PARTILHAR

Como eliminar as lacraias

Como eliminar as lacraias

Acabar com lacraias e centopeias pode ser mais simples que você pensa com algumas medidas simples ou aplicação do veneno caseiro que damos a receita neste artigo do umCOMO sobre como eliminar as lacraias. Se você anda encontrando insetos desse tipo na sua casa, pode ser o caso de usar alguns truques simples. Nem a lacraia "tesourinha" nem a lacraia do tipo centopeia ou lacraia de banheiro são venenosas a ponto de representarem perigos ou transmitirem doenças. Entretanto, suas picadas são dolorosas e a presença delas não é desejada dentro de casa. Para saber como eliminar as lacraias, continue lendo este artigo!

Também lhe pode interessar: Como controlar pragas de forma natural

Lacraias são perigosas?

As lacraias, também chamadas de centopéias, são artrópodes e da classe Chilopoda[1]cujas picadas, em primeira instância, não representam grandes perigos a um ser humano adulto[2]. Apesar de não causarem grande mal, ser picado por uma lacraia pode ser uma experiência muito dolorida e as reações tendem a ser mais fortes em crianças e animais pequenos, representando perigo extra.

Lacraia mata?

A picada das lacraias é muito mais temida pela dor do que pelo veneno de fato, já que a picada de lacraia, em condições normais, não tem potencial para matar um ser humano, mas sim de causar muito desconforto físico. Em caso de ratinhos, por exemplo, sim, a sua picada pode ser fatal, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Butantã sobre a Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil sobre Alguns Animais de Laboratório[3].

Ambientes favoráveis ao aparecimento de lacraias

As centopeias têm hábitos noturnos e durante o dia costumam se esconder em entulhos, folhas e cascas de árvores, mas podem aparecer dentro de casa[4]. Elas se alimentam de minhocas, vermes, larvas e besouros.

Se você quer acabar com lacraias, comece detectando a origem dessa centopeias no ambiente exterior. Troncos de madeira, pedras ou entulho sobre terra representam um habitat favorável para estes bichos, que gostam de ambientes escuros e úmidos. Por essa razão proceda com uma limpeza, eliminando esses elementos do seu jardim, quintal e até garagem, e mantenha a grama aparada.

Utilize luvas para se proteger e inspecione muros, calçamentos e paredes de casa, do lado de fora, procurando por frestas e buracos onde as lacraias podem se esconder. Tape-os com cimento ou um material semelhante.

Como acabar com lacraias

  • Limpeza: dentro de casa, se livre das lacraias e previna o seu aparecimento procedendo com limpezas regulares dos cômodos (sobretudo do banheiro), da caixa de gordura e esgotos e levando o lixo para fora todos os dias. As lacraias gostam de ambientes úmidos, então foque nas áreas mais úmidas da residência.
  • Feche meios de entrada: se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento. Reviste sua casa procurando buracos em paredes, muros ou qualquer outro lugar que pareça propício para centopeias e feche-os.
  • Crie galinhas: se você tem quintal grande e gosta de animais, as galinhas são uma excelente maneira de evitar insetos como lacraias e piolhos de cobra, por exemplo.
  • Apare a grama do jardim: as lacraias gostam de ficar em lugares protegidos e escondidos, por isso, ter uma grama muito alta ou lugares propícios para servir de esconderijo como troncos de árvores no quintal criará um ambiente perfeito para sua proliferação.

De qualquer forma, informe-se no seu bairro se outras pessoas também estão passando pela mesma situação. Talvez seja o caso de acionar o controle de zoonoses da sua cidade para controlar a situação e tomar medidas em uma escala maior.

Matar lacraias vale a pena?

Todos os animais têm uma função na cadeia alimentar e não é diferente com as lacraias. Apesar de assustadoras e um pouco perigosas, elas ajudam a equilibrar o sistema se alimentando de outros insetos como baratas e lagartixas e oferecem poucos riscos para os humanos. Para se livrar de uma lacraia você não precisa matá-la, proteja-se com luvas de borracha do veneno delas, coloque em um potinho e libere-a na natureza em algum local longe das casas.

Lacraia de banheiro

Se você estiver com infestação de lacraia de banheiro ou em algum outro local de sua residência de forma que esteja atrapalhando sua vida, aí sim deve-se pensar em outras soluções visando acabar de vez com lacraia doméstica. Lembre-se das dicas, elas gostam de ambientes úmidos, por isso ter atenção aos ralos e limpeza do banheiro é primordial.

