Ar condicionado e aquecimento

Como instalar ar condicionado - Fácil!

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 1 agosto 2019
Como instalar ar condicionado - Fácil!

Para evitar o calor e refrescar ambientes, o condicionador de ar é um aparelho muito comum nos dias de hoje. Inventado em 1902, o aparelho está constantemente crescendo na sociedade - especialmente no Brasil - graças à sua capacidade refrigeração e alívio das mazelas do verão. Graças a popularização do aparelho, hoje podemos tê-lo em casa para melhorar o clima de um ambiente. Existem alguns tipos de condicionadores de ar e nesse artigo do umCOMO, você aprenderá a diferenciá-los, além de descobrir como instalar ar condicionado na sua casa!

Vai precisar de:
  • Madeira
  • Lápis
  • Régua
  • Martelo
Também lhe pode interessar: Como funciona o ar condicionado
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para instalar um ar condicionado é saber qual é o tipo de ar condicionado mais adequado para o ambiente que você deseja climatizar. Existem três tipos: o ar condicionado split, o janela e o portátil, cada um com sua capacidade. Brevemente, é importante saber qual é a quantidade de BTUs que o seu ambiente precisa para conseguir ser resfriado adequadamente. Para isso, faça o cálculo de largura x comprimento x altura x 55 (coeficiente padrão para calor médio de ambientes). Esse valor será o número de BTUs que o seu ar condicionado precisará ter para comportar as suas necessidades.

2

Para instalar um ar condicionado split é sempre recomendável que não se faça isso em uma parede que pega muito sol. Primeiramente, deve-se escolher o lugar onde ficará o aparelho. Fique atento para não colocar o seu split em uma parede que possua aparelhos eletrônicos, pois estes podem ser danificados pelo vapor que é solto por esse tipo de condicionador. Para entender mais, leia o artigo Como ar condicionado gera água.

O ar condicionado deve se distanciar em 15 centímetros do teto. Além disso, deve se distanciar em no mínimo 5 centímetros de qualquer outra parede.

3

A Condensadora de ar condicionado split deve ficar em um ambiente externo e para isso não há escolha. É recomendável que seja um espaço que não pegue muito sol e que possua circulação de ar intensa. Para instalar um ar condicionado split, é preciso tomar atenção a esses cuidados. Fique atento também para uma qualidade de fiação e de tubos pois estes serão seus aliados no bom funcionamento do condicionador.

Como instalar ar condicionado - Fácil! - Passo 3
4

Nesse passo, lhe ensinaremos como instalar ar condicionado de parede ou janela. O ar condicionado de janela costuma ter uma instalação bem mais complicado do que a do split. Para instalar o ar condicionado de janela, o primeiro passo também é encontrar uma boa localização. Prefere-se que o ar condicionado fique em uma altura de 1,50 a 1,80 de distância do chão. Também é importante que ele esteja a, pelo menos, meio metro de outra parede.

5

O segundo passo para instalar um ar condicionado de parede é que você faça um caixilho (suporte de madeira) com no mínimo dois centímetros e meio de espessura para envolver o aparelho. Desenhe o contorno deste castilho na parede e quebre a parede em cima dessas medidas. Envolva o buraco com o castilho e coloque o ar condicionado dentro dessas dimensões.

6

É importante que a passagem de ar seja vedada e isso somente ocorra através do condicionador, por isso é importante ter material de argamassa para consertar potenciais erros e pra garantir o bom funcionamento. Caso esses entreveros aconteçam, é importante corrigi-los para executar uma boa instalação do ar condicionado de parede.

Como instalar ar condicionado - Fácil! - Passo 6
7

Após abrir o buraco, coloque o castilho e o aparelho de condicionador de ar. É importante que você tenha noção de onde estão as saídas de eletricidade para que não tenha problemas elétricos na hora de instalar o ar condicionado de janela. Faça as instalações conforme exige o manual de instruções e não se esqueça dessas dicas para instalar o ar condicionado de parede.

8

Agora que você já sabe como instalar o ar condicionado de parede e também sabe como instalar o ar condicionado split, nossa última dica para o tutorial é como instalar o ar condicionado portátil. Para instalar, basta colocá-lo seu cano em uma pequena saída de ar (como um vitrô ou uma pequena janela) e direcioná-lo para onde deseja o clima adequado. No entanto, saiba que este ar-condicionado não possui tanta capacidade de refrigeração quanto os outros. Para entender mais sobre o assunto, leia o artigo Como funciona o ar condicionado.

Como instalar ar condicionado - Fácil! - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar ar condicionado - Fácil!, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como instalar ar condicionado - Fácil!