PARTILHAR

Como projetar um jardim

Como projetar um jardim

Quer ter um jardim em sua casa? Pois vamos dar alguns conselhos para esta bela, criativa e cara tarefa. A primeira coisa em que deve pensar é o uso que pretende dar ao jardim: se será para reuniões, se deseja plantar algum pé de fruta ou ervas, se será um espaço para brincar com seus filhos ou com seus animais e inclusive para fazer esporte. Segundo sua função e distribuição, o design final do jardim será diferente. Em umComo.com.br mostramos a você como projetar um jardim.

Também lhe pode interessar: Como cercar um jardim
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é limitar um orçamento para o seu jardim. Costuma ser uma parte da casa subvalorizada e costuma-se dedicar dinheiro a ela depois de terminar todo o interior da casa, com poucos recursos restantes para investir nela. Se gosta de estar ao ar livre e de ter um espaço para relaxar, pense em seu jardim como um investimento para ter maior qualidade de vida. O mais recomendável é investir em um solo da melhor qualidade. Com uma boa terra, as plantas atingirão seu potencial máximo, crescendo saudáveis e bonitas. A seguir, deverá investir nas árvores e plantas, e seu tipo e qualidade dependerão do tipo de jardim que deseja.

2

Outro aspecto importante é o design do jardim. Deve procurar o equilíbrio e que seja um meio agradável. Não exagere na simetria e na harmonia porque pode ficar muito chato. Também não abuse dos contrastes, porque pode dar uma sensação de muito estresse e esgotamento visual. No final tudo depende do seu gosto pessoal, mas o ideal é criar um certo ritmo visual. Para isso, o melhor é repetir três vezes um elemento, que pode ser a cor, a textura ou a forma. Para criar um jardim rico em variedade existem duas formas muito simples de consegui-lo. Pode ser dando dinamismo e movimento com formas diagonais ou curvas, e por outro lado, brincando com a cor, as folhas, o tamanho e a textura dos materiais.

3

Um aspecto bastante importante é a escolha das plantas; para isso é recomendável visitar estufas ou jardins, ou simplesmente se informar através de publicações especializadas. Você deve saber, dentro do grupo das plantas que gosta, quais opções existem e como serão depois que crescerem. Pensando em como serão as plantas com sua forma definitiva, poderá projetar uma ideia mais clara para desenhar seu jardim. Saberá o espaço ocupado pela planta, a sombra que criará, se terá sol, se invadirá outras áreas, etc. São aspectos que devem ser considerados a priori, evitando custos desnecessários. Informe-se bem das necessidades concretas de manutenção das plantas, porque segundo a sua manutenção terá um meio florido o ano todo e seu design será duradouro. Outro aspecto que deve considerar é se deseja que seu jardim mude com as estações ou seja verde o ano todo. Neste último caso, o melhor é escolher árvores ou plantas de pouca ou escassa floração, mas se deseja ver a mudança das estações, uma boa opção é escolher plantas que floresçam sem folhas.

Convidamos você a consultar o artigo Dicas para cultivar plantas em um jardim.

Como projetar um jardim - Passo 3
4

No projeto do seu jardim você deve considerar as cores. Para escolher a melhor cor, pense nos tons que existem em seu terreno, as paredes da sua casa, os tetos, etc. Pode dar a cor que deseja graças às flores ou folhagem. Se o que procura é um design que crie uma sensação de unidade, o melhor é usar faixas de uma mesma cor para criar um jardim monocromático. Isto não quer dizer que tudo deve ser igual, e sim que é preciso valorizar a escala cromática. Por exemplo, ficaria muito bem combinar amarelo com laranja ou amarelo com vermelho. Se deseja criar contraste, brinque com tons complementares ou inclusive opostos. Uma boa opção é combinar azul e laranja ou também verde e vermelho. As opções são muitas e diversas.

5

Além de todos estes elementos, deverá reparar na escolha de móveis e elementos decorativos se deseja criar um jardim mais acolhedor onde possa possar bons momentos desfrutando da natureza com amigos e familiares. São muitas as opções, e nos seguintes artigos você pode ver algumas ideias que podem servir de inspiração:

Como projetar um jardim - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como projetar um jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Francy Lourdes
Adorei as informacoes no topico de projetos de jardim Essas informacoes vao me ajudar muito em meus projetos
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Francy! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as dicas do umCOMO :)
Wendell
estou começando um jardim qual tipo de planata e necessario para começar
A sua avaliação:
Leonardo Reis Galvão
tenho um lote de mil metros ,ele tem um pé de manga jaca abacate .bom estou sem ideias ,para colocar um jardim ,estou em duvida ,se tiro um desses pé ,para dar mais sol no solo para eu plantar grama ,tenho medo de perder a grama.gosto muito de plantas do lindo verde da grama .
isneane Soares Melo
Gostaria de ver mais opção para jardins com pedras, tenho muitas dúvidas. Obrigado bjjjsss
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Isneane! Nesses artigos encontrará mais dicas sobre como fazer um jardim com pedras e como decorar o jardim com pedras: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-jardim-com-pedras-8608.html http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-decorar-o-jardim-com-pedras-13768.html
Angela
Olá, Adorei as dicas. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Como projetar um jardim
1 de 3
Como projetar um jardim

Voltar ao topo da página ↑