Partilhar

O que fazer com as minhas plantas nas férias

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer com as minhas plantas nas férias

Uma das preocupações mais comuns que surge quando vamos de férias é o cuidado das nossas plantas. O que fazer com elas? Quem as vai regar? Estas são algumas das questões que fazemos antes de partir para o nosso destino de férias. Por isso, se quer que as suas plantas se mantenham saudáveis e em bom estado enquanto não estiver em casa, veja os conselhos deste artigo de umComo.com.br para saber o que fazer com as suas plantas nas férias.

Também lhe pode interessar: Como acabar com lagartas nas plantas
Passos a seguir:
1

A primeira opção que pensamos sempre para cuidar das plantas durante as nossas férias é a de pedir a tarefa de as regar a algum familiar, conhecido ou vizinho. Por isso, se tiver a oportunidade de contar com alguém de confiança que se encarregue disso, aproveite. Agora, se este não é o seu caso, não se preocupe, de seguida ensinamos-lhe algumas ideias para assegurar a saúde das suas plantas na sua ausência.

2

É importante que antes de sair de casa, se encarregue de regar todas as plantas e retirar as suas partes danificadas, assim como os ramos e folhas secas. Isto fará com que as plantas absorvam menos água durante o tempo das suas férias. Especialmente no verão, as suas plantas necessitarão de cuidados especiais e específicos.

3

Um dos métodos mais tradicionais para manter as plantas úmidas até ao nosso regresso é colocar os vasos na banheira. Antes de o fazer, deve tapar a banheira, colocar um pano ou um plástico que cubra o fundo e colocar sobre ele um objeto absorvente que sirva de suporte para as plantas, sejam de tijolos ou outros suportes de madeira. Uma vez que coloque as plantas, encha a banheira até cobrir uns 5 cm de altura, aproximadamente. Assim, as plantas absorverão a água quando necessitarem.

4

Outra boa ideia é o seguinte método caseiro. Pegue num cordão de algodão e introduza cada um dos seus extremos em cada vaso e, o outro num cubo com água em abundância. Com este método, as plantas irão absorvendo a água quando estiverem secas.

O que fazer com as minhas plantas nas férias - Passo 4
Imagem: aitanamarina.com
5

Também tem a opção de criar um sistema de irrigação por gotas caseiro, uma boa forma das plantas ficarem bem cuidadas nas suas férias. Precisa de uma garrafa de plástico cheia de água e de um alfinete para fazer um pequeno furo na tampa. Por último, deve colocar a garrafa com a boca para baixo sobre cada planta para que a água caia gota a gota. É conveniente verificar se a quantidade de água é suficiente, se não for pode sempre escolher uma garrafa maior. No nosso artigo sobre como fazer um regador automático caseiro pode ver mais detalhes.

O que fazer com as minhas plantas nas férias - Passo 5
Imagem: unhuertoenmibalcon.blogspot.com
6

Aqueles que vão estar muito tempo fora de casa ou planearam viagens longas podem optar pelos sistemas de irrigação automáticos que contam com um temporizador. São métodos mais caros mas valem a pena se quisermos encontrar as plantas saudáveis quando regressarmos, especialmente quando se trata de jardins.

7

Por último, também pode recorrer às hidro jardineiras. São uns vasos que têm um depósito de água na parte inferior, o qual vai fornecendo água às raízes das plantas. É uma opção que pode aproveitar durante todo o ano mas é mais cara, uma vez que cada vaso precisa de uma delas.

O que fazer com as minhas plantas nas férias - Passo 7
Imagem: www.iplantasjardin.com
8

Todas estas técnicas são eficazes para cuidar das plantas durante as suas férias, embora o melhor é combinar umas e outras. Por exemplo, utilizar as hidro jardineiras para as plantas maiores e métodos caseiros como colocar as plantas mais pequenas na banheira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer com as minhas plantas nas férias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre O que fazer com as minhas plantas nas férias

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer com as minhas plantas nas férias
Imagem: aitanamarina.com
Imagem: unhuertoenmibalcon.blogspot.com
Imagem: www.iplantasjardin.com
1 de 4
O que fazer com as minhas plantas nas férias

Voltar ao topo da página