Livrar-se de insetos

Como espantar moscas com sal grosso

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 30 junho 2023
Como espantar moscas com sal grosso

Se por um lado as moscas podem parecer inofensivas, pois não picam nem mordem, por outro lado elas passam a imagem de seres nojentos e insalubres por transitarem e pousarem nos mais diversos, sujos e contaminados ambientes.

As moscas são frequentemente ameaçadas por abanadas de mão, raquetes e qualquer utensílio que estiver à mão para afastá-las de perto de comidas, pessoas e demais superfícies. Contudo, o inseto, além de voador veloz, é persistente e sempre retorna ao local onde queria pousar, não se importando, ou não se recordando, do risco de vida sofrido.

Apesar de ser uma tarefa quase que impossível e desafiadora, evitar a proliferação de moscas é possível com o uso de algumas técnicas. Neste artigo do umCOMO te ensinaremos a como espantar moscas com sal grosso.

Também lhe pode interessar: Como acabar com moscas na cozinha

Índice

  1. Moscas e a saúde alimentar
  2. Como espantar moscas da cozinha
  3. Espanta moscas caseiro
  4. Receita para espantar moscas com sal grosso
  5. Outros métodos de espantar moscas
  6. Outros usos para o sal grosso

Moscas e a saúde alimentar

Moscas podem parecer insetos inofensivos perto de outros mais peçonhentos, mas engana-se quem acredita que elas não representam riscos à saúde e à segurança alimentar. Uma única mosca tem potencial de transportar milhares de microrganismos que podem estragar ou contaminar um alimento que está prestes a ser consumido.

Sabe-se que as moscas podem transportar mais de 200 patogênicos, incluindo bactérias que causam doenças por ingesta alimentar, como a Salmonella e a E.Coli[1]. Suas patas e pelos pegajosos são excelentes em coletar essas bactérias dos ambientes por onde a mosca passa e transferi-los para as superfícies limpas onde o inseto pousa, contaminando-os.

Ainda, as moscas geralmente se proliferam em ambientes úmidos e quando o clima está mais quente. Algumas precauções como lavar bem as mãos, evitar deixar alimentos ou o resto destes em cima das superfícies, manter cestos de lixos bem fechados e fazer o correto descarte desses dejetos ajudam a reduzir a quantidade de moscas na sua casa[2].

Como espantar moscas da cozinha

Mas, e quando a pessoa toma todas as providências para manter o ambiente da sua cozinha limpo e com um bom padrão de higiene e, mesmo assim, as moscas aparecem?

Outra situação bem comum de atrair moscas para a sua cozinha é o momento de preparo dos alimentos. Carnes vermelhas, líquidos açucarados e fermentados e frutas costumam ser chamarizes destes indesejáveis insetos.

Quem nunca preparou ou compareceu a um churrasco e teve que, entre uma garfada e outra, espantar uma mosca? Você também já deve ter passado pela situação de ir pegar uma fruta muito madura na fruteira e aparecerem várias mosquinhas voando ao redor.

Neste artigo mostraremos uma das formas mais populares de se espantar moscas da sua cozinha e se livrar de vez desse inconveniente sanitário.

Espanta moscas caseiro

Além dos conhecidos instrumentos de repelir insetos como raquetes, inseticidas e ventiladores, existem alguns métodos caseiros de espantar moscas e mantê-las longe do seu ambiente familiar e evitar que elas tirem o seu sossego em qualquer situação.

Veneno caseiro para mosca

A sabedoria popular nos ensina que limões com cravos, vinagre, folhas de arruda e até uma garrafa PET podem ser úteis na hora de espantar moscas. São diversas as soluções baratas e caseiras que você mesmo pode fazer.

Um desses repelentes caseiros de mosca é feito com sal grosso. Sim, aquele mesmo que você já tem na cozinha para temperar as suas carnes. E mais: com esse ingrediente barato e fácil de encontrar, você vai espantar não apenas as moscas, mas também outros mosquitos, baratas e traças.

