Partilhar

Como eliminar as lacraias

Por Sara Silva. Atualizado: 24 agosto 2018
Como eliminar as lacraias

Acabar com lacraias e centopeias pode ser mais simples que você pensa com algumas medidas simples ou aplicação do veneno caseiro que damos a receita neste artigo do umCOMO sobre como eliminar as lacraias. Se você anda encontrando insetos desse tipo na sua casa, pode ser o caso de alguns truques simples. Nem a lacraia "tesourinha" nem a lacraia do tipo centopeia são venenosas a ponto de representarem perigos ou transmitem doenças, no entanto suas picadas são dolorosas e a presença não é desejada dentro de casa. Para saber como acabar com as lacraias, continue lendo este artigo!

Também lhe pode interessar: Como eliminar as formigas

Lacraias são perigosas?

Em primeira instância as picadas de lacraias não representam grandes perigos a um ser humano adulto, mas é verdade que a sua picada pode ser muito dolorida e as reações tendem a ser mais fortes em crianças e animais pequenos, representando perigo extra.

Lacraia mata?

A picada das lacraias é muito mais temida pela dor do que pelo veneno de fato, já que a picada de lacraia, em condições normais, não tem potencial para matar um ser humano, mas sim de causar muita dor. Em caso de ratinhos, por exemplo, sim a sua picada pode ser fatal, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Butantã sobre a Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil sobre Alguns Animais de Laboratório [1].

Ambientes favoráveis ao aparecimento de lacraias

As centopeias têm hábitos noturnos e durante o dia costumam se esconder em entulhos, folhas e cascas de árvores, mas podem aparecer dentro de casa. Elas se alimentam de minhocas, vermes, larvas e besouros.

Se você quer acabar com lacraias, comece detectando a origem dessa centopeias no ambiente exterior. Troncos de madeira, pedras ou entulho sobre terra representam um habitat favorável para estes bichos, que eles gostam de ambientes escuros e úmidos. Por essa razão proceda a uma limpeza, eliminando esses elementos do seu jardim, quintal e até garagem, e mantenha a grama aparada.

Utilize luvas para se proteger e inspecione muros, calçamentos e paredes de casa, do lado de fora, procurando dos frestas e buracos onde as lacraias podem se desenvolver. Tape-os com cimento ou um material semelhante.

Como prevenir lacraias dentro de casa

  • Limpeza: dentro de casa, se livre das lacraias e previna o seu aparecimento procedendo a limpezas regulares dos cômodos (sobretudo do banheiro), da caixa de gordura e esgotos e levando o lixo para fora todos os dias.
  • Telas: se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento.
  • Crie galinhas: se você tem quintal grande e gosta de animais, as galinhas são uma excelente maneira evitar insetos como lacraias e piolhos de cobra, por exemplo.

De qualquer forma, informe-se no seu bairro se outras pessoas também estão passando pela mesma situação. Talvez seja o caso de acionar o controle de zoonoses da sua cidade para controlar a situação e tomar medidas em uma escala maior.

Matar lacraias vale a pena?

Todos os animais têm uma função na cadeia alimentar e não é diferente com as lacraias. Apesar de assustadoras, elas ajudam a equilibrar o sistema se alimentando de outros insetos como baratas e lagartixas e oferecem poucos riscos para os humanos. Para se livrar de uma lacraia você não precisa matá-la, proteja-se com luvas de borracha do veneno delas, coloque em um potinho e libere-a na natureza em algum local longe das casas.

Veneno para lacraia caseiro

Mas é claro que existem soluções que ajudam a espantar as lacraias, com é o caso deste remédio para afastar lacraias à base de querosene:

  1. Prepare uma solução caseira para as eliminar: em uma garrafa vazia de 2 litro coloque 500 ml de querosene e 1 lata de creolina, encha o restante com água, tampe a garrafa e agite para misturar tudo.
  2. Durante o dia, coloque 4 colheres de sopa da mistura em todos os ralos e pias existentes em casa, deixe atuar por 10 minutos e jogue água para eliminar a solução.
  3. Aplique o veneno caseiro para afastar lacraias 3 vezes por semana durante um mês e, após um mês, uma vez por semana.

