Partilhar

Maneira fácil de tirar um carrapato

Por Sara Viega. Atualizado: 1 abril 2019
Maneira fácil de tirar um carrapato

Como todos sabem, os carrapatos propiciam a propagação de doenças, como a doença de Lyme, de modo que é importante eliminá-las tão logo sejam detectadas. Tirar um carrapato de forma incorreta, no entanto, pode causar dano. A maneira mais fácil de tirar uma dessas desagradáveis criaturas é através de um elemento comum da casa: uma pinça.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como eliminar carrapatos em humanos
Passos a seguir:
1

Desnude-se e examine todo o corpo e o couro cabeludo. Preste atenção nas suas axilas, virilha e cabelo.

2

Escolha pinças de ponta fina.

3

Ponha luvas. É importante que não manuseie os carrapatos sem luvas. Existe a possibilidade de que se exponha a fluídos infectados, se não tomar esta precaução. Se não tem luvas, use uma toalha pequena, um lenço de papel ou qualquer outro tipo de proteção.

4

Examine o carrapato que se encontra na sua pele e identifique sua boca. Não agarre o carrapato pelo seu ventre, que está cheio de sangue e líquido.

5

Usando as pinças, pegue o carrapato pela boca, e lentamente puxe-o. Separe a boca da sua pele. Vá devagar, porque você não quer tirar qualquer parte do carrapato. É crucial que não puxe ou retorça o carrapato, estes movimentos podem separar a cabeça do corpo.

6

Coloque o carrapato em uma bolsa de plástico ou em um pote com tampa. Guarde-o, caso precise de atendimento médico. Um médico pode determinar se você foi mordido na realidade pelo carrapato.

7

Examine a área onde se encontrava colado o carrapato. Deve assegurar-se de que não ficam restos do carrapato presos na sua carne.

8

Lave a área com água morna e sabão.

Leia também: Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Maneira fácil de tirar um carrapato, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Se você não pode tirar o carrapato, procure a ajuda de um profissional médico.
  • Não queime nem tente asfixiar o carrapato.
  • Se você começar a sentir-se mal, tem uma erupção ou sofre de dor nas articulações, procure atendimento médico imediatamente. Estes são os sintomas de uma doença causada pela picada do carrapato.
  • Para que o carrapato saia mais facilmente, aplique um pouco de azeite de oliva sobre o carrapato e espere uns segundos, isto ajudará que o carrapato deixe de morder.

Escrever comentário sobre Maneira fácil de tirar um carrapato

O que lhe pareceu o artigo?

Maneira fácil de tirar um carrapato
Maneira fácil de tirar um carrapato

Voltar ao topo da página