Caso encontre filhote de lacraia, é muito possível que estejam se reproduzindo perto ou dentro de sua casa. Se além das lacraias de banheiro você estiver dentro problemas com mosquitinhos nestes ambientes, não deixe de acessar nosso outro artigo.

Veneno caseiro para afastar lacraias

Existem soluções de veneno caseiro para afastar lacraias que podem te ajudar de forma simples e rápida.

Como eliminar lacraias com querosene

Uma das opções é o caso do remédio para afastar lacraias à base de querosene, veja abaixo como prepará-lo e aplicá-lo:

  1. Prepare uma solução caseira para eliminar lacraias: em uma garrafa pet vazia de 2 litros coloque 500 ml de querosene e 1 lata de creolina, encha o restante com água, tampe a garrafa e agite para misturar tudo.
  2. Aplique: durante o dia, coloque 4 colheres de sopa da mistura em todos os ralos e pias existentes em casa, deixe atuar por 10 minutos e jogue água quente para eliminar a solução.

Para um resultado duradouro, aplique o veneno caseiro para afastar lacraias 3 vezes por semana durante um mês e, após um mês, uma vez por semana. Não se esqueça de sempre higienizar os ralos e pias.

Como matar lacraia com pimenta caiena

A pimenta caiena pode ser um ótimo veneno para lacraia, já que seus capsaicinóides, ou seja, substâncias que a tornam ardida, são um repelente não apenas para animais do tipo como também para pernilongos, etc. Para utilizar a pimenta como remédio para afastar lacraia, siga os seguinte passos:

  1. Procure de onde as lacraias estão surgindo: lembre-se onde você viu as lacraias para saber por onde passam, principalmente se encontrar lacraia filhote (lacraia pequena).
  2. Prepare o veneno: misture pimenta caiena em pó com água a agite para misturar, então, passe a solução de pimenta no chão nas regiões onde as lacraias passam.

Caso você tenha animais de estimação que andam pela casa ou crianças pequenas, evite o veneno com pimenta pois ele poderá ser ingerido sem querer. Infestação e picada de lacraia já são problema suficiente nos quais você deve prestar atenção e é bom evitar criar outro na tentativa de resolução.

Picada de lacraia, o que fazer?

Os sintomas mais comuns de picada de lacraia em humanos são dor intensa, queimação e inchaço no local da picada por até 24 horas. O tratamento costuma ser feito para apaziguar os sintomas. As lacraias são venenosas, mas a sua picada raramente representa perigos para pessoas. Além disso, só costumam picar quando são pressionadas (quando estão dentro dos sapatos e acabamos pisando sem querer, por exemplo).

Para tratar de picada de lacraia, basta lavar a região com água e sabão, secar cuidadosamente e então colocar um curativo para evitar o contato com bactérias. É importante procurar um médico se além de dor e inchaço também aparecerem sintomas de febre e calafrio, sobretudo em crianças e idosos.

Veja todas as informações em: Picada de lacraia, o que fazer? - Sintomas e tratamento

Onde comprar veneno para matar lacraia?

Além da opção de fazer veneno para lacraia em casa, também é possível comprá-lo já pronto. Para isso, visite uma loja de agricultura e pergunte por produtos para eliminar lacraias, com certeza eles terão algum para recomendar, afinal, lacraias podem ser também uma praga em plantações.

Caso a infestação esteja fora do controle e você não consiga lidar com a situação sozinho, vá atrás de uma empresa de controle de pragas. As dicas acima funcionam, mas dependendo da situação é difícil atingir todas as lacraias, visto ser um animal que se esconde e que pode passar despercebido.

