Livrar-se das moscas da fruta

Como espantar moscas com café

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 27 junho 2023
Como espantar moscas com café

Insetos, apesar de seres pequenos, podem ser inquietantes e até nojentos. Alguns ainda têm o agravante de transmitirem doenças. Suas pequenas patas podem transportar milhares de microrganismos que podem contaminar as superfícies por onde passam.

Um desses insetos que mais aborrecem as pessoas são as moscas que transitam pelos mais diversos e sujos ambientes. Elas são velozes em seus voos e geralmente retornam aos ambientes que têm algum chamariz para elas, mesmo que sejam abanadas e espantadas.

Existem diversas formas para tentar espantar moscas. Além das raquetes, ventiladores e repelentes, a sabedoria popular desenvolveu diversos “remédios” caseiros na tentativa de se livrar definitivamente delas. São vários os ingredientes que podem ser utilizados e neste artigo do umCOMO te mostraremos como espantar moscas com café.

Também lhe pode interessar: Como espantar moscas

Índice

  1. Tipos de moscas
  2. Como acabar com as moscas
  3. Espanta moscas caseiro com pó de café
  4. Por que café queimado espanta mosca?
  5. Queimar pó de café faz mal?
  6. Outros usos para o café queimado
  7. Outros espanta moscas caseiros

Tipos de moscas

Estima-se que existam mais de 12 mil moscas no Brasil. São mais vinte tipos deste inseto que, ao mesmo tempo que são vetores de doenças, pragas e bactérias, trabalham auxiliando na polinização. Dessa forma, assim como as abelhas, as moscas também têm a sua importância para o meio ambiente[1].

Veja abaixo alguns tipos mais comuns de moscas:

  • Mosca doméstica: essa espécie se adaptou à vida urbana e isso a diferenciou das demais moscas. O clima quente é propício para a sua propagação. A mosca doméstica atinge uma velocidade de voo de até 18 km/h e a sua adaptabilidade à vida na cidade a torna mais resistente a inseticidas.
  • Mosca-das-frutas: na realidade, esse tipo engloba cerca de 4 mil espécies de insetos que costumam rondar frutas muito maduras. Elas usam as frutas em seu estágio larval e por isso são consideradas pragas pelos agricultores.
  • Mosca-varejeira: uma das espécies mais antigas, as varejeiras são conhecidas pelo seu corpo em cores metálicas e por, costumeiramente, estarem sempre rondando lixos. No Brasil, uma espécie muito comum é a varejeira-berneira – a popular “berne” – que transmite estoparasitose.
  • Mutuca: essa mosca é uma das poucas que pica as pessoas e se desenvolve mais em locais com muita umidade, vegetação e água. Sua picada pode doer.
  • Mosca de banheiro: essa espécie se assemelha mais aos mosquitos do que às moscas e se adapta bem a ambientes úmidos. Parecidas com pequenas mariposas, as mosquinhas de banheiro medem em média de 2 mm.
  • Mosca branca: essas moscas também são pequenas e se caracterizam por serem hospedeiras de plantas e hortaliças. Assim como as moscas-das-frutas, a mosca branca também é considerada uma praga por jardineiros e agricultores.

Como acabar com as moscas

Como vimos, ambientes úmidos, quentes e com muitos materiais orgânicos em decomposição são chamarizes para a proliferação de moscas. Para evitar atraí-las para o ambiente doméstico, há algumas medidas sanitárias e de limpeza básicas que são fáceis de serem adotadas no dia a dia[2].

  • Recolha sempre o seu lixo. Evite deixar o lixo acumular por muito tempo sem ser retirado. Ainda, é aconselhável separar o lixo reciclável do lixo orgânico e remover este último todos os dias para evitar que os alimentos em decomposição ali presentes sejam atrativos para o aparecimento das moscas;
  • Não deixe a louça suja por muito tempo. Se você lavar quase de imediato a louça suja que fica na pia, você evita que o acúmulo de comida e líquidos, fermentando e se decompondo, chame moscas para fazerem um banquete;
  • Troque frequentemente esponjas e panos de prato. Esses utensílios, quando muito úmidos, tornam-se o ambiente perfeito para proliferação de bactérias e fungos e para que as moscas depositem os seus ovos;
  • Não deixe alimentos expostos. Além de serem atraídas pelo cheiro dos alimentos, as moscas podem pousar neles e contaminá-los;
  • Recolha as fezes de animais domésticos. Assim como os alimentos, as fezes são um grande atrativo para as moscas. Então recomenda-se que você recolha rapidamente os dejetos do seu animalzinho. Dessa forma, você ainda estará mantendo o seu ambiente limpo e livre de mal-cheiro.

