Outros encanamentos e tubulações

Como limpar caixa de gordura com bicarbonato - seguro e eficaz!

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 4 setembro 2017
Como limpar caixa de gordura com bicarbonato - seguro e eficaz!

A caixa de gordura é um dispositivo de pias que muitas residências no Brasil e no mundo possuem. Ela foi inventada para evitar que os tubos e encanamentos que recebem constantemente quantidades de óleo e gordura entupam com frequência. Essas caixas costumam ficar longe da pia e tem uma limpeza bastante complicada, especialmente quando elas entopem. No entanto, é claro que existem diversos jeitos de limpar as caixas de gordura com esforço reduzido e sem precisar sofrer tanto. Nesse artigo do umCOMO, iremos explicar Como limpar caixa de gordura com bicarbonato, além de dar dicas sobre muitos outros produtos que podem ser utilizados sem causar sofrimento em que fará esse trabalho. Continue lendo para economizar tempo e limpar com eficácia a sua caixa de gordura.

Também lhe pode interessar: Como limpar caixa de gordura

Índice

  1. Encontrando a caixa de gordura
  2. Limpando a caixa de gordura com as mãos
  3. Como limpar a caixa de gordura com bicarbonato
  4. Produto para limpar a caixa de gordura

Encontrando a caixa de gordura

O primeiro passo na hora de limpar uma caixa de gordura com bicarbonato é, na verdade, descobrir onde está a caixa de gordura. Geralmente, esses recipientes de armazenamento de gordura estão localizados na área externa da casa. Para isso, fale com o responsável pelo encanamento da sua casa, afinal, não é uma missão fácil de encontrar. Ela pode estar dentro de uma parede ou até debaixo do piso, portanto não é simples de ser encontrada. Muitos encanadores colocam a caixa de gordura na garagem da casa.

Limpando a caixa de gordura com as mãos

A partir do momento em que você sabe onde está a caixa de gordura, e quer desentupir o encanamento com bicarbonato de sódio, jogue água fervente com três colheres de sopa no sistema de canos. Caso não tenha dado certo, localize a caixa de gordura e tire a tampa para ter acesso a ela. Guarde todas as peças que você tiver em mãos, pois elas serão essenciais na hora de reconstruir o fechamento da caixa. Com luvas, retire a concentração de resíduos e sebo que ela conserva e deposite isso num balde improvisado com lixeira. Não entre em contato com a sujeira diretamente.

Como limpar a caixa de gordura com bicarbonato

Depois de retirar o excesso de sujeira da caixa de gordura, faça uma mistura de duas colheres de bicarbonato, duas colheres de sabão em pó e água fervente. Logo em seguida, jogue um copo de vinagre de cozinha e espere a efervescência. Isso acontecerá porque bicarbonato e vinagre são produtos de pH contrários, causando uma reação química que ajuda a retirar a gordura. Esfregue depois com uma esponja ou com uma escova de cerdas duras e pronto, você já limpou adequadamente a sua caixa de gordura com bicarbonato. Caso só isso não seja eficaz, você pode dar uma conferida abaixo sobre qual o melhor produto para limpar caixa de gordura. Leia também nosso artigo Como limpar caixa de gordura para saber mais sobre o assunto.

Produto para limpar a caixa de gordura

A soda cáustica é o melhor e mais recomendável produto para limpar caixa de gordura. Nesse item explicaremos para você como você pode limpar seu recipiente de resíduos com a soda cáustica ou diabo verde. Se você deseja saber como limpar caixa de gordura com diabo verde, siga estas mesmas recomendações, afinal, tratam-se de produtos com funcionamento similar e igualmente perigosos para o ser humano e para nosso organismo.

Limpar caixa de gordura com soda cáustica

Para a remoção da gordura da caixa de gordura com soda cáustica é importante ter muito cuidado. Apesar dessa substância ser muito eficaz na limpeza, ela é altamente corrosiva e pode causar danos em uma utilização descuidada. A soda cáustica é uma das mais perigosas substâncias utilizadas na limpezas domésticas. Além disso, ela pode dissolver o encanamento se utilizada sem dissolução.

Dissolva uma medida de soda cáustica para duas de água e despeje ela na caixa de gordura, variando a quantidade da mistura pro tamanho do espaço. Deixe ela fazer a sua função por alguns minutos e depois enxágue a caixa de gordura. Caso não tenha retirado tudo, faça novamente. Nunca use soda cáustica pura, pois ela pode acabar dissolvendo os canos. Utilize luvas e máscara na hora de utilizar a soda cáustica, pois ela pode causar lesões e queimaduras na pele e nas mucosas do nosso corpo.

Caso não tenha confiança para mexer com esse produtos, chame um encanador para resolver o problema.

Leia também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar caixa de gordura com bicarbonato - seguro e eficaz!, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar caixa de gordura com bicarbonato - seguro e eficaz!