Partilhar

Como escolher um depurador de ar

Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher um depurador de ar

O depurador de ar é um equipamento de cozinha com a função de filtrar os gases, a fumaça e outros odores que ficam enquanto cozinha. Ele purifica o ar e diminui as incidências dos odores. Na hora de ir comprar um depurador de ar para a sua cozinha tenha atenção às suas funções e à forma como ele trabalha. É importante conhecer as características e entender o que diferenciam uns dos outros, por isso neste artigo de umComo damos algumas dicas de como escolher um depurador de ar para não dar errado na hora de o comprar. Dê uma olhada!

Também lhe pode interessar: Como instalar ar condicionado - Fácil!
Passos a seguir:
1

Tipos de depuradores de ar

Existem dois tipos de depuradores de ar à venda: o comum e o eletrostático. A grande diferença entre os dois modelos é a presença de um filtro ionizador no depurador de ar eletrostático. O filtro serve para reter a gordura provinda do cozimento dos alimentos. Estes conseguem eliminar até 600 tipos de odores e renovar o ar de forma aleatória.

2

Diferença entre depurador de ar e coifa

Quando você vai à loja, fica sempre na dúvida entre os depuradores de ar e a coifa. Eles têm a mesma finalidade: a de sugar o ar e eliminar os odores. Mas eles se diferem nas suas características especificas.

A coifa quando em modo exaustor suga o ar e expele para a rua através de dutos. Os principais modelos de coifas são a ilha e os de parede. Os modelos mais atuais são dotados de um sensor que define qual o cheiro normal da casa e liga automaticamente caso haja uma variação.

O eletrodoméstico conhecido por depurador de ar tem a função de sugar o ar quente mas que, diferenciando da coifa, não possui uma chaminé. Ele aspira o ar e passa-o por um filtro e devolve ao ambiente o ar purificado. Ele é mais antigo que a coifa e possui menos funções mas, no entanto é ótimo para instalar em cozinhas pequenas e para quem não consegue instalar em casa os dutos.

3

Dicas para escolher o seu depurador de ar

  1. Alta capacidade de sucção, o sistema completo de purificação de ar e variadas velocidades são das primeiras características que você deve saber. Prefira também os aparelhos mais silenciosos e com os recursos mais modernos.
  2. Defina o objetivo para o depurador de ar. Se você vai usar apenas para as refeições de família numa pequena cozinha ou, se vai utilizar por muitas horas numa cozinha de um restaurante. Escolha a melhor potência para a situação.
  3. A voltagem do aparelho também é importante. Existem três voltagens: 110v, 220v e Bivolt. Tal como acontece com os outros eletrodomésticos, se ligar numa voltagem errada ele perde a potência e queima.
  4. Escolha os depuradores de dupla filtragem, com o filtro de carvão ativado e a manta metálica, eles eliminam os odores, a gordura e a fumaça.
  5. Em termos estéticos, as opções são imensas, por isso encontre o que combinar melhor com a sua decoração da cozinha.
  6. O tamanho é outra característica importante: os de 60 cm para fogões de 4 bocas e os de 80 cm para os de 5 a 6 bocas.
  7. Por último, as marcas mais conhecidas e as que já possui uma opinião são as ideais. Assistência técnica próxima da sua residência ou do local onde irá instalar, e se os filtros do modelo possuem várias opções de compra.
Como escolher um depurador de ar - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um depurador de ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como escolher um depurador de ar

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher um depurador de ar
1 de 2
Como escolher um depurador de ar

Voltar ao topo da página