Receita para espantar moscas com sal grosso

Receita boa é aquela que é fácil e utiliza apenas ingredientes que nós já temos em casa, não é mesmo? Para este repelente para espantar moscas com sal grosso você vai precisar apenas do sal, cravos da Índia, um pote de vidro e álcool em gel[3].

Pegue uma porção de sal grosso e coloque dentro do pote de vidro, junte os cravos e cubra-os com álcool em gel. Não tampe o recipiente. Coloque-o nos local da casa em que mais aparecem as moscas e demais insetos.

Além de excelente repelente, esta mistura também serve para retirar maus-odores dos ambientes. Por isso, sugerimos que você faça mais de um potinho deste e espalhe pela sua casa para mantê-la livre de moscas e cheiros desagradáveis.

O sal grosso por si só já funciona como espanta moscas. Você também pode usa-lo colocando-o em um pano e vedando as janelas e portas por onde os insetos costumam entrar. “Outra dica é misturar sal grosso com água e pulverizar a mistura na área desejada”[4].

Outros métodos de espantar moscas

Não é apenas combinado com sal grosso que o cravo da Índia age como repelente de insetos. Se você pegar um limão partido ao meio e fincar a sua polpa com alguns grãos de cravo você terá um outro potente espanta insetos.

As moscas têm um sistema olfativo muito sensível e, apesar de circularem por ambientes de muito lixo e sujeira, não suportam cheiros muito fortes. Por essa razão, colocar vasinhos de ervas aromáticas perto de janelas e portas onde as moscas costumam entrar pode ser uma saída para evita-las. As mais utilizadas para este fim são as mudas de manjericão e hortelã, mas também podem ser usados o alecrim, a lavanda e o eucalipto.

Outros usos para o sal grosso

Além de ser muito usado como tempero de diversos alimentos e como repelente de moscas e outros insetos, o sal grosso tem uma outra função para garantir o bem estar de quem opta por utilizá-lo.

No campo místico, desde a antiguidade, o sal grosso vem sendo usado para proteger a pessoa de energias negativas. Nesse sentido, além do uso para proteção dos ambientes domésticos ou de trabalho, o sal grosso pode ser usado em banhos de purificação e energização. Como amuleto, um pingente de sal grosso serve para equilibrar, energizar, limpar e harmonizar o campo energético[5].

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar moscas com sal grosso, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. MOSCAS GRANDES E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS. Disponível em:
  2. <https://pt-br.ecolab.com/pages/large-flies-and-food-safety#:~:text=As%20moscas%20tamb%C3%A9m%20depositam%20mat%C3%A9ria,produto%20aliment%C3%ADcio%20pronto%20para%20comer./>. Acesso em 22/06/2023.
  3. PESQUISADOR DA UFRB ALERTA PARA RISCO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSCAS. Disponível em: <https://ufrb.edu.br/portal/noticias/5108-pesquisador-alerta-para-risco-de-doencas-transmitidas-por-moscas-e-cuidados-com-higiene/>. Acesso em 22/06/2023.
  4. APRENDA A ESPANTAR MOSCAS USANDO SAL GROSSO. Disponível em: <https://www.acontecenors.com.br/noticia/51350/aprenda-a-espantar-moscas-usando-sal-grosso/>. Acesso em 22/06/2023.
  5. ESPANTAR MOSCAS USANDO SAL GROSSO. Disponível em: <https://culinariaoliver.com.br/2022/05/20/espantar-moscas-usando-sal-grosso/>. Acesso em 22/06/2023.
  6. PINGENTE DE SAL GROSSO, VEJA PARA QUE SERVE. Disponível em: <https://f5.folha.uol.com.br/viva-bem/2021/10/pingente-de-sal-grosso-veja-para-que-serve-e-como-usar-esse-assessorio.shtml/>. Acesso em 22/06/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como espantar moscas com sal grosso