Livrar-se dos percevejos

Como acabar com percevejos

Como acabar com percevejos

A batalha contra pragas de insetos em uma casa pode começar no momento que você menos espera. É que a chegada deles costuma acontecer rapidamente, fazendo com que você tenha de tomar atitudes imediatas para resolver o problema e proteger a família. Qualquer habitante do ambiente doméstico pode estar em perigo por conta da presença dos insetos, mas os mais vulneráveis sempre são crianças, cães, gatos e outros animais de estimação. Nesse sentido, uma infestação de percevejos pode ser incontrolável se você não tomar as medidas necessárias de maneira rápida. Esses insetos são muito resistentes em condições adversas, como mudanças de temperatura e fome, e é por isso que você precisa conhecer em detalhes quais são os melhores métodos para acabar com eles usando de rapidez e eficácia. Neste post do umCOMO explicamos como acabar com percevejos e nunca mais ter problemas com eles!

Também lhe pode interessar: Como acabar com percevejos com goiaba

Índice

  1. Lavar roupas em temperaturas altas
  2. Aspirador de pó
  3. Congelamento
  4. Vaporizador
  5. Descarga total ou bomba de inseticida
  6. Sprays inseticidas contra percevejos
  7. Terra de diatomáceas
  8. Como prevenir uma infestação de percevejos

Lavar roupas em temperaturas altas

A limpeza é uma das melhores armas para você acabar percevejos de uma vez por todas. É que as pragas desses insetos geralmente afetam as roupas e, portanto, você precisará lavá-las muito bem para que eles desapareçam de suas peças de vestuário.

Para eliminar percevejos das roupas ou do sofá e de outras superfícies de tecido, lave todos eles em altas temperaturas, que devem oscilar entre 50 e 60 ºC. Dessa forma você se assegura de que os insetos morreram durante a lavagem, já que percevejos não aguentam temperaturas superiores a 50 ºC. Também é possível lançar mão de sacos solúveis em água para guardar e mover lençóis, roupas e outros itens infestados até colocá-los na máquina de lavar.

Como acabar com percevejos - Lavar roupas em temperaturas altas

Aspirador de pó

Se você não sabe como eliminar os percevejos de toda a casa, um aspirador de pó com potência alta será a solução. Usando fita isolante, divida bem a casa em diferentes áreas e passe o aspirador de pó em cada uma delas até ter certeza de que não falta nenhuma. Você também terá de aspirar completamente cada centímetro do seu colchão e do seu sofá, eliminando assim as larvas e os ovos dos insetos.

Como acabar com percevejos - Aspirador de pó

Congelamento

Além das altas temperaturas, vale dizer que o frio também é capaz de eliminar os percevejos. Mesmo assim, é mais difícil de conseguir esse feito: para matar os insetos mediante baixas temperaturas, você vai precisar que eles fiquem a -17 ºC por, no mínimo, duas horas.

Além da dificuldade e lentidão naturais que envolvem esse método, você só poderá aplicá-lo em pequenos objetos, que podem ser colocados no freezer sem grandes dificuldades (como lençóis ou almofadas, por exemplo). Já para o colchão você terá de optar por outra técnica, pois será muito difícil encontrar uma temperatura ambiente de -17 ºC no momento específico em que precisar acabar com uma infestação de percevejos.

Vaporizador

Algumas empresas, quando se veem afetadas por uma infestação de percevejos, escolhem a estratégia de usar um vaporizador para eliminá-los. Essa é uma técnica bastante eficiente, já que nela é aplicada uma temperatura superior aos 60 ºC, que acaba sendo letal para esses insetos.

O vapor de água serve para matar ovos de percevejos, as larvas e os adultos de maneira ecológica, sem adicionar produtos químicos no meio ambiente. Além disso, o vapor tem a capacidade de penetrar em fendas ou rachaduras muito pequenas, onde geralmente são encontrados os insetos. Portanto, se você tiver um vaporizador em casa, terá uma ótima ferramenta para eliminar a infestação de percevejos de forma rápida e eficaz.

