Partilhar

Vinagre espanta barata?

 
Por Redação umCOMO. 27 agosto 2020
Vinagre espanta barata?

Os insetos são uma grande preocupação em qualquer ambiente caseiro e, muitas vezes, resolver uma infestação não é a coisa mais simples que existe – geralmente ninguém espera por isso dentro de casa, a não ser que já tenha passado por essa experiência anteriormente ou, então, vivido em áreas mais suscetíveis ao aparecimento desses animais, como zonas rurais ou com ausência de higiene adequada. Entre as pragas mais temidas e preocupantes estão as baratas, que além de causarem nojo aparecem como consequência de problemas sanitários e de limpeza em casa.

Saber como eliminá-las, portanto, é fundamental para enfrentar essas pragas da melhor maneira possível, e você já deve ter ouvido falar que o vinagre pode ser um excelente aliado na intenção de eliminar baratas dentro de casa. Mas como usá-lo corretamente? De fato, vinagre espanta barata? Conheça tudo sobre esse ingrediente e outros produtos capazes de eliminar baratas neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como espantar pernilongos com vinagre

Vinagre espanta barata?

Existem alguns produtos que podem ser usados para eliminar baratas dentro de casa, e acredita-se que o vinagre, por exemplo, mata os insetos por asfixia, mesmo quando diluído em água. A realidade é um pouco diferente: o vinagre pode ser, sim, usado contra baratas, mas não para matá-las. O produto é capaz de espantá-las, por conta do cheiro forte.

Para usar o vinagre da maneira correta, você deve ter em mente que as baratas são insetos noturnos e, às vezes, é muito difícil agir contra elas durante o dia porque quase não ficam expostas. Primeiro, crie o ambiente ideal para que elas saiam e você possa detectá-las, observar o comportamento das baratas e, assim, aplicar a solução de vinagre com água. Evite fazer isso na luz do dia, portanto opte por deixar persianas fechadas e procure não acender as luzes, para que elas não se escondam. Procure agir durante a noite ou, então, deixe uma armadilha preparada. A seguir te explicamos mais sobre o uso do vinagre para espantar baratas.

Vinagre espanta barata? - Vinagre espanta barata?

Como espantar baratas com vinagre

Para que o vinagre funcione efetivamente como um produto contra as baratas, ele deve ser usado da seguinte maneira:

  1. Misture vinagre e água e coloque a solução dentro de um recipiente com borrifador.
  2. Aplique a solução nas áreas onde as baratas costumam circular dentro de casa, ou seja, lugares nos quais você tenha visto os insetos com maior frequência, pois é lá que elas costumam estabelecer seus ninhos. Com certeza você verá maior atividade em alguns cantos da cozinha ou da despensa, já que elas geralmente habitam esses locais quando buscam por comida.
  3. Você também precisará aplicar a mistura de vinagre e água em partes da casa por onde elas possam ter passado temporariamente, como o banheiro. É importante eliminar qualquer vestígio desses insetos, para que eles não voltem pelo mesmo caminho. Dessa forma, aquelas que permanecerem vivas ficarão no mesmo local, e será mais fácil localizá-las.

Você também pode borrifar a solução diretamente nas baratas quando se deparar com uma, o que vai espantá-las rapidamente. Depois, limpe a área com cuidado e por completo. Além disso, você pode deixar potes e tigelas com a solução de vinagre e água nos cantos da casa, para que o odor forte nessas áreas fique constante e as baratas não se aproximem mais dali.

Resumindo, o vinagre ajuda a repelir as baratas e, assim, a acabar com as pragas desses insetos dentro de casa, mas isso não faz dele um inseticida caseiro. Especificamente, ele funciona mais como um produto para limpeza de pisos e superfícies, que ajuda a repelir baratas quando misturado com água. Aqui você pode saber mais sobre como limpar com vinagre.

Venenos caseiros para matar barata

Além do vinagre, existem outras soluções para você se livrar de uma infestação de baratas, tanto espantando os insetos de sua casa quanto os matando. Recomendamos, aqui no umCOMO, os seguintes inseticidas e remédios caseiros, junto com outros produtos, para que você possa eliminar as baratas de casa de uma vez por todas.

Armadilhas e repelentes caseiros

Os seguintes repelentes caseiros são eficazes para afastar e matar baratas, criando armadilhas para espantar esses insetos em casa:

  • Aplicar amoníaco contra baratas é bastante útil: limpe o chão da casa e, principalmente, as áreas onde detectou a presença dos insetos com água e um copo de amônia. O cheiro forte da solução vai matá-los.
  • Você também pode aplicar bicarbonato de sódio para afastar baratas: crie esta armadilha contra os insetos misturando bicarbonato de sódio, açúcar e água, tudo em proporções iguais. Coloque a solução nas áreas onde as baratas costumam circular, para que encostem na mistura e até a comam.
  • Ácido bórico e cebola: é uma armadilha com efeito semelhante ao do bicarbonato. Misture bem a cebola, previamente triturada, com o ácido bórico para fazer uma pasta, e coloque a mistura nas áreas da casa nas quais as baratas mais transitam.

Se você quer conhecer outros métodos, aqui você aprende outros remédios caseiros contra baratas.

Vinagre espanta barata? - Venenos caseiros para matar barata

Produtos que agem contra baratas

Assim como o vinagre costuma funcionar para afastar as baratas, outros produtos, como os seguintes, também são úteis e podem eliminar a praga de uma vez por todas:

  • Aerossóis: esse tipo de inseticida não é dos mais eficazes, a menos que eles sejam aplicados diretamente no corpo da barata. Também não é uma alternativa saudável ao organismo por conta dos gases que emitem, e é por isso que você deve tomar cuidado ao utilizá-los caso opte por esta opção.
  • Pós: são inseticidas que devem ser aplicados nas áreas por onde os insetos costumam passar. Quando as baratas encostam nesse pó, ficam contaminadas de maneira que afetam o restante das baratas que formam o ninho do inseto, e elas vão morrendo em pouco tempo. Mesmo assim, no umCOMO não recomendamos que você invista nesses pós caso tenha crianças ou animais de estimação em casa, já que eles podem acabar tocando o ingerindo a substância, altamente prejudicial para a saúde.
  • Pulverizadores (LPU): são inseticidas líquidos e aplicados com latas de spray. Geralmente são usados em fendas e rachaduras onde as baratas comumente são encontradas.

Por fim, a seguir você aprende como evitar que as baratas entrem em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vinagre espanta barata?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Vinagre espanta barata?
1 de 3
Vinagre espanta barata?

Voltar ao topo da página