Partilhar

Como limpar caixa de gordura

Por Sara Silva. Atualizado: 4 setembro 2017
Como limpar caixa de gordura
Imagem: blog.miariecia.com.br

A caixa de gordura é parte integrante da pia e sua função é evitar que gorduras e detritos entupam os tubos e conexões e sejam levados junto com a água pelo encanamento doméstico. Nem todas as pias têm este sistema mas as que têm requerem atenção pois a caixa de gordura deve ser limpa regularmente a cada 2 ou 6 meses e, se tal não acontecer, pode ocorrer transbordamento de água, demora no escoamento da água na pia e mau cheiro. É um trabalho desagradável mas fácil de executar, pelo que você poderá fazê-lo sozinho. Para isso continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra como limpar caixa de gordura!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Comece por procurar a caixa de gordura caso não saiba onde ela se encontra. Se você viver em um apartamento ela fica próxima à pia da cozinha, se viver em uma moradia é provável que ela se encontre do lado de fora, perto da cozinha.

2

Se, no seu caso, a caixa de gordura se localiza dentro de casa, é recomendado que despeje no ralo um produto específico para dissolver a gordura (veja algumas soluções caseiras neste artigo). Deixe atuar durante alguns minutos, calce as luvas, coloque um balde por baixo do sifão e desenrosque-o: a gordura irá cair no balde e a limpeza estará feita!

Como limpar caixa de gordura - Passo 2
Imagem: dicaki.com.br
3

Se a sua caixa de gordura se localiza no exterior, calce umas luvas e retire a tampa da caixa recorrendo a uma espátula ou chave de fendas. Se a caixa tiver uma cesta amovível, retire-a e despeje o conteúdo para um saco de lixo resistente; se não for o caso retire a gordura com a mão ou com uma pá pequena para dentro de um saco de lixo resistente.

Como limpar caixa de gordura - Passo 3
Imagem: donadecasanao.blogspot.pt
4

Descarte os resíduos de lixeira em um caixote ou contentor do lixo. Para higienizar a caixa de gordura é aconselhado que coloque nela cerca de 200g de sabão em pó e 2 ou 3 litros de água fervente. Saiba mais sobre este processo no artigo como limpar a caixa de gordura com bicarbonato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar caixa de gordura, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Ao fazer a limpeza da caixa de gordura se prepare para um cheiro ruim intenso e visão desagradável.
  • Use luvas de borracha por questões de higiene e para evitar infeções.
  • Durante o processo de limpeza da caixa de gordura mantenha crianças e animais domésticos afastados.
  • A água que existe na caixa de gordura deve ser mantida.

Escrever comentário sobre Como limpar caixa de gordura

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar caixa de gordura
Imagem: blog.miariecia.com.br
Imagem: dicaki.com.br
Imagem: donadecasanao.blogspot.pt
1 de 3
Como limpar caixa de gordura

Voltar ao topo da página