Partilhar

Como fazer um umidificador de ar caseiro

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um umidificador de ar caseiro

Os umidificadores de ar são aparelhos que permitem aumentar a umidade de um determinado espaço e, portanto, purificar o ar desse ambiente, o que é muito benéfico para a saúde de todos os moradores. Permite especialmente evitar problemas associados à secura ambiental e contribui na melhora de doenças respiratórias e dermatológicas. Se deseja que seu lar tenha um nível de umidade mais elevado e ideal, mas prefere fazer um umidificador de ar caseiro você mesmo, preste atenção neste artigo de umComo no qual vamos explicar para você passo a passo como o fazer.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer para começar a elaborar o umidificador de ar caseiro é criar um buraco na tampa do recipiente de plástico, este deve ser suficientemente grande para passar ambos os canos. Deve se certificar que um deles chegue quase ao fundo do recipiente, enquanto o outro só deve ser introduzido entre 1 a 2 cm.

Uma vez que ambos os canos estejam nas suas posições, devem ser fixados ao recipiente com a barra de cola quente ou com fita, na falta desta.

2

O passo seguinte será encher o recipiente com água até aproximadamente metade, colocando depois a tampa e ligando o compressor de ar ao cano que está mais submerso na água.

3

O segundo cano não precisa ser muito longo, já que deve ficar livre para liberar o vapor que se gerará da água.

Quando se põe em funcionamento o compressor, as partículas do ar começam a se mover e ao entrar em contato com as da água, farão com que esta última comece a se alterar para seu estado gasoso, e assim como aprendemos nas nossas aulas de química, os gases têm tendência a subir, por isso passarão pelo cano que está mais próximo à tampa, fazendo com que a umidade produzida pelo vapor passe para o ambiente onde se encontra o nosso umidificador caseiro.

Pode colocar camomila ou raminhos de eucalipto no recipiente que usar, isto causará um efeito refrescante que deixará um agradável ambiente em casa.

Como fazer um umidificador de ar caseiro - Passo 3
4

Outras alternativas para conseguir aumentar a umidade do ambiente de forma rápida e caseira são:

  • Colocar um recipiente que contenha água perto de uma estufa ou outra fonte de calor, tendo cuidado para não virar o conteúdo. O aumento de temperatura na zona fará com que a água comece a evaporar, contribuindo assim para que o ambiente se umidifique.
  • Se tem um fervedor de água, pode deixá-lo ligado com água no quarto que deseja aumentar a umidade. Esta opção funciona muito bem e rapidamente, o único inconveniente é que deverá deixar o fervedor longe do alcance das crianças quando estiver funcionando.
  • Também pode colocar dentro de sua casa algumas das plantas que permitem aumentar a umidade, como por exemplo a palmeira de jardim, o lírio-da-paz, o fícus ou a espada de São Jorge. Descubra outras boas alternativas no artigo as melhores plantas purificadoras de interiores.
Como fazer um umidificador de ar caseiro - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um umidificador de ar caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer um umidificador de ar caseiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um umidificador de ar caseiro
1 de 3
Como fazer um umidificador de ar caseiro

Voltar ao topo da página