Livrar-se das baratas

Como evitar que as baratas entrem em casa

Como evitar que as baratas entrem em casa

Uma das pragas mais frequentes de casa são as baratas, insetos que entram pelo encanamento, tubulações e podem viver em zonas como as paredes. Ainda que sejam difíceis de matar e controlar, a verdade é que existem alguns modos para evitar que entrem em casa e acabam aparecendo nas zonas mais indesejadas: a limpeza, a ordem e o uso de alguns aromas irão ajudar-nos a evitá-las. Se quer uma informação mais completa, convidamos você a ler o nosso artigo sobre como evitar que as baratas entrem em casa dando a você alguns truques que vale a pena conhecer.

Também lhe pode interessar: Vinagre espanta barata?
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, deve saber que as baratas costumam se aninhar em zonas da casa muito concretas, já que são atraídas pela umidade e pelas zonas escuras, assim, os espaços com os quais terá que ir com mais cuidado são os seguintes:

  • Nas rachaduras de sua casa: sejam nas paredes, nos móveis ou embaixo dos eletrodomésticos.
  • Os móveis de madeira também costumam acolher baratas.
  • Costumam entrar pelos acessos ao exterior como, por exemplo, as janelas ou as portas, de modo que é recomendável que as tenha bem vedadas e fechadas quando sai de casa. Outra opção é colocar mosquiteiros para evitar que este e outros insetos entrem em casa.
  • As zonas mais úmidas de casa também costumam ser um dos lugares favoritos destes insetos, por exemplo, os encanamentos, a máquina de lavar roupa, o ar acondicionado, etc.
  • Outro dos focos são os lugares onde hajam restos de comida como as lixeiras ou espaços onde se tenha acumulado a sujeira.
Como evitar que as baratas entrem em casa - Passo 1
2

Por tudo isto, para poder evitar que as baratas entrem em casa é importante que aumente a limpeza de sua casa e a mantenha em ótimas condições, sobretudo, zonas como a cozinha ou o banheiro, já que pelos restos de comida e pela umidade são espaços onde esta praga é mais habitual. Uma limpeza completa deve incluir:

  • Limpar por baixo dos eletrodomésticos: geladeiras, lava-louças, máquinas de lavar, etc., já que estes são espaços perfeitos para elas pelo calor que desprendem.
  • Use amoníaco: é importante usar este produto porque ajuda a limpar e a desinfetar em profundidade qualquer espaço conseguindo, assim, que se houver presença de baratas, elas morram por causa dos produtos químicos que desprende.
  • Seque os espaços úmidos: tanto o chuveiro como a máquina de lavar ou a pia onde lava as mãos, todas as umidades devem desaparecer da sua casa se não quer que as baratas entrem.
  • Lave os pratos: os pratos sujos devem ser limpos de forma frequente para evitar as baratas ou, pelo menos, limpar os restos de comida e deixá-los enxaguados na pia para não chamar a sua atenção.
  • Leve o lixo: deverá jogar fora o lixo todos os dias, sobretudo o orgânico, para evitar que as baratas entrem em sua casa. Se passar muitos dias sem o jogar, é mais provável que esta praga entre em sua casa.
  • Abra a água: após limpar é importante que jogue água pela tubulação para fazer com que, se há alguma por ali alguma, a mate. Por isso, pode jogar água com água sanitária ou algum produto forte de limpeza que ajudará você a acabar com elas.

Além disso, é imprescindível que mantenha a sua casa em ótimas condições de higiene, ou seja, que passe o aspirador, que esfregue o chão, que limpe todos os cômodos e tire o pó. Desta forma, conseguirá que não tenha nada em sua casa que chame a atenção destes insetos incômodos.

Como evitar que as baratas entrem em casa - Passo 2
3

Outra forma de poder manter as baratas sob controle é através da colocação de algumas plantas aromáticas em sua casa que sirvam de repelentes naturais de insetos. Tenha em conta que, assim como certos cheiros são atraentes, há outros que atuam precisamente de forma inversa: como repelentes. Um dos mais populares é o louro, assim, coloca-se uma destas plantas em zonas como janelas ou portas e evitará que entrem em sua casa. Também pode colocar uma folha nas zonas onde mais abundem (rachaduras, cozinha, etc.) para afugentá-las.

A lavanda é outra das plantas que melhor atuarão para conseguir o nosso objetivo ou, também, a citronela que, de fato, muito dos repelentes de insetos preparados que se vendem nos supermercados contêm o aroma desta última para conseguir evitar as picadas.

Como evitar que as baratas entrem em casa - Passo 3
4

É importante que quando vá viajar ou esteja fora de casa, deixe corretamente fechados os ralos do banheiro e da cozinha, assim como as portas e janelas fechadas para não encontrar uma surpresa no seu regresso. Ainda que more em uma cobertura, tenha em conta que as baratas podem subir sem nenhum problema pelas tubulações e aparecer pelo bueiro, assim, sempre que sair, feche tudo; ao regressar para casa pode destampá-lo, mas, de imediato, jogue água para poder eliminar alguma que esteja perto.

Como evitar que as baratas entrem em casa - Passo 4
5

Também pode evitar que as baratas entrem em casa usando inseticidas ou armadilhas que consigam matar qualquer uma que tenha conseguido entrar. Se vive em uma zona onde abunde este tipo de praga, recomendamos que você fumigue de vez em quando e coloque diferentes armadilhas nas zonas mais escuras e úmidas, já que é o lugar preferido por onde entram e se aninham estes insetos.

Pode optar por criar uma armadilha caseira com bicarbonato de sódio e açúcar; pense que o aroma do açúcar atrairá as baratas e o bicarbonato é um produto tóxico que as matará de imediato. Para o fazer, só terá que misturar em partes iguais os dois produtos e colocar nas zonas que antes explicamos, deste modo, conseguirá matar aquelas que tenham conseguido entrar.

Em umComo damos para você outros remédios caseiros para matar baratas que podem ser úteis para você.

Como evitar que as baratas entrem em casa - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que as baratas entrem em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
simone
gostaria de reseitadsefica mais reseitas bem eficaz de veneno para baratas ( francesinhas) grata
1 de 6
Como evitar que as baratas entrem em casa