Espanta moscas caseiro com pó de café

Dentre as maneiras de espantar insetos, muitas delas são caseiras, baratas e fáceis de fazer com insumos que achamos facilmente em mercados ou que costumamos ter em casa. Veja como fazer esse inseticida natural, um espanta moscas caseiro com pó de café.

As moscas têm grande sensibilidade a odores[3]. Um dos ingredientes que possui cheiro mais forte e marcante é o café, ainda mais se for queimado. Dessa forma, descobriu-se no pó de café um espanta mosca eficaz.

Como fazer repelente de pó de café

Para este incenso natural de café, coloque algumas colheres do pó em uma vasilha e queime-o com o auxílio de um isqueiro ou fósforo. Deixe que a fumaça se espalhe pelo ambiente e você espantará não apenas moscas, mas também pernilongos, pois os insetos costumam associar a fumaça ao perigo.

Por que café queimado espanta mosca?

Quando o café é queimado, ele libera compostos químicos e aromáticos que podem ser desagradáveis para as moscas. Esses compostos incluem substâncias como o ácido clorogênico e o ácido cafeico.

As moscas têm um olfato bastante sensível e são atraídas por odores de alimentos em decomposição ou outros cheiros desagradáveis. O cheiro do café queimado pode ser intenso o suficiente para mascarar esses odores atrativos para as moscas, fazendo com que elas se afastem.

Além disso, o cheiro do café queimado pode ser irritante para as moscas, afetando seu sistema nervoso ou desorientando-as. Isso pode fazer com que elas evitem o ambiente onde o café queimado está presente.

Queimar pó de café faz mal?

Apesar do cheiro bem forte e intenso, a queima do pó do café costuma não fazer mal. Contudo, devido às toxinas do café, “capazes de causar desde reações alérgicas à problemas mais sérios”[4] é aconselhável que o incenso natural de café seja colocado em um local que seja arejado para evitar que você fique sufocado com o excesso de fumaça.

Outros usos para o café queimado

Além de incenso natural e espanta moscas, o pó de café queimado também tem um uso espiritual[5]. Acredita-se que a fumaça remanescente desta queima sirva para livrar o ambiente de energias negativas. Além disso, a defumação ajudaria e beneficiaria a recuperação de doentes.

Outros espanta moscas caseiros

A mistura de água, arruda e álcool pode ser eficaz para afastar moscas. Em um liquidificador, coloque um litro de água, 250 ml de álcool e folhas de arruda, bata bem e coe. Borrife a mistura pela casa.

Além do seu uso para limpeza e para temperar saladas e outros alimentos, o vinagre também pode ser usado para espantar moscas. Dilua meio litro de água com meia garrafa de vinagre branco. Após limpar bem a casa, passe essa mistura com um pano pela superfícies das bancadas da cozinha e do banheiro, bem como no chão destes ambientes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar moscas com café, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. TIPOS DE MOSCAS. ESPÉCIES E CARACTERÍSTICAS. Disponível em: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-moscas-especies-e-caracteristicas-23227.html/>. Acesso em 26/06/2023.
  2. COMO ACABAR COM AS MOSCAS. Disponível em: <https://drlavatudo.com/blog/como-acabar-com-as-moscas/>. Acesso em 26/06/2023.
  3. COMO ESPANTAR MOSCAS. Disponível em: <https://www.tuacasa.com.br/como-espantar-moscas/>. Acesso em 26/06/2023.
  4. INCENSO DE CAFÉ REPELENTE NATURAL CHEIROSO. Disponível em: <https://www.cafeutam.com.br/cafe-alem-da-bebida/incenso-de-cafe-repelente-natural-cheiroso#:~:text=A%20maioria%20dos%20insetos%20tem,encontrarem%20abrigo%20em%20outro%20lugar./>. Acesso em 26/06/2023.
  5. QUEIMAR PÓ DE CAFÉ. PARA QUE SERVE. Disponível em: <https://icafebr.com.br/curiosidades/queimar-po-de-cafe-para-que-serve-faz-mal-como-fazer-a-simpatia-traz-sorte-ou-azar-significado-espiritual/>. Acesso em 26/06/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como espantar moscas com café