Onde comprar veneno para matar lacraia?

Visite uma loja de agricultura e pergunte por produtos para eliminar lacraias, com certeza eles terão algum para recomendar. Da mesma forma pondere contratar uma empresa de controle de pragas, caso as dicas acima não funcionem e elas apareçam com frequência e em grande número.

Aproveite para conferir: Como acabar com piolho de cobra

Picada de lacraia, o que fazer?

Os sintomas mais comuns de picada de lacraia em humanos são dor intensa, queimação e inchaço no local da picada por até 24 horas. O tratamento costuma ser feito para apaziguar os sintomas.

As lacraias são venenosas mas a sua picada raramente representa perigos para pessoas. Elas só costumam picar quando são pressionadas (quando estão dentro dos sapatos, por exemplo). Mesmo assim, é importante procurar um médico se além de dor e inchaço também aparecerem sintomas de febre e calafrio, sobretudo em crianças e idosos.

Veja todas as informações em: Picada de lacraia, o que fazer? - Sintomas e tratamento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as lacraias, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. 4. Bücherl W. Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil Sobre Alguns Animais de Laboratório. Memórias do Instituto Butantã. Tomo XIX, p. 181-198, 1946.
Bibliografia
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822001000600005&lng=en&nrm=iso
  • http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/lacraias.html

