sempre aplicar venenos brandos com o de vinagre para evitar novos problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com carrapatos no quintal de terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE BOSTON. Doenças transmitidas por carrapatos. Disponível em: <http://www.bphc.org/whatwedo/infectious-diseases/Infectious-Diseases-A-to-Z/Documents/Fact%20Sheet%20Languages/Tickborne%20Diseases/Portuguese.pdf> Acesso em: 28 de março de 2019.
  2. MARQUES, F. P. P. Características Físico-Químicas, nutricionais e sensoriais de vinagres de diferentes matérias-primas. Goiania, 2008. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/2889/5/Caracteristicas_fisico_quimicas_nutricionais_e_sensoriais_de_vinagres_de_diferentes_materias_primas.pdf. Acesso em: 28 de março de 2019.

Escrever comentário sobre Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Voltar ao topo da página