Partilhar
Partilhar em:

Remédios caseiros contra o pulgão - Eficientes

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (190 votos)
24 comentários
58 vezes partilhado
 
Fonte: senasica.gob.mx

O pulgão é uma das pragas mais comuns das plantas, trata-se de pequenos insetos que se encarregam de chupar a seiva de suas folhas, deformando-as e comprometendo sua saúde. Ainda que nas lojas especializadas em jardinagem possam ser encontrados produtos específicos para eliminá-lo, existem outras soluções naturais que ajudarão você a se livrar desta praga e dar às suas plantas a saúde que elas merecem. No umCOMO passamos-lhe alguns remédios caseiros contra o pulgão muito eficazes.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros contra lesmas e caracóis
Passos a seguir:
1

Há uma solução natural para eliminar o pulgão tão simples que você não vai acreditar: trata-se de enterrar um alho grande na terra das plantas afetadas por esta praga. Os pulgões não toleram o cheiro de alho, por isso sairão correndo antes do que você imagina.

Outra opção nesta mesma linha é ferver em água vários dentes de alho e depois borrifar suas plantas com esta mistura. Rápido e eficiente.

2

Um veneno para pulgão caseiro, eficiente e igualmente rápido consiste em misturar água com um pouco de detergente. Regue suas plantas com esta mistura e verá como, graças ao sabão, o pulgão se separará facilmente da superfície, deixando seu jardim ou vasos livres desta praga.

3

Se você tiver urtigas à mão você está com sorte, pois o aroma e as substâncias que desprendem estas plantas são ideais para eliminar o pulgão de forma natural. Pegue um generoso punhado de urtigas e deixe-o macerando em água durante um dia. Depois coe e conserve o líquido da maceração, regue suas plantas e você verá como o pulgão desaparecerá eficientemente.

4

Outro inseticida para pulgão caseiro é o que se faz com folhas de tomate, perfeito para quem tem este alimento em uma horta caseira ou pode conseguir suas folhas de forma simples. As mesmas desprendem substâncias tóxicas para o pulgão, mas que não afetarão seu jardim, sendo uma solução eficiente.

Adicione duas xícaras de folhas de tomate a duas xícaras de água, deixe a mistura repousar 24 horas, coe e conserve o líquido. Regue suas plantas com esta água e esqueça o pulgão.

Esta também é uma solução natural muito indicada como inseticida para pulgão em couve, especificamente.

Sugestão: Cuidados simples para eliminar fungos das plantas

5

Para matar pulgão com fumo, experimente misturar em um pulverizador um punhado de tabaco e cubra com álcool. À medida em que o álcool for sendo absorvido durante os próximos dois dias, continue cobrindo o fumo com álcool diluído em água. Então, com a ajuda de um pano limpo ou peneira esprema o fumo e extraia todo o líquido concentrado. Este é o extrato de fumo, basta pulverizá-lo em suas plantas com um pouco de água a cada 2 semanas.

Além dos remédios caseiros para pulgão, veja também: Como eliminar colchonilhas das plantas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros contra o pulgão - Eficientes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Estes remédios naturais são muito eficientes, no entanto, para manter seus efeitos e caso o pulgão retorne com frequência, é recomendável aplicar sobre suas plantas a cada 15 dias.
  • Faça testes em uma folha de planta antes de aplicar o produto sobre ela para evitar o risco reações inesperadas ou queimaduras nas folhas.
Comentários (24)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros contra o pulgão - Eficientes

24 comentários
ELIZABETE MAGNAVITA
Tenho usado muitas dicas de remédios naturais vistos ,pois tenho sofrido muito com o ataque dos pulgões aquela praga branca que ataca as folhas principalmente no pé de limão e passa para as outras plantas,vou experimentar agora o alho.
Cibelle MK
Eu tbm estava sofrendo muito com essas pragas, tentei tudo que era remédio natural, alho, sabão de coco, calda de pimenta mas nada deu certo, diminuía mas depois voltava tudo a ponto de matar um pé de hortelã meu. A única coisa que salvou de vez foi a calda de fumo, acabou com tudo inclusive com a fumagina. Recomendo.
A sua avaliação:
Neide Pereira Maria Ferreira
Tenho 2 pés de pocam estão com esse pulgao ,posso passar a solução de alho nela?
João Junior
a dica do alho.. seria uma cabeça de alho a ser enterrada ou um dente de alho apenas?
A sua avaliação:
Gabriek
Sarinha, eu posso usar a do alho no pimentão, cebolinha pitanga jambo?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Gabriek! Pode, sim.
Ely Marques da Silva Santos
como combater as pragas na lichia?
A sua avaliação:
Regina Wanderley
A dica do alho foi excelente. Funcionou muito bem na minha horta com a cebolinha.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Regina! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Vanessa Quintão
Olá, será que posso utilizar essas dicas do alho em suculentas?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Vanessa! Pode usar sim, espero que resulte! Obrigada pelo comentário :)
gloriapiedade
existe variedades de ortigas pois tentei fazer uma receita de ortigas nas minhas plantas e nao teve resultado esperado pois existe muitas no meu sitio
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Gloria! Você usou urtigas verdes? Se não deu certo experimente outro dos remédios caseiros que mostramos no artigo.
João Vieira
usei a agua fervida com alho, amando os resultados. muito obrigada pela dica Sara Viega.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi João! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Regina Lúcia Almeida
Tem como comprar um livro com essas dicas tão importantes , que nos auxiliam a manter as plantinhas longe desses pulgões .
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Regina! Livro não temos, mas pode continuar a acompanhar as novidades do nosso site :) Temos artigos novos todos os dias!

Fonte: senasica.gob.mx
1 de 5