Escrever comentário sobre Como eliminar as lacraias

35 comentários
A sua avaliação:
fabiana
ola eu também tenho problemas cm o surgimento de lacraia, porem diferente do anunciado quando uma picou minha filha d 3 anos eu liguei pra o corpo d bombeiro por q ela gritava muito foi na cama, a 02:00 da madrugada a peçonha tinha 12 cm, eu não sabia o q fazer eles disseram q era venenosa, e enviaram o SAMU em 15 min. acompanharam tudo por telefone informaram q ode causar inchaço nas vias respiratórias. meu resultado veio com o uso d BUTOX uma vez por mês paço pano na casa com ele e em torno da casa e cantinhos coloco um pó TALFON TOP mata na hora.VENDE em casa de RAÇOES boa Sorte a todos
A sua avaliação:
Simone
Gente á uma semana que meu cachorro me deu um alarme que tinha alguma coisa embaixo do guarda-roupa passando os minutos eu vi essa bixa subindo a parede eu gritava para meu esposo matar ele conseguiu. Ontem à meia-noite meu cachorro deu alarme e tinha um bicho em baixo do guarda-roupa de novo eu aí tirei um cochilo quando deu 3:30 da madrugada eu vi esse bicho subindo a parede eu gritava para meu esposo matar mas dessa vez ela foi mais rápido ela conseguiu se enfiar no buraco da parede estou eu aqui desde das 3:30 da madrugada até agora 6:37 da manhã sem poder dormir sentado na cadeira da cozinha você não tem noção de quanto eu tenho medo desse bicho tenho um pavor Vou comprar os material para fazer essa mistura daqui a pouco vou dar uma faxina geral na minha casa para ver se hoje eu durmo porque essa madrugada foi tenso. Obg pela dica
A sua avaliação:
Sheyla
vou testar o veneno caseiro para lacraias pq n quero matar lacraias coitadinhas
Ana
Coitada nada! Odeio lacraias
MONICA CELESTINO
NÃO AGUENTO MAIS VER LACRAIAS DENTRO DA MINHA CASA!
Ana
Eu também não!!!
vicente
ola.tenho 13 anos agora eu estou.neste site pq eu gosto de dormir no colchao no chao de casa mais estou com medo pois tem.uma lacraia aqui e ela acabou de ir pro quarto da,minha mae quero saber como chamar ela,com cheiro ou mato,uma barata e espero ela vir e piso nela ate ela,morrer?
A sua avaliação:
Caroline
Já tentei fazer de tudo, faz mais de 1 mês que estou lutando contra elas, são filhotes, mas aparecem o tempo todo no quintal, já fiz essa receita e não deu certo, chamei uma empresa para dedetizar e também não resolveu, infelizmente o problema está no vizinho, estou contando com a boa vontade dele de limpar o quintal pois na minha casa não tem local propício para elas aparecerem, os muros são todos revestidos, os ralos estão sempre limpos, tive até que jogar meus vasos de planta no lixo pois até eles elas invadiram, percebi que elas vem de cima do muro que divide a minha casa com a do vizinho. Não tenho mais sossego, vivo com as janelas fechadas porque elas entram dentro de casa, logo chega o verão e se esse problema não acabar vou ser obrigada a morrer de calor dentro da minha própria casa por causa disso. Complicado, nunca pensei que uma praguinha dessas poderia tirar tanto meu juízo.
Rosa Maria Ferreira
eu morava no mato e não via estes bichos mudei pra cidade e vive aparecendo, antes de morar na casa que estou, eu visitava os antigos moradores e via muitas, quando mudei fiz uma limpeza e tinha ninhos delas, eu estava usando inseticida mais aparece sempre, vou fazer esta solução se der certo maravilhas
A sua avaliação:
ivone pires da silva sabino
boa noite na minha casa nunca apareceu lacraia mas agora esta surgindo algumas essa mistura mata elas ou espanta queria um veneno eficas pois tenho netos que brincam na area e de ves enquanto deparo com uma o que fazer me ajudem estuo apavorada vivo tirando tudo do lugar todo dia arrato sofa maquina de lavar em fim não tenho sossego com ratos e lacraia. boa noite
Deise
Apareceu no ano de 2016 uma em cima da minha cama, minha casa é bem limpinha Minha cama super king com baú, estou começando a achar que está vindo da Madeira da cama, tem três anos que a comprei para ter maior conforto, mas já estou com depressão, quase não durmo, Pq sempre encontro uma na minha cama, reformei todo o meu quarto, fiz rebaixamento de teto e tudo. Troquei piso as paredes estão lindas, até a janela era de ferro comprei uma blindex, como pode estar acontecendo isso, hoje mesmo passei a noite em claro tentando limpar tudo novamente o quarto de madrugada. Joguei os travesseiros fora, peguei novos para uso, lençol edredom coloquei tudo para lavar de madrugada. Tenho 52 anos de idade, sou viúva, quando isso acontece comigo fico trêmula é muito mal. Preciso de uma orientação, preciso de ajuda, por favor!!!
Wellington
poxa Deise, eu também fico sem reação, não consigo voltar a dormir quando acho alguma, reviro o quarto todo atrás e ainda durmo com medo, fico trêmulo, acho que você devia procurar um psicólogo pra te ajudar a controlar esse medo extremo e contrata alguém, pede pra fazer faxina jogar essa mistura de querosene costuma resolver, troca sua cama também se for o caso.
ANTONIO CARLOS
EU COMPRO GASOLINA MAIS BARATA, COLOCO NUMA GARRAFA PETE, FASO UM PEQUENO FURO NA TAMPA PARA ECONOMIZAR E COLOCO EM LUGARES QUE PODERIA TER VESTÍGIO COMO FOÇA ,CAIXA DE GORDURA E PEQUENOS BURACOS NOCIMENTADO EM VOLTA DO RODAPÉ POR FORA DA CASA POIS O CHEIRO AFASTA DEPENDENDO SE PEGAR EM QUALQUER INSETO MATA. DEVEM TOMAR CUIDADO, NÃO PODE TER FOGO PRÓXIMO, SÓ DEPOIS DA GASOLINA EVAPORAR NÃO PODE POR FOGO NA GASOLINA O GÁS E QUE MATA NÃO O FOGO.

Kelly Leite de Brito
Bom dia! Ontem apareceu uma na minha cama, mais precisamente no meu braço. Estou apavorada até agora, não consegui dormi!!!! Vou fazer essa solução para combatê-las. Muito obrigada! Kelly Leite
Editor umComo.com.br
Oi Kelly! Esperamos que resulte! Obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
lailson
apareceu na minha tbm so que ela passou por cima da minha barriga tava sem blusa tbm to traumatizado

Como eliminar as lacraias
Como eliminar as lacraias

Voltar ao topo da página