Partilhar

Como cultivar rosa do deserto no chão - melhores técnicas

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 9 janeiro 2018
Como cultivar rosa do deserto no chão - melhores técnicas

A rosa do deserto tem esse nome por ser uma planta originária dos desertos africanos e árabes e chega a ser encontrada nesses lugares com até 4 metros de altura. Passou a ser também uma planta doméstica em sua versão reduzida por sua aparência cativante de miniatura que se assemelha a um bonsai florido. Assim como o bonsai, a rosa do deserto é uma planta cujo cultivo leva muito tempo, ainda que seja fácil de cuidar, por isso as plantas já adultas custam preços altíssimos e não são tão facilmente achadas. Nesse artigo do umCOMO você aprenderá como plantar rosa do deserto no chão de sua casa da melhor forma.

Onde plantar sua rosa do deserto

Por ser uma planta de origem desértica, a rosa do deserto se adapta apenas a locais secos, quentes e ensolarados e necessita de ao menos 6 horas de sol por dia para crescer saudável e florescer. Sendo assim, evite plantá-la sob a sombra de outras plantas ou perto de construções altas pois isso prejudicará seu desenvolvimento.

Caso você more em um lugar frio com pouca luz natural, é recomendado que plante sua rosa do deserto em uma estufa de forma artificial com controle de claridade e temperatura, que deve estar sempre acima de 10ºC. Caso contrário ela ficará amarela, fraca e suas flores cairão. Se você mora em um lugar de temperatura amena e sua planta não estiver tão viva e bonita durante o inverno, não se preocupe pois ela é uma planta de verão, ou seja, só chegará no seu ápice de beleza em épocas de alta temperatura.

Como plantar sua rosa do deserto

Assim que for encontrado um ambiente perfeito para sua planta, devemos pensar no terreno. A rosa do deserto é uma planta de ambiente seco e não suporta grandes quantidades de água, então, tome cuidado pois o excesso de umidade é o fator que mais leva a erros no plantio dessa espécie causado pelo afogamento.

Para evitar que sua planta receba mais água do que é necessário, faça o plantio em um terreno bastante arenoso, para isso você precisará de uma mistura com 70% de areia e 30% de terra (medidas aproximadas), essas proporções de areia e terra também são válidas caso você queira plantar sua rosa do deserto em um vaso, entretanto, para plantá-la no vaso é necessário que se coloque pedras em seu fundo e que se misture a porção de terra com húmus de minhoca. Saiba tudo no artigo Como cultivar rosa do deserto em vaso.

Ainda que a rosa do deserto seja uma planta de ambiente seco, isso não significa que ela não precise de água. Para saber se sua planta está desidratada basta olhar seu caudex, se ele estiver seco e enrugado, significa que a planta precisa de água.

Se você vai plantar uma muda e não uma semente, certifique-se de que a raiz da planta esteja completamente coberta pela terra, o caudex da rosa do deserto deve permanecer abaixo da terra até a planta completar seu primeiro ano.

Adubação

O adubo para a rosa do deserto florir deve ser orgânico, rico em cálcio, potássio e fósforo mas com quantidades limitadas de nitrogênio e o processo de adubação deve ser feito após regar, nunca com o terreno seco pois o contato direto com muito adubo pode sufocar a planta.

Como o terreno do plantio deve ser bastante arenoso para evitar retenção de água, os nutrientes dele também vão embora muito facilmente, sendo assim, é necessário que se faça a adubação com bastante frequência. Veja aqui como fazer fertilizante caseiro.

Como cuidar de sua rosa do deserto

Para manter sua planta bonita e saudável, além de irrigação e adubação é necessário que se faça a poda, aprender como podar sua rosa do deserto é simples e além de moldar sua planta também incentiva o crescimento de flores, entretanto, a poda deve ser feita apenas quando necessário, não abuse desse recurso, afinal, para que sua planta se mantenha saudável deve-se, acima de tudo, mantê-la nutrida. Sendo assim, para fazer a poda basta retirar os galhos desalinhados, mas apenas eles, sem exageros e com cuidado por se tratar de uma planta pequena.

Outro recurso muito desejado por quem planta rosas do deserto é o engrossamento do caudex, dando à planta uma aparência de "mini-árvore" assim como a de um bonsai. Mas como engrossar o caudex da rosa do deserto? Esse processo é longo, mas bastante fácil, basta seguir os seguintes passos:

  1. Transplantar rosa do deserto a cada 6 meses em um vaso maior do que o anterior, não faça isso antes da planta atingir 1 ano e coloque um apoio duro abaixo da planta para evitar que ela desça.
  2. A cada mudança de vaso, deixe o caudex de sua planta cada vez mais visível com ajuda do apoio.

Dica: Complete esta informação lendo o artigo Como cuidar de rosas-do-deserto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar rosa do deserto no chão - melhores técnicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar rosa do deserto no chão - melhores técnicas

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Cleides de Oliveira Santos
Como faço para podar minhas rosas do deserto se elas estão plantadas diretamente no chão e no sol direto, não tenho como levá- las pra sombra por alguns dias?
Editor umComo.com.br
Oi Cleides, confira as informações desse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-rosas-do-deserto-18039.html
Ana Marly Marinho
Tenho uma rosa do deserto no chão mais ela Vivi sempre dando pulgão nas folhas as folhas ficão sempre feias o que fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Ana Marly! As orientações desse artigo podem te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-contra-o-pulgao-13475.html
Ieda Maria de
Como plantar rodas do deserto no chão pode pegar Sol
Aldevina Siqueira Moreno
Tenho uma flor do deserto plantada em um vaso posso replantar pois o vaso é pequeno para um vaso maior e mais largo. Posso usar terra estercada com pedaços de xaxim moído?

Como cultivar rosa do deserto no chão - melhores técnicas
Como cultivar rosa do deserto no chão - melhores técnicas

Voltar ao topo da página