Características das flores

Qual é o significado da flor de lótus

Qual é o significado da flor de lótus
Imagem: topwalls.net

A flor de lótus representa desde tempos imemoriais o símbolo de múltiplas civilizações, como a egípcia e a grega. Devido à sua grande beleza e delicado aroma, estes povos relacionavam esta flor aquática com o nascimento divino. É o caso de Nefertum, considerado o deus do perfume pelos egípcios devido ao cheiro atraente que a flor de onde emergiu exalava. Além das civilizações, algumas religiões, como o budismo, também a adotaram como um de seus símbolos mais importantes. Seu significado mais conhecido é o da pureza espiritual, no entanto, em função da cor da flor existe uma representação ou outra. Continue lendo este artigo de umComo e descubra qual é o significado da flor de lótus.

Também lhe pode interessar: Qual é o significado da flor de jasmim
Passos a seguir:
1

Flor de lótus rosa

A variante rosa da flor de lótus é a mais importante de todas. Tanto para o budismo como para o hinduísmo, a lótus rosa está reservada para as grandes divindades. Representa o símbolo de Buda na terra para os budistas, e a base onde a deusa Lakshmi (deusa da riqueza) está sentada para os hindus. Para ambos, a flor de lótus significa a pureza da alma, o caminho para a libertação do materialismo.

Qual é o significado da flor de lótus - Passo 1
Imagem: metafisicanobemestar.com
2

Flor de lótus branca

Às vezes, a lótus branca é confundida com o rosa; apesar de terem significados similares, esta variante da flor representa a pureza mental e perfeição espiritual. A flor de lótus tem a capacidade de crescer nas águas mais turvas, inclusive no lodo, e emergir a cada dia desde as suas profundidades, fechando suas pétalas durante a noite. Este fato outorga à flor branca o significado de natureza imaculada e bênção, sua cor branca destaca-se por cima da escuridão das águas.

Qual é o significado da flor de lótus - Passo 2
Imagem: despertardepoesia.com
3

Flor de lótus azul

Os significados mais conhecidos da flor de lótus azul são a sabedoria e o conhecimento. Esta variante da flor aquática representa o triunfo e a vitória do espírito sobre a tentação dos sentidos. Além disso, suas pétalas encontram-se sempre praticamente fechadas, dificultando visualizar o seu interior.

Qual é o significado da flor de lótus - Passo 3
Imagem: aliimg.com
4

Flor de lótus vermelha

O amor, a paixão, a compaixão e a sedução são os significados mais populares da flor de lótus vermelha. Representa a natureza e inocência do coração, que sempre acaba antepondo os sentimentos à razão. As pessoas que se consideram passionais e são regidas pelas normas do seu coração costumam tatuar esta variante da flor de lótus.

Qual é o significado da flor de lótus - Passo 4
Imagem: mostphotos.com
5

Durante a noite a flor de lótus permanece fechada, esperando paciente a saída do sol. Quando isto acontece, abre suas pétalas, mostra seu interior e desprende o aroma que tanto a caracteriza. Assim, quando se encontra fechada, representa as infinitas possibilidades do ser humano, e quando está aberta significa a criação e grandeza do universo.

6

Se você gosta de conhecer o significado das flores para decorar sua casa com a mais adequada às suas necessidades ou se está pensando em fazer uma tatuagem, não perca estes artigos:

Qual é o significado das orquídeas

Qual é o significado das rosas brancas

Qual é o significado das rosas vermelhas

Qual é o significado das rosas azuis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o significado da flor de lótus, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Adélia Vilão
Qualquer comentário à flor de lótus tem um significado mararavilhoso. A flor é espetacular tanto fechada como aberta. Parece que se ficamos encantados e incapaz de tirar os olhos dela. Uma flor deliciosa!
Diego de Moraes Agra
Olá, as flores ilustradas nesa matérias são flores de ninféia. O lótus não flutua na águam ele tem apenas as raízes na lama. Eu tenho ninfeia no aquário da minha casa. Não existe lótus azul. Mas existe ninfeia azul (a espécie original selvagem, é conhecida como lótus azul do Egito). E as ninféias azuis são tropicais e tem outra anatomia com pétalas pontiagudas, bem diferente dessas ninfeias hardys que ilustram a matéria. O nome científico do lótus é Nelumbo Nucifera. A ninféia é da família Nympheacia da qual faz parte a vitória amazonica (antiga vitpria regia). O significado delas é o mesmo, o que talvez explique a confusão assim como a semelhança na anatomia das pétalas.
Imagem: topwalls.net
Imagem: metafisicanobemestar.com
Imagem: despertardepoesia.com
Imagem: aliimg.com
Imagem: mostphotos.com
1 de 5
Qual é o significado da flor de lótus