menu
Partilhar

Tipos de persianas

 
Por Juliana Ribeiro. 27 dezembro 2023
Tipos de persianas

As persianas são elementos comuns em qualquer casa, existindo inúmeras variedades que se adaptam às necessidades de cada espaço. Com sistemas simples, manuais ou mecânicos, que permitem o recolhimento ou desdobramento, regulam a entrada de luz em qualquer cômodo, proporcionando também a essencial privacidade.

Existem persianas confeccionadas em diversos formatos e materiais e é importante conhecê-las para escolher a ideal em cada caso. Se você vai instalar ou está precisando trocar sua persiana, conheça os tipos de persianas no umCOMO, para fazer a escolha certa.

Também lhe pode interessar: Como mudar a fita de uma persiana

Persiana de enrolar

As persianas de enrolar são um dos tipos de persianas mais comuns, porque são tão práticas quanto eficazes no cumprimento da sua função. Caracterizam-se por possuírem um rolo na parte superior e um mecanismo, tipo polia, que faz com que as lâminas enrolem sobre ele ao subir com um simples gesto. Esse mecanismo pode ser interno ou externo. O rolo pode ficar visível ou escondido em uma caixa superior, algo comum em persianas externas. Por sua vez, as lâminas podem ser feitas de materiais muito diversos: alumínio, PVC, madeira, têxteis...

No unCOMO ensinamos Como consertar uma persiana de plástico.

Persiana alicantina

É um tipo específico de persiana de enrolar, geralmente de exterior, típico da região levantina e também da Andaluzia. São persianas de lâminas bastante largas, em madeira ou PVC, pensadas para conseguir uma ótima ocultação para que o sol não penetre nos quartos e, assim, as casas permaneçam mais frescas.

A persiana alicantina não possui rolo na parte superior, mas sim, uma simples corda central e um mecanismo de roldana, a faz rolar em torno de si e para fora, formando um cacho que pode ser visto a olho nu (sem caixa).

Tipos de persianas - Persiana alicantina

Persiana veneciana

Também são conhecidas como persianas horizontais devido à disposição das suas lâminas e são muito comuns em escritórios. Elas são duráveis ​​e fáceis de instalar. Geralmente são metálicas e as suas lâminas finas permitem uma abertura maior ou menor para regular a luminosidade interior e também para controlar a passagem do ar com as janelas abertas. Também é uma persiana comum nas portas. Você pode encontrá-las em lindos designs baseados em cores vivas, o que as torna elementos de decoração para diversos espaços.

Persiana vertical

Como o próprio nome indica, são persianas cujas lâminas, colocadas individualmente sobre uma calha imersa em uma caixa superior, caem longitudinalmente do teto ao chão. Podem ser utilizadas em janelas de qualquer tamanho, embora sejam apropriadas para janelas grandes, por exemplo, aquelas que dão para um terraço ou alpendre. Podem ser recolhidas dobrando-as de um lado ou de ambos os lados, dividindo a persiana ao meio.

Tipos de persianas - Persiana vertical

Persianas de painel japonês

São persianas de interior para janelas grandes e, além disso, um elemento decorativo com destaque próprio. Em princípio são fabricadas de papel washi tradicional japonês, embora atualmente existam persianas deste tipo em diversos tecidos. Os painéis, que podem ter medidas diferentes, também caem verticalmente e permitem diferentes posições, podendo até se sobrepor para deixar passar mais ou menos luz e ar.

Persianas reguláveis

As persianas reguláveis, muitas vezes inseridas no próprio caixilho da janela, são aquelas cujas lâminas horizontais formam uma única estrutura, de modo que, ao serem recolhidas, não enrolam, mas sim se dobram, ou seja, puxando-as pela corda para recolher, as lâminas são empilhadas de baixo para cima até se unirem em uma única lâmina no topo da janela.

Para além do seu sistema de recolher, estas persianas têm a particularidade de as suas lâminas poderem ser inclinadas para definir um determinado ângulo (todas as lâminas ao mesmo tempo) para que possam regular eficazmente a entrada de luz e ar.

Você não sabe limpar persianas? Ensinamos Como limpar as persianas por fora.

Tipos de persianas - Persianas reguláveis

Persianas celulares

Têm sido uma verdadeira inovação no mundo das persianas porque não são apenas persianas válidas para o controle da luz, mas também verdadeiras isolantes térmicas e acústicas.

O seu segredo é que as lâminas horizontais estão completamente unidas duas a duas, formando entre elas uma câmara de ar, o que consegue este efeito de amortecimento contra temperaturas altas ou muito baixas no inverno e também contra ruídos. Visualmente parecem um acordeão e a sua utilidade não se limita a decorar um ambiente e proporcionar privacidade, mas contribui para o máximo conforto poupando energia.

Persianas romanas

São elegantes e capazes de dar um estilo próprio a qualquer ambiente. As persianas romanas são aquelas feitas de uma única peça de tecido longitudinal que será colocada de forma a cobrir todo o vidro da janela, mas será dividida, por meio de lâminas, em faixas horizontais exatamente do mesmo tamanho, que se dobram quando recolhidas, sobrepondo-se parcialmente.

São persianas que, como outras, possuem um mecanismo de roldana simples que permite ajustar as lâminas da persiana exatamente à altura desejada.

Tipos de persianas - Persianas romanas

Persianas blackout

Às vezes o que é necessário é uma persiana que seja capaz de bloquear completamente a entrada da luz solar em um ambiente, por exemplo, um quarto. Nestes casos, o ideal é optar por uma persiana blackout, que se caracteriza pelo material com que são confeccionadas, um tecido à base de fibras naturais e também artificiais (fibra de vidro) que é resistente e capaz de impedir a menor entrada de luz. Geralmente são persianas com lâminas horizontais, embora também possam ser encontradas como persianas verticais. Outra opção se você deseja atenuar a luz solar, mas não bloqueá-la completamente, são as persianas de enrolar com tela.

Persianas de segurança

São persianas de exterior que são utilizadas principalmente em janelas ou vitrines de lojas ou outros negócios, embora também sejam usadas outros lugares, tanto em janelas como em portas de acesso, por exemplo a pátios ou garagens. São fabricadas com materiais muito resistentes como o alumínio extrudado e muitas são autotravantes, ou seja, ao tentarem ser abertas pelo lado de fora ficam bloqueadas para evitar o acesso de intrusos.

Tipos de persianas - Persianas de segurança

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de persianas, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de persianas
1 de 6
Tipos de persianas

Voltar ao topo da página