Tem problema com pragas além das lacraias? Aproveite para conferir: Como acabar com piolho de cobra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as lacraias, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. BARROSO, E. HIDAKA, A. S. V. SANTOS, A. X. FRANÇA, J. D. M. SOUSA, A. M. B. VALENTE, J. R. MAGALHÃES, A. F. A. PARDAL, P. P. O. Acidentes por centopéia notificados pelo "Centro de Informações Toxicológicas de Belém", num período de dois anos. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol.34 no.6 Uberaba Nov./Dec. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822001000600005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27/08/2019.
  2. Lacraias. Instituto Vital Brazil. Disponível em: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/lacraias.html. Acesso: 27/08/2019.
  3. Bücherl W. Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil Sobre Alguns Animais de Laboratório. Memórias do Instituto Butantã. Tomo XIX, p. 181-198, 1946.
  4. Centopéia ou Lacraias. Controlar: controle profissional de pragas. Disponível em: http://www.controlarambiental.com.br/images/EnciclopediaPDF/Centopeia.pdf. Acesso em: 27/08/2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
54 comentários
A sua avaliação:
Jamille
Acordei as 3 da manhã com uma lacraia na minha cama e eu dormindo com meu bebê. Tô com muito medo
A sua avaliação:
Regina
Minha casa tem uma infestação de lacraia e meu vizinho tbm. Hoje encontrei uma no sofá onde minha filha dormir. Foi a gota d'água 😡 vou procurar a determinação urgente.
A sua avaliação:
Grace
Uma dúvida quanto à duração dos efeitos da mistura que permanecerá na garrafa pet: ela preserva as suas características até o término dos 2 litros, já que apenas algumas colheres serão usadas diariamente se a casa for pequena ou seria recomendável preparar apenas o suficiente para o uso diário?
A sua avaliação:
Ana
Limpo a casa todos os dia com cloro, mas mesmo assim aparece lacraia todos os dia, já não aguento mas.
A sua avaliação:
Valdivina
Uffa aqui na minha casa sempre aparecem esse bicho horrível, 😔 fiz uma horta agora apareceu vários filhotes na terra minha horta tem minhoca, e meu quintal é úmido côrte um pouco das árvores para o Sol entrar deu uma sumida , mas já encontrei no quarto quero um veneno pra acabar com elas , tenho muitas plantas , tbm estão nós vasos , vou comprar esses q vcs citou aqui nós comentários , eu tenho muito medo 😪, e aqui eu comprei um aterro q veio um escorpião quase morri encontrei ele na cozinha mas minha cachorrinha matou ele , na realidade quintal grande com árvore e plantas tem que ser detertizado pelo menos de 3 em 3 meses em baixos dos vasos elas procriar rápido muito rápido.
A sua avaliação:
Lara Lane
Olá. Alguém tem alguma sugestão do que posso aplicar diretamente na terra de vasos de plantas para matar lacraias sem prejudicar as plantas? Encontro vários filhotes misturados na terra das minhas suculentas, ao que parece elas estão se reproduzindo dentro dos vasos misturadas a terra, e vão saindo a medida que crescem , pois tenho encontrando as maiores embaixo dos vasos ou pelo quintal. Não sei o que fazer, pois não quero acabar com minhas plantas, mas lidar com esse bicho não dá, tenho pavor só de olhar. Se alguém souber alguma solução agradeço muito.
A sua avaliação:
Velta teles
Tenho uma neta que tem esse maldito, lavo todos os dias , tem muito cabelos, toma esse comprimido que vcs citaram, coloco vinagre, álcool, tudo que mim ensinam nada da fim . O que devo fazer?
Deise
Vinagre de maçã.
A sua avaliação:
ARISTIDES SOARES DE SOUZA JUNIOR
Vou experimentar e depois posto um comentário.