Como acabar com percevejos - Vaporizador

Descarga total ou bomba de inseticida

A descarga total, popularmente conhecida como bomba de inseticida para percevejos, é outro produto altamente eficaz para matar esses insetos. Sua aplicação é através da nebulização, causando um efeito imediato nos insetos. Com uma unidade deste inseticida você consegue cobrir um espaço total de 15 m2. Para aplicá-lo corretamente, siga estas etapas:

  1. Coloque o recipiente em uma parte alta do cômodo.
  2. Pressione o botão para que a descarga seja ativada.
  3. Depois de ativar a escarga, feche o cômodo completamente, sem ninguém dentro dele, por cerca de 5 horas, para que o método faça efeito.
  4. Depois dessas 5 horas, deixe o cômodo ventilar.
  5. Por fim, você terá de repetir a aplicação 10 dias depois da primeira, para encerrar o ciclo biológico dos insetos.

Sprays inseticidas contra percevejos

Existem, também, outros produtos para acabar com percevejos, como sprays específicos que agem contra esses insetos. O método de uso é muito simples: você deve pulverizar instantânea e diretamente os móveis e tecidos afetados pelos percevejos.

Esses sprays contêm a permetrina, ou seja, um produto químico que age de maneira eficaz matando ácaros, piolhos e outros insetos. Como ele não exala odores fortes e nem causa manchas desagradáveis, pode ser borrifado sobre qualquer tipo de superfície. É um produto cuja aplicação é especialmente recomendada em tecidos, pois eles são uma das áreas preferidas dos percevejos. Mesmo assim, siga sempre as instruções de uso indicadas na embalagem, para ter sucesso e usá-lo com total segurança.

Como acabar com percevejos - Sprays inseticidas contra percevejos

Terra de diatomáceas

Existem remédios caseiros para eliminar percevejos, como no caso da terra de diatomáceas. Ele é um pó totalmente natural, extraído de fósseis de algas marinhas. O efeito desse pó é bastante prejudicial aos insetos, pois causa uma desidratação severa capaz de matá-los.

Se você optar por usar a terra de diatomáceas para eliminar percevejos, deverá deixar que a substância atue por 10 dias para que tenha efeito durante todas as etapas vitais dos insetos. Depois desse período, você poderá usar o aspirador de pó para retirar os resíduos restantes. Recomendamos que você use essa técnica para locais mais escondidos, como atrás de móveis, em fendas ou rachaduras.

Como prevenir uma infestação de percevejos

Depois de descobrir como acabar com uma infestação de percevejos usando os métodos descritos acima, é importante que você conheça algumas técnicas, como as seguintes, para prevenir que as infestações de percevejos surjam casa:

  • Lacas de inseticidas para percevejos: podem ser aplicadas em pisos, janelas e batentes de portas para evitar que os insetos entrem em casa. Esse produto possui grande resistência à umidade e tem duração de meses a partir do momento de sua aplicação.
  • Armadilhas de monitoramento: são usadas para detectar a presença de percevejos nos cômodos onde você as coloca, pois ficam grudadas nos adesivos presentes nelas mesmas. Se você quiser aumentar a eficácia dessas armadilhas, pode adicionar feromônios para atrair insetos e fazer com que eles fiquem presos.
  • Armadilhas climbUp: esse tipo de armadilha recria uma espécie de cova da qual os percevejos acham impossível escapar. Você pode colocá-las nas pernas das camas, de sofás, de cadeiras e na base dos armários. Dessa forma, será possível detectar imediatamente a presença desses insetos e, se houver uma infestação, aplicar algum método para eliminá-los o mais rápido possível.

Além disso, recomendamos que você leia este outro artigo em que explicamos como são as picadas de percevejo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com percevejos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Irineu Gonzaga de Souza
Dica muito boa, para eliminar e prevenir eta praga na casa.
1 de 5
Como acabar com percevejos