Partilhar

Como acabar com carrapatos no quintal de terra

 
Por Yasmin Fonseca. 29 março 2019
Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Carrapatos são animais da família das aranhas que se alimentam de sangue e que costumam estar presentes em locais com árvores e gramas, como quintais. Quando encontram um hospedeiro, os carrapatos podem transmitir doenças como a doença de Lyme, babesiose, anaplasmose, tularemia e febre maculosa.[1] Por serem perigosos, os carrapatos devem ser eliminados quando encontrados no quintal de casa e em animais. Se você está com uma infestação e quer saber como acabar com carrapatos no quintal de terra, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como acabar com pulgas no quintal de terra

Como acabar com carrapatos no quintal com vinagre e limão

Uma das soluções naturais para resolver o problema com infestação de carrapatos no quintal é o vinagre que, além de facilmente aplicado, é eficaz e cujo preparo exige apenas produtos já encontrados em casa. Por conter propriedades antibactericidas e antifúngicas[2], o vinagre ajuda a acabar não apenas com carrapatos mas também com seus ovos. Para fazer o veneno contra carrapatos, você precisará de:

  • 1 balde;
  • 1/2 livro de suco de limão;
  • 1 litro de água;
  • 1 litro de vinagre.

Para fazer o veneno, basta misturar os ingredientes dentro do balde, após, coloque em um borrifador e passe pelo quintal. Por ser uma mistura natural e pouco agressiva, a mistura de vinagre com limão não prejudica as plantas.

A mistura também pode ser usada em caso de pulgas ou fungos nas plantas do quintal, entretanto, caso for aplicá-la em razão de fungos, em vez de borrifar, é preferível passar delicadamente um pano em toda a planta, tomando cuidado para não deixar escapar nenhuma região contaminada.

Caso você tenha sido mordido, veja como eliminar carrapatos em humanos.

Como acabar com carrapatos no quintal com cravo e cânfora

A receita de cravo para acabar com carrapatos é muito eficaz pois é composta de produtos que afastam os carrapatos em razão do cheiro e mantém as plantas livres de outras pragas pois é desinfetante antisséptica. Para fazer esta receita, você precisará de:

  • 1 balde;
  • 1 panela;
  • 1/2 litro de água;
  • 1 litro de álcool comum;
  • 8 colheres de sopa de alecrim;
  • 1 colher de sopa de cravo;
  • 6 pedras de cânfora;
  • 200mL de vinagre.

Tendo todos os ingredientes separados, siga os seguintes passos:

  1. No balde, coloque o álcool e as pedras de cânfora, misture os ingredientes até que as pedras de cânfora tenham dissolvido;
  2. Na panela, coloque água, a canela e o alecrim, misture os ingredientes e coloque-os em fogo baixo até que comece a ferver;
  3. Assim que a mistura começar a ferver, desligue o fogo e coloque o conteúdo da panela no balde;
  4. Misture e espere esfriar;
  5. Adicione o álcool e coloque o veneno em um borrifador;
  6. Borrife o veneno em suas plantas.

Ainda que seja um pouco mais complexa e que exija ingredientes mais difíceis de se encontrar em casa, o remédio para carrapatos com cravo e cânfora é um esforço que vale a pena ser feito pois afasta carrapatos e ajuda a evitar novas infestações.

A receita acima também pode ser aplicada em animais. Veja também: como saber se meu cachorro tem carrapatos.

Como acabar com carrapatos no quintal: remédio caseiro

Se você procura saídas naturais para acabar com a infestação, veja uma lista com outros produtos que funcionam como remédio caseiro para eliminar carrapatos do ambiente:

Dicas para evitar infestação de carrapatos

  • Apare a grama: carrapatos gostam de natureza, principalmente de arbustos e gramas, locais onde podem se esconder. Para evitar carrapatos, é essencial mandar a grama sempre aparada para não dar abrigo aos hospedeiros;
  • Evite água parada: insetos de forma geral precisam de água para que seus ovos cresçam saudáveis, sendo assim, tome cuidado para evitar locais com acúmulo de água que possam atrair carrapatos;
  • Mantenha seus animais limpos: caso você tenha animais e costume deixá-los no quintal, mantenha-os sempre higienizados, além disso, sempre dê uma olhada entre os pelos para procurar por carrapatos e pulgas;
  • Sempre aplique pesticida: mesmo após acabar com a infestação, procure sempre aplicar venenos brandos com o de vinagre para evitar novos problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com carrapatos no quintal de terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE BOSTON. Doenças transmitidas por carrapatos. Disponível em: <http://www.bphc.org/whatwedo/infectious-diseases/Infectious-Diseases-A-to-Z/Documents/Fact%20Sheet%20Languages/Tickborne%20Diseases/Portuguese.pdf> Acesso em: 28 de março de 2019.
  2. MARQUES, F. P. P. Características Físico-Químicas, nutricionais e sensoriais de vinagres de diferentes matérias-primas. Goiania, 2008. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/2889/5/Caracteristicas_fisico_quimicas_nutricionais_e_sensoriais_de_vinagres_de_diferentes_materias_primas.pdf. Acesso em: 28 de março de 2019.

Escrever comentário sobre Como acabar com carrapatos no quintal de terra

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com carrapatos no quintal de terra
Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Voltar ao topo da página