Partilhar

Como limpar umidificador de ar - Todas as partes

 
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 27 outubro 2017
Como limpar umidificador de ar - Todas as partes

O umidificador de ar é um aparelho eletroeletrônico utilizado por diversas famílias brasileiras que melhora a qualidade do ar. Através da nebulização da água e da umidade para a sua dispersão no ambiente do lar, esse produto melhor a qualidade do ar respirado, podendo reduzir a quantidade de lesões nasais, proporcionando mais qualidade ao sistema respiratório. É um ótimo companheiro dos ares condicionados e dos aquecedores, dois aparelhos realmente comuns nas nossas casas, afinal, eles ressecam o ar e aumentam a probabilidade rinites e sangramentos nasais.

Porém, o umidificador de ar deve ser higienizado ciclicamente para manter o seu funcionamento e manter a qualidade do ar nebulizado. Nesse artigo de umCOMO, iremos te dar as melhores dicas de Como limpar umidificador de ar, além de dar dicas de manutenção e conservação desse aparelho tão importante para a sua qualidade de vida. Continue lendo para conhecer melhor os umidificadores de ar e suas funções.

Também lhe pode interessar: Como limpar o ar condicionado

Como limpar o filtro do umidificador de ar

O filtro do umidificador de água é um dos maiores problemas das pessoas que comumente limpam os seus umidificadores de ar, especialmente por falta de conhecimento. Na hora da higienização, muitas pessoas colocam produtos de higiene inadequados na frágil peça, que pode acabar com suas funções dificultadas por esse fator. Portanto, existe uma maneira correta de limpar o filtro do umidificador de ar.

O jeito certo de limpar o filtro do umidificador de ar

A maneira correta de higienização do filtro do umidificador de ar se dá apenas com água. Quase todos os produtos de limpeza, como detergentes e desinfetantes são prejudiciais ao filtro, podendo danificar o seu funcionamento. Para limpar o filtro da maneira correta, você precisa passar a água nele sem qualquer produto. Depois, deixe-o secar sob uma toalha, sem friccionar, pois a fricção pode acabar prejudicando o filtro e e consequentemente a qualidade da filtragem de ar do eletrodoméstico.

Leia também: Como fazer um umidificador de ar caseiro

Como limpar o reservatório de água do umidificador de ar

Para limpar o reservatório do seu umidificador de ar em casa sem grandes problemas, recomendamos que sigam os procedimentos simples que indicaremos a seguir. Primeiramente, retire o reservatório e faça uma mistura com um fio de detergente neutro (sem aromas e especialmente um que não seja de coco) e água. Limpe com uma escova de dente que não solte cerdas e não friccione com muita força. O excesso de fricção pode criar sulcos propícios para a proliferação de bactérias que prejudicariam a qualidade do ar respirado no ambiente, micro-organismos que podem acabar espalhando doenças respiratórios nos frequentadores daquele espaço. É por isso que a limpeza adequada do reservatório do umidificador é muito importante.

Limpando a base do umidificador de ar

Para limpar a base do umidificador não existe muitas complicações - é uma limpeza simples acima de tudo - e o processo se dá de maneira simples. Na hora de higienizar o umidificador de ar, a limpeza da base é importante para não haver acumulação de pó na proximidade do aparelho, crucial para manutenção correta do eletrodoméstico. Para limpar a base do umidificador de ar, passe um pano ou uma esponja - fique atento para utilizar a parte amarela - com água e detergente neutro e depois seque com um pano de prato ou mesmo deixe secar sozinho.

Cuidando do seu umidificador de ar

Assim como todos produtos eletrodomésticos que temos em casa, o cuidado com o umidificador de ar é muito necessário. Especialmente se utilizado junto do ar condicionado, esses dois aparelhos podem ser responsáveis pela dispersão de bactérias e micro organismos prejudiciais para a saúde humana - que certamente podem causar problemas para o sistema respiratório -, portanto é necessário que exista uma limpeza cíclica desses dois aparelhos.

Além disso, o uso excessivo do umidificador de ar pode causar umidade excessiva no ambiente, tornando-o propício para a proliferação de fungos e mofo. Especialmente em regiões mais úmidas e casas mais antigas, é importante tomar esse cuidado, não deixando o umidificador ligado por muito tempo em alta intensidade. Esses cuidados são essenciais para não prejudicar a saúde e o ambiente da sua casa.

Outro artigo que será crucial para a qualidade do ar respirado e para a sua saúde respiratória é o artigo como limpar o ar condicionado, que te ajudará na complexa limpeza desse aparelho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar umidificador de ar - Todas as partes, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar umidificador de ar - Todas as partes

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar umidificador de ar - Todas as partes
Como limpar umidificador de ar - Todas as partes

Voltar ao topo da página