Obrigado!
A sua avaliação:
Giovanni
Em minha residencia sempre encontrei lacraias no banheiro. Sempre pesquisei sobre venenos mas sem sucesso. Agora apouco fui ao banheiro pela madrugada e vi uma mancha no canto da ceramica e quando olhei de novo nao estava mais la, ai olhei e vi uma fresta no rejunte. Alguns minutos olhando para la e vi uma lacraia saindo e entrando rapidamente nesta fresta. Peguei um veneno desses de aerosol e joguei dentro da greta e por incrivel que pareca, funcionou. Ela saiu de la na hora e ja comecou a enfraquecer e morreu na hora. Usei o SBP da embalagem de cor amarela e laranja. Quando amanhecer vou jogar ele em todas as gretas e depois rejuntar de novo onde tem falhas.
A sua avaliação:
Neusa Carvalho
Aqui em casa, elas se instalaram nas plantas, por isso a solução de querosene+creolina não posso usar, creio que não salvaria nenhuma delas, e segundo sou alérgica a vários produtos químicos, esses dois por exemplo. Não gostaria de me desfazer de minhas plantas, mas elas comem todas as raízes, por isso foi difícil de detectar, e eu não tinha a mínima noção de que elas atacavam as plantas.... existe algo que eu possa fazer...help help help.... por favor....
Lara
Estou com esse mesmo problema, encontro vários filhotes misturados na terra dos vasos, acho que elas estão procriando no meio da terra, e as grandes aparecem embaixo dos vasos. Não sei o que fazer, pois também não quero acabar com minhas plantas.
Katia de jesus quirino
Essas bucha e horrivel a grandona coloquei Carolina nos cantos
A sua avaliação:
Bethânia
A quantidade da lata de creolina é qual?? Já vi de 1 litro, 500ml, qual eu cumpro p fazer o veneno??
A sua avaliação:
Franci
Gente eu fui tomar banho por volta de 20:00hs ontem e tinha uma peçonhenta dessas no banheiro. Não consegui entrar no banheiro até agora e nem dormir. Consegui matá-la mas a imagem não sai da minha mente. Eu tenho verdadeiro horror a essas coisas medonhas
A sua avaliação:
fabiana
ola eu também tenho problemas cm o surgimento de lacraia, porem diferente do anunciado quando uma picou minha filha d 3 anos eu liguei pra o corpo d bombeiro por q ela gritava muito foi na cama, a 02:00 da madrugada a peçonha tinha 12 cm, eu não sabia o q fazer eles disseram q era venenosa, e enviaram o SAMU em 15 min. acompanharam tudo por telefone informaram q ode causar inchaço nas vias respiratórias. meu resultado veio com o uso d BUTOX uma vez por mês paço pano na casa com ele e em torno da casa e cantinhos coloco um pó TALFON TOP mata na hora.VENDE em casa de RAÇOES boa Sorte a todos
Katia de jesus quirino
Fabiana virá e mexe aparece a grande esse botox aquele q coloca no cachorro coloquei Carolina nos cantos e só FC calor q aparece matei uma veio outra
A sua avaliação:
Simone
Gente á uma semana que meu cachorro me deu um alarme que tinha alguma coisa embaixo do guarda-roupa passando os minutos eu vi essa bixa subindo a parede eu gritava para meu esposo matar ele conseguiu. Ontem à meia-noite meu cachorro deu alarme e tinha um bicho em baixo do guarda-roupa de novo eu aí tirei um cochilo quando deu 3:30 da madrugada eu vi esse bicho subindo a parede eu gritava para meu esposo matar mas dessa vez ela foi mais rápido ela conseguiu se enfiar no buraco da parede estou eu aqui desde das 3:30 da madrugada até agora 6:37 da manhã sem poder dormir sentado na cadeira da cozinha você não tem noção de quanto eu tenho medo desse bicho tenho um pavor Vou comprar os material para fazer essa mistura daqui a pouco vou dar uma faxina geral na minha casa para ver se hoje eu durmo porque essa madrugada foi tenso. Obg pela dica
A sua avaliação:
Sheyla
vou testar o veneno caseiro para lacraias pq n quero matar lacraias coitadinhas
Ana
Coitada nada! Odeio lacraias
Tha
Coitadas? Dorme com elas entao e crie. Que maluca. 🤷🏼‍♀️
MONICA CELESTINO
NÃO AGUENTO MAIS VER LACRAIAS DENTRO DA MINHA CASA!
Ana
Eu também não!!!
Katia de jesus quirino
Aqui também só aparece essa grande eu matei e veio outra só dou na cabeca coloquei. criolina nos cantos esse butox aquele de carrapatos
vicente
ola.tenho 13 anos agora eu estou.neste site pq eu gosto de dormir no colchao no chao de casa mais estou com medo pois tem.uma lacraia aqui e ela acabou de ir pro quarto da,minha mae quero saber como chamar ela,com cheiro ou mato,uma barata e espero ela vir e piso nela ate ela,morrer?
A sua avaliação:
Caroline
Já tentei fazer de tudo, faz mais de 1 mês que estou lutando contra elas, são filhotes, mas aparecem o tempo todo no quintal, já fiz essa receita e não deu certo, chamei uma empresa para dedetizar e também não resolveu, infelizmente o problema está no vizinho, estou contando com a boa vontade dele de limpar o quintal pois na minha casa não tem local propício para elas aparecerem, os muros são todos revestidos, os ralos estão sempre limpos, tive até que jogar meus vasos de planta no lixo pois até eles elas invadiram, percebi que elas vem de cima do muro que divide a minha casa com a do vizinho. Não tenho mais sossego, vivo com as janelas fechadas porque elas entram dentro de casa, logo chega o verão e se esse problema não acabar vou ser obrigada a morrer de calor dentro da minha própria casa por causa disso. Complicado, nunca pensei que uma praguinha dessas poderia tirar tanto meu juízo.
Rosa Maria Ferreira
eu morava no mato e não via estes bichos mudei pra cidade e vive aparecendo, antes de morar na casa que estou, eu visitava os antigos moradores e via muitas, quando mudei fiz uma limpeza e tinha ninhos delas, eu estava usando inseticida mais aparece sempre, vou fazer esta solução se der certo maravilhas
Como eliminar as lacraias
Como eliminar as lacraias

Voltar ao topo da página ↑