Partilhar

Como desentupir caixa de gordura

Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 setembro 2017
Como desentupir caixa de gordura

A caixa de gordura é onde se acumula a gordura que entra pelo ralo da pia, em decorrência do descarte incorreto de óleo de cozinha pelo local e mesmo devido à lavagem da louça suja. Essa caixa que costuma ser de PVC tem, portanto, o objetivo de evitar que a gordura caia direto no sistema de esgoto. Assim, ela deve ser limpa com alguma frequência, senão pode entupir. Se isso ocorre na sua residência, descubra como desentupir caixa de gordura e quais os cuidados necessários para prevenir o problema com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como limpar caixa de gordura
Passos a seguir:
1

Para desentupir caixa de gordura é preciso acessá-la e abri-la, sendo que ela costuma estar logo abaixo da pia da cozinha. Já que o local acumula gordura e outras sujeiras, é importante estar usando luvas de borracha para as mãos que cubram parte do antebraço, já que conforme a profundidade da caixa você pode ter que colocar mais do que apenas as suas mãos dentro dela. Se a caixa estiver muito entupida pode estar saindo dela um cheiro forte e, nesse caso, é recomendado ainda o uso de uma máscara para proteger o seu olfato.

Como desentupir caixa de gordura - Passo 1
2

O primeiro passo do procedimento consiste em remover toda a sujeira sólida que estiver na caixa de gordura. Isso pode ser feito com a ajuda de uma pá, peneira, garrafa pet cortada ao meio ou qualquer outro instrumento que ajude você a tirar a sujeira, a qual deve ser colocada em um saco de lixo e posteriormente ser depositada junto ao lixo orgânico. O procedimento de limpeza pode ser o suficiente para desentupir a caixa de gordura.

3

Em casos mais críticos, em que apenas limpar não seja suficiente é possível fazer uso de soda cáustica ou do diabo verde. No caso da primeira opção, ela pode estar bem diluída em água, assim, se torna menos corrosiva, caso contrário, pode corroer até mesmo os canos. Ao usar esses produtos, é ainda mais importante estar usando luvas e máscaras, pois são feitos de substâncias perigosas que não podem ser inaladas e nem entrarem em contato com a pele.

4

Além disso, antes de colocar um dos produtos na caixa, é preciso remover toda a sujeira e despejar um pouco de água quente, para ajudar a remover os últimos resíduos. Depois de ser colocado, o produto deve reagir algum tempo, o que costuma ser no mínimo 30 minutos. Leia bem todas as instruções de uso existentes no rótulo do produto. Se isso não for feito e a torneira for aberta antes da hora certa, a água pode reagir com o produto e transbordar a caixa de gordura.

5

No entanto, é melhor evitar o uso frequente desses produtos, pois além de danificar os canos a gordura que sair da caixa pode se acumular mais adiante, no cano, sendo mais difícil de retirá-la. Para evitar isso, portanto, durante a limpeza é preciso tirar o máximo de gordura acumulada. Mas se você limpar com frequência, o que vai depender do uso da pia, a caixa dificilmente vai entupir.

6

Outra forma de prevenir o entupimento é descartando o óleo de cozinha de maneira correta. Hoje em dia, em muitas cidades brasileiras prefeituras e entidades recolhem o produto para usar de outras formas. Informe-se sobre isso na sua cidade. Outra dica para desentupir a caixa de gordura é colocando uma colher de bicarbonato de sódio e dois copos de água quente, mas isso deve ser feito após a retirada da gordura. É preciso esperar 15 minutos e, depois, colocar um copo de vinagre. Haverá uma reação com barulho de efervescência, quando o som parar, despeje mais dois copos de água fervente. Saiba mais sobre este processo no artigo como limpar a caixa de gordura com bicarbonato.

Como desentupir caixa de gordura - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir caixa de gordura, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como desentupir caixa de gordura

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcia Atendente
Excelente artigo, explicativo e com ótimas dicas!

Como desentupir caixa de gordura
1 de 3
Como desentupir caixa de gordura

Voltar ao topo da página