Outros Ar condicionado e ventilação em casa

Como ar condicionado gera água

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 24 maio 2017
Como ar condicionado gera água

Por vezes surgem-nos perguntas que gostaríamos de obter respostas rápidas e fáceis de entender, perguntas simples de algo que lidamos diariamente. Por exemplo, você sabe o porquê do seu aparelho de ar condicionado gerar água? Nós no umComo fomos investigar e vamos explorar a resposta a essa pergunta neste artigo, se pretende saber como ar condicionado gera água continue lendo o artigo.

Também lhe pode interessar: Como instalar ar condicionado - Fácil!
Passos a seguir:
1

Primeiro vamos explicar como funciona um aparelho de ar condicionado, este aparelho funciona como um compressor que comprime o gás refrigerante para o condensador, que por sua vez é arrefecido com o auxílio de um ventilador. O gás refrigerante circula através de um tubo capilar ou válvula termostática (caso o aparelho faça parte de um sistema industrial) para o evaporador, onde se dá a expansão que produz o frio.

Como ar condicionado gera água - Passo 1
2

O ar condicionado gera água porque a serpentina do evaporador fica muito fria com a circulação do gás refrigerado, isto devido à evaporação. O ar transforma-se em gotas de água porque o evaporador fica muito frio e a ventilação faz com que o ar quente e úmido do exterior (por exemplo o ar da sala de estar) passe pelo evaporador.

3

O que se passa dentro deste aparelho pode se designar por condensação, é uma transformação da matéria, neste caso específico passa de gasoso a líquido. Como a linha de aspiração (saída do evaporador) encontra-se abaixo do ponto de orvalho, ponto esse que designa a temperatura à qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas. O Ar ao entrar em contato com uma superfície abaixo desse ponto, vai condensar e formar pequenas gotas de água.

4

No nosso dia a dia convivemos com a condensação, quando colocamos um copo de água fria na bancada da cozinha, ele rapidamente fica com gotículas de água, a explicação é a mesma, condensação. O que também acontece quando tomamos um banho de água quente, a água ao ficar em estado gasoso devido à umidade, quando entra em contacto com alguma superfície fria, como os espelhos dos banheiros ou o azulejo volta ao seu estado líquido. Por essa razão é que os espelhos embaciam após um banho quente.

Como ar condicionado gera água - Passo 4
5

É fisicamente impossível fazer com que o seu ar condicionado deixe de gerar água, mas você pode fazer essa água render ao invés dela simplesmente ir pelo esgoto.

6

Uma boa opção é usar a água que o seu ar condicionado gera para limpar o chão da sua casa, ou para regar as plantas e o jardim. Lembre-se que em poupar é que está o ganho e o planeta agradece, se cada pessoa que usufrui de um ar condicionado em casa tivesse essa preocupação ambiental, conseguíamos poupar bastante água que normalmente era desperdiçada inconscientemente.

Se gostaria de saber como instalar ar condicionado em casa, confira esse artigo do umCOMO.

Como ar condicionado gera água - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ar condicionado gera água, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como ar condicionado gera água