Reparação de muros de gesso

Quais são os tipos de umidade nas paredes

Quais são os tipos de umidade nas paredes

A umidade é um problema comum nas paredes e tetos de muitas casas, que costuma gerar problemas diversos como o aparecimento de manchas, a parede começa a descascar, e a pintura ou papel pintado estraga-se, etc. Mas para poder resolver esses defeitos, primeiro é necessário que descubramos a origem da umidade, coisa que nem sempre é uma tarefa fácil. Cada tipo de umidade precisa de uma tarefa concreta para resolver o problema e evitar que volte a surgir. Para que possa distingui-la, em umComo.com.br explicamos quais são os tipos de umidade nas paredes.

Também lhe pode interessar: Como tirar o chapisco das paredes

Índice

  1. Umidade por capilaridade
  2. Umidade de infiltração
  3. Condensação de umidade

Umidade por capilaridade

A umidade por capilaridade é aquela que sobe desde o solo e mancha a parte baixa das paredes. Costuma acontecer em sótãos, estacionamentos e em pisos térreos e apresenta-se em forma de manchas contínuas nas paredes, ainda que também possam aparecer em solos.

Umidade de infiltração

Como seu nome indica, quando é por infiltração gera-se umidade pela entrada de água do exterior, escapamento de encanamentos ou falta de impermeabilização de áreas úmidas como banheiros e cozinhas. Em algumas ocasiões, também são produzidas por causa de um mau isolamento das casas adjacentes.

Condensação de umidade

Trata-se de manchas de umidade com mofo na superfície dos locais, devido à condensação do vapor de água contido no ambiente. As manchas adquirem forma circular, e é um tipo de umidade que costuma dar próximo de janelas e é comum em zonas frias, com pouco sol e com uma porcentagem de umidade no ambiente elevada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de umidade nas paredes, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos

  • Consulte um especialista para saber que tipo de umidade se trata e como reparar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
joao
Olá Qual o profissional que contrato para verificar e resolver esse problema de umidade / infiltração?
Junior Bianchini
Creio que um engenheiro civil.
Tatiane
Boa tarde, no quarto do meus filhos tem muita umidade devido ao terreno do vizinho ser mais alto que o nosso, Como posso resolver esse problema?
Roberto
Não tinha nem ideia... valeu!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Roberto, é bom saber que foi útil para você ;)
Quais são os tipos de umidade nas paredes