Partilhar

Insetos benéficos para o jardim

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Insetos benéficos para o jardim

Normalmente temos tendência a pensar que os insetos são prejudiciais para as hortas e jardins porque atacam e danificam as nossas plantas, mas na realidade não é bem assim. É certo que existem numerosas pragas que podem acabar com as plantas, porém também existem vários insetos que têm vantagens para os nossos vegetais. É importante que conheça quais são, para não os exterminar e poder assim usufruir dos seus benefícios sob as plantas. Neste artigo de umComo apresentamos-lhe os insetos benéficos para o jardim.

Também lhe pode interessar: Como acabar com as pragas do Jardim

Abelha

As abelhas são indispensáveis para o crescimento e propagação das plantas, visto que quando procuram o néctar para se alimentar, polinizam as plantas através do pólen que transportam e que dá vida às plantas.

Insetos benéficos para o jardim - Abelha

Vespa

Primas das abelhas também se podem considerar muito benéficas para o nosso jardim. Funcionam como um grande controlo de pragas por se alimentarem das larvas de insetos. As vespas depositam os seus ovos em cima ou no interior dos ovos das larvas e podem chegar a comer uma grande quantidade de insetos tais como pulgões, ácaros, moscas brancas, etc.

Insetos benéficos para o jardim - Vespa

Joaninha

As joaninhas também se alimental de larvas, pulgões, cochonilhas, piolhos e ácaros, entre outros insetos. Num verão, uma joaninha adulta é capaz de consumir milhares de insetos, pelo que podem salvar o seu jardim e horta das pragas mais comuns nas plantas.

Insetos benéficos para o jardim - Joaninha

Louva-a-Deus

No entanto o inseto predador por excelência é o louva-a-deus. Ataca a uma velocidade impressionante todo e qualquer inseto prejudicial que lhe aparece à frente: moscas, escaravelhos, lagartas, grilos, gafanhotos, etc.

Insetos benéficos para o jardim - Louva-a-Deus

Escaravelho

Os escaravelhos, principalmente os escaravelhos-da-terra são espantosos a exterminar lagartas, vermes e outros insetos prejudiciais que atacam as suas plantas.

Insetos benéficos para o jardim - Escaravelho

Chrysopa

As Chrysopas verdes são muito rápidas a movimentar-se tanto em fase de larva como em estado adulto, sendo assim responsáveis por equilibrar as pragas. São insetos parasitoides, o que significa que colocam os seus ovos nos das larvas de outros insectos e quando estes nascem, começam a devorá-los.

Insetos benéficos para o jardim - Chrysopa

Minhoca

Este tipo de verme revela-se muito benéfico para o seu jardim e horta, dado que transporta nutrientes nos seus excrementos, areja o solo graças aos túneis que cria e ainda controla o PH da terra.

Insetos benéficos para o jardim - Minhoca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Insetos benéficos para o jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Caso não saiba se um inseto é benéfico ou prejudicial para as suas plantas, documente-se e informe-se para saber se o deve ou não exterminar.

Escrever comentário sobre Insetos benéficos para o jardim

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Gloria Maria Raulino Silveira
EXCELENTE MATÉRIA
Editor umComo.com.br
Oi Gloria! Valeu pelo comentário :)

Insetos benéficos para o jardim
1 de 8
Insetos benéficos para o jardim

Voltar ao topo da página